por Juliana Lopespublicado
17/06/2020 14h17,
última modificação
28/04/2023 17h34
Trata-se de procedimentos relativos à elaboração e formalização (emissão) de Contratos Continuados.
• Requisitante do Processo;
• Diretoria/Coordenação de Administração da Unidade onde será executado o serviço.
Administração Geral: Formalização (emissão) de Contratos Continuados
Formalização (emissão) do Contrato n° ______, firmado com a empresa _________________, objetivando a contratação _______________________.
Público
004 - ACORDOS. AJUSTES. CONTRATOS. CONVÊNIOS
Edital;
Proposta e Planilha de Preços;
Termo de Homologação;
Resultado do fornecedor;
Ata;
Relatório de consulta Devedor – CADIN;
E-mail de solicitação de Declaração de Vedação de Nepotismo;
Convenção Coletiva para os contratos com mão de obra, quando for o caso;
Comprovante de designação de gestor/fiscal do contrato (Documento de Formalização da Demanda).
Área responsável pelo processo: Administração
Passo
Setor
Procedimento
1
Administração/Contratos
Recebimento do Processo Licitatório referente à nova contratação, encaminhado pelo Setor responsável pela licitação;
OBSERVAÇÃO: SETOR DE LICITAÇÕES DEVERÁ INFORMAR NO DESPACHO DE ENCAMINHAMENTO O INÍCIO DA VIGÊNCIA DO CONTRATO, NOS CASOS EM QUE NÃO HOUVER EMISSÃO DE ORDEM DE SERVIÇO.
Extração dos documentos necessários para abertura do processo;
Devolver Processo Licitatório para Setor responsável pela licitação com o despacho: “Ciente do processo, contrato em elaboração”;
Providenciar abertura do Processo Eletrônico de Formalização (emissão) do Contrato e relacionar ao Processo Licitatório;
Anexar os documentos necessários para a abertura do processo de Formalização (emissão) de Contratos Continuados;
Encaminhar processo para o setor da Contabilidade solicitando informações orçamentárias para emissão do Contrato.
2
Contabilidade
Receber processo e devolver ao setor da Administração/Contratos com as informações orçamentárias.
3
Administração/Contratos
Receber processo;
Consultar SICAF e anexar no processo;
Emitir Termo de Contrato;
Emitir Ofício de encaminhamento do Termo à empresa, modelo disponível no SUAP, e anexar comprovante de envio ao Processo;
Encaminhar Processo para setor requisitante informando envio do contrato à empresa, solicitar agendamento de reunião e providências para emissão da ordem de serviço, quando houver.
4
Setor Requisitante
Dar ciência;
Agendar reunião com a empresa contratada;
Emitir ordem de serviço, quando houver.
Devolver Processo para o setor de Administração/Contratos.
5
Administração/Contratos
Abrir Processo Eletrônico de “Designação de Fiscal/Gestor” e relacionar ao processo de “Formalização (emissão) de Contratos Continuados” (Seguir o fluxo do processo eletrônico de “Designação de Fiscal/Gestor”).
Após recebimento do Termo de Contrato assinado, conferir a devolução das 02 (duas) vias assinadas pela empresa;
Encaminhar Termo de Contrato para assinatura do Reitor / Diretor Geral.
OBSERVAÇÃO:nos casos de Termo de Contrato com assinatura digital, realizar a verificação da autenticidade da assinatura da empresa antes de encaminhar para assinatura do Reitor/Diretor Geral, e anexar comprovante no processo.
6
Gabinete
Reitor/Diretor Geral assinar Termo de Contrato em 02 (duas) vias;
Devolver processo para o setor de Administração/Contratos.
7
Administração/Contratos
Anexar Termo de Contrato assinado ao processo;
Arquivar 01 (uma) via original;
Preencher Ofício de “Devolução de Termo de Contrato”, modelo disponível no SUAP, e anexar ao processo;
Devolver 01 (uma) via assinada para a empresa via AR-Correios, ou por e-mail quando se tratar de Contrato com assinatura digital;
Cadastrar Contrato no módulo “Contratos” do SUAP e anexar os seguintes documentos:
1 – Edital;
2 – Proposta da empresa;
3 – Convenção Coletiva, quando houver;
4 – Ordem de Serviço, quando houve;
5 – Portaria de Designação de Fiscais;
6 – Declaração de Vedação de Nepotismo, emitida pela empresa.
Cadastrar Termo de Contrato no sistema “Comprasnet Contratos” e enviar a publicação para o DOU;
Anexar a publicação no módulo “Contratos” do SUAP – aba “Publicações” e no processo;
Aguardar e conferir a entrega de garantia contratual, quando houver, e anexar ao processo (Vide observação para conferência de garantia);
Encaminhar processo para o Setor de Contabilidade com o despacho: “Encaminhamos processo para registro contábil do Contrato e da Garantia Contratual”.
OBSERVAÇÕES:
Se for contrato com mão de obra exclusiva: Abrir Processo Eletrônico de “Abertura e Gestão de Conta vinculada” (Seguir o fluxo do processo eletrônico de “Abertura e Gestão de Conta Vinculada”).
Se for contrato de Concessão Administrativa Onerosa: Emitir Ofício para o setor da Contabilidade de solicitação de emissão de GRU’s, disponível no SUAP.
8
Contabilidade
Realizar registro contábil;
Se for contrato de concessão Administrativa Onerosa, emitir GRU’s e anexar ao processo;
Devolver processo para o setor de Administração/Contratos.
9
Administração/Contratos
Encaminhar e-mail para o setor requisitante informando que o Termo de Contrato encontra-se cadastrado no SUAP e publicado no DOU e anexar comprovante de envio no processo;
Se for contrato de concessão Administrativa Onerosa, encaminhar GRU’s a empresa e anexar comprovante de envio ao processo;
Preencher check list e anexar no processo;
Finalizar processo com despacho “Etapas concluídas conforme check list anexado no processo”.
OBSERVAÇÃO 1: Declaração de Vedação de Nepotismo
A entrega da Declaração emitida pela empresa sobre nepotismo não será impedimento para finalização do processo, devendo a mesma ser acompanhada pelo setor de Contratos e posteriormente anexada no módulo “Contratos” do SUAP.
OBSERVAÇÃO 2: Recebimento da garantia
(Conferir se os dados estão de acordo com o solicitado)
Quando a empresa optar por apólice de seguro-garantia, a apólice deve conter cláusula especial para contratos com a Administração Pública, que cubra a aplicação de multas e obrigações trabalhistas de acordo com a Lei n°8666/93.
Na Apresentação das Garantias pela contratada - CONFERIR: