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Alteração de Contratos de Obras (Supressão, Acréscimo ou Prorrogação)

por Juliana Lopes publicado 10/11/2020 14h51, última modificação 05/07/2022 14h13
Trata-se de procedimentos relativos à supressão, acréscimo e prorrogação de Contratos de Obras.
• Setor Requisitante; • Diretoria de Infraestrutura da Reitoria; • Diretoria/Coordenação de Administração da Unidade onde está sendo executado o serviço. • Diretoria de Administração da Reitoria
Administração Geral: Alteração de Contratos de Obras (Supressão, Acréscimo ou Prorrogação)
Alteração Contratual (supressão, acréscimo ou prorrogação) no Contrato nº ___/____, que tem por objeto _____________, empresa contratada ____________.
Público
004 - ACORDOS. AJUSTES. CONTRATOS. CONVÊNIOS
  • Ofício com solicitação e justificativa da alteração contratual;
  • Ofício informando a empresa o acréscimo, supressão ou prorrogação.
  • Planilha, Cronograma e Memória de Cálculo assinados pelo Técnico responsável pela obra;

 

OBSERVAÇÃO: Sugere-se iniciar os trâmites de alteração com antecedência mínima de 20 dias do término do prazo de execução do contrato.

Área responsável pelo processo: Administração

Passo

Setor

Procedimentos

1

Setor de Infraestrutura/ Fiscal Técnico

  • Providenciar abertura do Processo Eletrônico de “Alteração Contratual (supressão, acréscimo ou prorrogação) do contrato nº _____, empresa _____”;
  • Emitir ofício de justificativa da solicitação, assinado pelo requisitante e Diretor do Setor/Campus;
  • Anexar relatório do fiscal;
  • Encaminhar Processo ao Gestor financeiro solicitando autorização, no caso de acréscimo; OU
  • Encaminhar Processo ao setor de Administração/Contratos, nos demais casos.

2

Gestor financeiro

  • Analisar solicitação;
  • Emitir despacho (modelo disponível no SUAP) de autorização financeira;
  • Encaminhar processo ao setor de Administração/Contratos.

3

 

Administração/Contratos

  • Conferir processo;
  • Relacionar ao Processo de Formalização de Contratos;
  • Verificar viabilidade para o aditivo dentro do percentual estipulado na Lei 8.666/93;
  • Solicitar autorização da empresa caso o percentual ultrapasse o limite de 25%.
  • Emitir ofício de solicitação de análise e autorização para alteração do contrato (modelo disponível no SUAP);
  • Encaminhar processo a autoridade competente para autorização.

4

Gabinete

  • Analisar solicitação;
  • Emitir documento Despacho - Autorização de aditivo de contrato (modelo disponível no SUAP);
  • Encaminhar Processo para o setor de Administração/Contratos.

5

Administração/Contratos

Se não autorizado:

  • Devolver processo ao setor requisitante informando o indeferimento OU solicitar as alterações devidas para continuidade dos trâmites.

 

Se autorizado:

  • Consultar e anexar comprovante “SICAF” no processo;
  • Emitir Termo de Aditamento e ofício de encaminhamento do Termo à empresa, (modelo disponível no SUAP), e anexar ambos os documentos no Processo;
  • Encaminhar Processo para setor requisitante e solicitar o envio do Termo para o fornecedor, para assinatura em 02 (duas) vias.

 

6

Setor de Infraestrutura/ Fiscal Técnico

  • Encaminhar Termo de Aditamento e ofício para a empresa e anexar comprovante de envio do Termo no processo;
  • Encaminhar Processo para o setor de Administração/Contratos.

7

Administração/Contratos

  • Aguardar devolução do termo assinado pelo fornecedor;
  • Após recebimento, conferir e encaminhar Termo de Aditamento para Assinatura do Reitor / Diretor Geral.

 

8

Gabinete

  • Reitor/Diretor Geral assinar termo de aditamento em 02 (duas) vias;
  • Devolver termo de aditamento assinado para Administração/Contratos.

9

Administração/Contratos

  • Arquivar 01 (uma) via original;
  • Preencher Ofício de “Devolução de Termo de Aditamento”, modelo disponível no SUAP, e anexar ao Processo;
  • Devolver 01 (uma) via para fornecedor, via AR-Correios;
  • Cadastrar Termo Aditivo no módulo “Contratos” do SUAP;
  • Encaminhar Processo para ciência da Contabilidade.

OBSERVAÇÃO: quando se tratar somente de prorrogação do prazo da obra, seguir para PASSO 11.

10

Contabilidade

  • Receber Processo;
  • Empenhar novo valor ou cancelar saldo do empenho;
  • Anexar novo empenho;
  • Devolver Processo para o setor de Administração/Contratos.

11

Administração/Contratos

  • Verificar empenho;
  • Divulgar Termo de Aditamento no SIASG;
  • Encaminhar e-mail ao setor requisitante para ciência da finalização do processo;
  • Conferir entrega de garantia contratual, quando houver, e anexar ao processo e no módulo “Contratos” do SUAP.
  • Preencher check list do processo de alteração do contrato e anexar no processo;
  • Finalizar processo com despacho “Etapas concluídas conforme check list anexado no processo”.
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