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Alteração de Contratos – Trâmites para Reajuste/Realinhamento de contratos continuados

por Juliana Lopes publicado 31/05/2021 17h49, última modificação 11/08/2022 10h15
Trata-se de procedimentos relativos aos trâmites para reajuste/realinhamento de contratos. Observação: O realinhamento será utilizado exclusivamente para obras e serviços de engenharia.
• Diretoria/Coordenação de Administração da Unidade onde é executado o serviço; • Diretoria de Administração da Reitoria, no caso de contratos sistêmicos.
Administração Geral: Alteração de Contratos – Trâmites para Reajuste/Realinhamento de Contratos
• Reajuste do Contrato nº ___/_____, firmado com a empresa ____________, que tem por objeto a ____________. ou • Realinhamento do Contrato nº ___/_____, firmado com a empresa ____________, que tem por objeto a ____________.
Público
004 - ACORDOS. AJUSTES. CONTRATOS. CONVÊNIOS
  • Comprovante do protocolo da solicitação de reajuste ou realinhamento;
  • Ofício da empresa de solicitação de Reajuste ou Realinhamento;
  • Proposta Atualizada;
  • Comprovante de índice de correção (Reajuste ou Realinhamento);
  • Planilha de Custos e Cronograma Físico-financeiro (Realinhamento de obras e serviço de engenharia).

Área responsável pelo processo: Administração

Passo

Setor

Procedimento

1

Administração/Contratos

  • Providenciar a abertura do processo de reajuste ou realhinhamento;
  • Relacionar ao Processo Licitatório que deu origem ao Contrato que está sendo objeto de análise da repactuação;
  • Relacionar ao Processo de Formalização do Contrato que está sendo objeto de análise de reajuste ou realinhamento;
  • Anexar protocolo com data da solicitação de reajuste ou realinhamento;
  • Anexar ofício de solicitação de reajuste ou realinhamento e documentação apresentada pela empresa ao processo em formato PDF/A;
  • Analisar documentação apresentada pela empresa e efetuar diligências, quando necessário, para inclusão de documentações complementares e prosseguimento da análise;
  • Anexar ao processo em formado PDF/A o edital e o termo de referência da licitação/projeto básico, relativos ao contrato que está sendo objeto de análise de reajuste ou realinhamento;
  • Anexar o contrato e a publicação no diário oficial da união ao processo em formado PDF/A;
  • Anexar ao processo em formado PDF/A, quando houver, os termos de aditamento de prazos e a publicação destes no diário oficial da união, relativos ao contrato que está sendo objeto de análise de reajuste;
  • Anexar ao processo em formado PDF/A, quando houver, o último termo relativo ao contrato que está sendo objeto de análise de reajuste ou realinhamento;
  • Para os casos de indeferimento em virtude da preclusão ou pela não observância do interregno mínimo de um ano das datas dos orçamentos aos quais a proposta se referir, emitir, assinar e anexar Parecer de Análise de Reajuste ou Realinhamento (documento deverá ser emitido no SUAP);

Observação: Para os casos de indeferimento seguir para o passo 7.

Para serviços comuns - Reajuste

  • Elaborar e encaminhar planilha com memória de cálculo para novo valor reajustado e a Minuta do Termo de Apostilamento, para ciência e concordância do fornecedor;
  • Anexar ao processo comprovação de ciência e de acordo do Fornecedor ao processo em formato PDF/A;
  • Anexar ao processo em formato PDF/A planilha com memória de cálculo referente aos valores reajustados;
  • Anexar Minuta do Termo de Apostilamento em formato PDF/A ao processo;
  • Anexar ao processo consulta situação fornecedor do SICAF em formato PDF/A;
  • Anexar ao processo consulta CADIN da empresa em formato PDF/A;
  • Anexar quadro societário da empresa ao processo em formato PDF/A;
  • Consultar e anexar certidões abaixo em formato PDF/A:

-  Cadastro Nacional de Empresas Inidôneas e Suspensas - CEIS, mantido pela Controladoria-Geral da União (www.portaldatransparencia.gov.br/ceis);

-  Cadastro Nacional de Condenações Cíveis por Atos de Improbidade Administrativa, mantido pelo Conselho Nacional de Justiça (www.cnj.jus.br/improbidade_adm/consultar_requerido.php);

-  Lista de Inidôneos, mantida pelo Tribunal de Contas da União – TCU (https://contas.tcu.gov.br/ords/f?p=INABILITADO:CERTIDAO:0:).

