Alteração de Contratos de Obras (Supressão, Acréscimo ou Prorrogação)
por Juliana Lopespublicado
10/11/2020 14h51,
última modificação
05/07/2022 14h13
Trata-se de procedimentos relativos à supressão, acréscimo e prorrogação de Contratos de Obras.
• Setor Requisitante;
• Diretoria de Infraestrutura da Reitoria;
• Diretoria/Coordenação de Administração da Unidade onde está sendo executado o serviço.
• Diretoria de Administração da Reitoria
Administração Geral: Alteração de Contratos de Obras (Supressão, Acréscimo ou Prorrogação)
Alteração Contratual (supressão, acréscimo ou prorrogação) no Contrato nº ___/____, que tem por objeto _____________, empresa contratada ____________.
Público
004 - ACORDOS. AJUSTES. CONTRATOS. CONVÊNIOS
Ofício com solicitação e justificativa da alteração contratual;
Ofício informando a empresa o acréscimo, supressão ou prorrogação.
Planilha, Cronograma e Memória de Cálculo assinados pelo Técnico responsável pela obra;
OBSERVAÇÃO: Sugere-se iniciar os trâmites de alteração com antecedência mínima de 20 dias do término do prazo de execução do contrato.
Área responsável pelo processo: Administração
Passo
Setor
Procedimentos
1
Setor de Infraestrutura/ Fiscal Técnico
Providenciar abertura do Processo Eletrônico de “Alteração Contratual (supressão, acréscimo ou prorrogação) do contrato nº _____, empresa _____”;
Emitir ofício de justificativa da solicitação, assinado pelo requisitante e Diretor do Setor/Campus;
Anexar relatório do fiscal;
Encaminhar Processo ao Gestor financeiro solicitando autorização, no caso de acréscimo; OU
Encaminhar Processo ao setor de Administração/Contratos, nos demais casos.
2
Gestor financeiro
Analisar solicitação;
Emitir despacho (modelo disponível no SUAP) de autorização financeira;
Encaminhar processo ao setor de Administração/Contratos.
3
Administração/Contratos
Conferir processo;
Relacionar ao Processo de Formalização de Contratos;
Verificar viabilidade para o aditivo dentro do percentual estipulado na Lei 8.666/93;
Solicitar autorização da empresa caso o percentual ultrapasse o limite de 25%.
Emitir ofício de solicitação de análise e autorização para alteração do contrato (modelo disponível no SUAP);
Encaminhar processo a autoridade competente para autorização.
4
Gabinete
Analisar solicitação;
Emitir documento Despacho - Autorização de aditivo de contrato (modelo disponível no SUAP);
Encaminhar Processo para o setor de Administração/Contratos.
5
Administração/Contratos
Se não autorizado:
Devolver processo ao setor requisitante informando o indeferimento OU solicitar as alterações devidas para continuidade dos trâmites.
Se autorizado:
Consultar e anexar comprovante “SICAF” no processo;
Emitir Termo de Aditamento e ofício de encaminhamento do Termo à empresa, (modelo disponível no SUAP), e anexar ambos os documentos no Processo;
Encaminhar Processo para setor requisitante e solicitar o envio do Termo para o fornecedor, para assinatura em 02 (duas) vias.
6
Setor de Infraestrutura/ Fiscal Técnico
Encaminhar Termo de Aditamento e ofício para a empresa e anexar comprovante de envio do Termo no processo;
Encaminhar Processo para o setor de Administração/Contratos.
7
Administração/Contratos
Aguardar devolução do termo assinado pelo fornecedor;
Após recebimento, conferir e encaminhar Termo de Aditamento para Assinatura do Reitor / Diretor Geral.
8
Gabinete
Reitor/Diretor Geral assinar termo de aditamento em 02 (duas) vias;
Devolver termo de aditamento assinado para Administração/Contratos.
9
Administração/Contratos
Arquivar 01 (uma) via original;
Preencher Ofício de “Devolução de Termo de Aditamento”, modelo disponível no SUAP, e anexar ao Processo;
Devolver 01 (uma) via para fornecedor, via AR-Correios;
Cadastrar Termo Aditivo no módulo “Contratos” do SUAP;
Encaminhar Processo para ciência da Contabilidade.
OBSERVAÇÃO: quando se tratar somente de prorrogação do prazo da obra, seguir para PASSO 11.
10
Contabilidade
Receber Processo;
Empenhar novo valor ou cancelar saldo do empenho;
Anexar novo empenho;
Devolver Processo para o setor de Administração/Contratos.
11
Administração/Contratos
Verificar empenho;
Divulgar Termo de Aditamento no SIASG;
Encaminhar e-mail ao setor requisitante para ciência da finalização do processo;
Conferir entrega de garantia contratual, quando houver, e anexar ao processo e no módulo “Contratos” do SUAP.
Preencher check list do processo de alteração do contrato e anexar no processo;
Finalizar processo com despacho “Etapas concluídas conforme check list anexado no processo”.