Observação: Para as 03 (três) certidões listadas acima poderá haver a substituição pela Consulta Consolidada de Pessoa Jurídica do TCU (https://certidoesapf.apps.tcu.gov.br/).

 

  • Emitir, assinar e anexar Parecer de Análise de Reajuste;

Observação: O documento deverá ser emitido no SUAP.

  • Encaminhar o processo para Chefia Imediata para aprovação da Planilha de Reajuste – Passo 4.

Para Obras e Serviços de Engenharia - Realinhamento

  • Encaminhar o processo para o Setor de Engenharia para análise técnica da solicitação de realinhamento – Passo 2.

 

2

Engenharia

  • Emitir, assinar e anexar Parecer Técnico (documento deverá ser emitido no SUAP), referente análise da solicitação de realinhamento, relatando o histórico da execução contratual, indicando o índice utilizado para o reajuste, saldo remanescente contratual no momento da solicitação, saldo contratual reajustado, valor do reajuste e recomendação final.
  • Anexar ao processo em formato PDF/A Planilha de Custos, indicando minimamente as seguintes informações: descrição dos itens da planilha de custo inicial, quantidades remanescentes existentes na data de protocolização da solicitação de realinhamento, valor unitário atual, subtotais e valor total atual, índice de realinhamento, valores unitários realinhados e subtotais e valor total realinhado;
  • Anexar ao processo em formato PDF/A Novo Cronograma Físico-financeiro;
  • Anexar ao processo em formato PDF/A o Relatório de Execução da Obra ou serviço de engenharia;
  • Anexar ao processo em formato PDF/A o Relatório Fotográfico da Obra ou serviço de engenharia;
  • Encaminhar o processo para o Setor de Licitação/Contratos para análise – Passo 3

3

Administração/Contratos

  • Analisar parecer técnico e documentação apresentada pelo Setor de Engenharia e efetuar diligências, quando necessário, para inclusão de informações complementares e documentações necessárias para o prosseguimento da análise;
  • Encaminhar Planilha de Custos e Cronograma Físico-financeiro com os novos valores realinhados e a Minuta do Termo de Apostilamento, para ciência e concordância do fornecedor;
  • Anexar comprovação de ciência e de acordo do Fornecedor ao processo em formato PDF/A;
  • Anexar Minuta do Termo de Apostilamento em formato PDF/A ao processo;
  • Anexar ao processo consulta situação fornecedor do SICAF em formato PDF/A;
  • Anexar ao processo consulta CADIN da empresa em formato PDF/A;
  • Anexar quadro societário da empresa ao processo em formato PDF/A;
  • Consultar e anexar certidões abaixo em formato PDF/A:

-  Cadastro Nacional de Empresas Inidôneas e Suspensas - CEIS, mantido pela Controladoria-Geral da União (www.portaldatransparencia.gov.br/ceis);

-  Cadastro Nacional de Condenações Cíveis por Atos de Improbidade Administrativa, mantido pelo Conselho Nacional de Justiça (www.cnj.jus.br/improbidade_adm/consultar_requerido.php);

-  Lista de Inidôneos, mantida pelo Tribunal de Contas da União – TCU (https://contas.tcu.gov.br/ords/f?p=INABILITADO:CERTIDAO:0:).

Observação: Para as 03 (três) certidões listadas acima poderá haver a substituição pela Consulta Consolidada de Pessoa Jurídica do TCU (https://certidoesapf.apps.tcu.gov.br/).

 

  • Emitir, assinar e anexar Parecer de Análise de Realinhamento;

Observação: O documento deverá ser emitido no SUAP.

  • Encaminhar o processo para Chefia Imediata para aprovação da Planilha de Realinhamento – Passo 4.

4

Chefia Imediata

  • Analisar as planilhas (Repactuação/Reajuste/Realinhamento/Reequilíbrio) e, quando necessário, efetuar diligências com a Administração/Contratos para aprovação;
  • Preencher, anexar e assinar “Despacho - Aprovação de Planilha (Repactuação/Reajuste/Realinhamento/Reequilíbrio de Contratos)”;
  • Encaminhar o processo para a Autoridade Competente/Ordenador de Despesas para análise orçamentária e para autorização do reajuste ou realinhamento contratual.

5

Autoridade Competente/Ordenador de Despesas

  • Analisar o processo (Repactuação/Reajuste/Realinhamento/Reequilíbrio) e, quando necessário, efetuar diligências com a Administração/Contratos para autorização;
  • Preencher, assinar e anexar “Declaração - Adequação Orçamentária (Repactuação/Reajuste/Realinhamento/Reequilíbrio de contratos)” ao processo;
  • Preencher, assinar e anexar “Despacho - Autorização (Repactuação/Reajuste/Realinhamento/Reequilíbrio de contratos)” ao processo;
  • Preencher, assinar e anexar “Despacho - Aprovação de minuta de Termo de Aditamento/Apostilamento”
  • Encaminhar o processo para o Setor Financeiro para indicação da dotação orçamentária.

6

Financeiro

  • Preencher, assinar e anexar “Despacho - Dotação Orçamentária” ao processo;
  • Encaminhar o processo para a Administração/Contratos.

 

7

Administração/Contratos

Para os casos de indeferimento da solicitação de reajuste/realinhamento:

  • Preencher, assinar e anexar “ofício - Indeferimento de Solicitação (Repactuação/Reajuste/Realinhamento/Reequilíbrio de contratos)” e encaminhar para empresa informando o indeferimento. Para contratos que envolvam mais de uma Unidade/Campus, dar ciência a Administração de cada Unidade/Campus envolvida. Anexar ao processo os comprovantes de envio em formato PDF/A.
  • Preencher e anexar Check-list de “Aditamento Contratuais incluindo Engenharia” disponível no link https://www.gov.br/agu/pt-br/composicao/cgu/cgu/modelos/licitacoesecontratos/listas-de-verificacao;
  • Finalizar o processo.

 

Para os casos de deferimento da solicitação de reajuste/realinhamento:

  • Receber e analisar processo;
  • Emitir Termo de Apostilamento e anexar ao processo em formato PDF/A;
  • Preencher, assinar e anexar “Ofício - Encaminhamento do termo de aditamento/apostilamento” para assinatura do fornecedor;

Observação: Anexar ao processo em formato PDF/A comprovante de envio do ofício e do termo de apostilamento para o fornecedor.

  • Dar ciência aos fiscais e gestores de contratos, informando o deferimento do reajuste e os novos valores pactuados, enviando a Planilha de Custos e Cronograma Físico Financeiro, quando utilizados, e o Termo de Apostilamento. Para contratos que envolvam mais de uma Unidade/Campus, dar ciência a Administração de cada Unidade/Campus envolvidos para controle, registro contábil e reforço de empenho, conforme indicado no Passo 8. Anexar ao processo os comprovantes de envio em formato PDF/A.
  • Encaminhar processo para o setor Financeiro/Contábil para procedimentos de registros contábeis.

8

Financeiro/Contábil

  • Realizar registro contábil;
  • Relacionar ao processo de empenho de contrato para emissão de reforço de empenho;
  • Devolver o processo para Administração/Contratos.

9

Administração/Contratos

  • Aguardar devolução do termo de apostilamento assinado pela empresa;
  • Após recebimento, conferir e encaminhar Termo de Apostilamento para assinatura da Autoridade Competente.

Observação: nos casos de termo de apostilamento com assinatura digital, realizar a verificação da autenticidade da assinatura antes de encaminhar para assinatura da Autoridade Competente, e anexar comprovante no processo.

  • Após assinatura da Autoridade Competente, arquivar 01 (uma) via original do termo de Apostilamento;
  • Preencher, assinar e anexar  “Ofício - Devolução de Termo de Aditamento/Apostilamento” ao Processo;

Observação: Devolver 01 (uma) via para fornecedor via AR-Correios ou por e-mail quando se tratar de termo de apostilamento com assinatura digital. Anexar ao processo em formato PDF/A o comprovante de envio para o fornecedor.

  • Cadastrar Termo de Apostilamento no módulo “Contratos” do SUAP;
  • Atualizar cronograma no módulo “Contratos” do SUAP com os novos valores;
  • Conferir entrega de garantia contratual e anexar ao processo em formato PDF/A e no módulo “Contratos” do SUAP;
  •  Preencher e anexar Check-list de “Aditamento Contratuais incluindo Engenharia” disponível no link https://www.gov.br/agu/pt-br/composicao/cgu/cgu/modelos/licitacoesecontratos/listas-de-verificacao;
    • Finalizar processo com despacho “Etapas concluídas conforme check list anexado no processo”.
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