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Inventário Anual de Materiais de Consumo

por Denise Xavier publicado 19/06/2020 19h46, última modificação 05/07/2022 14h35
Trata-se de procedimento relativo à realização de inventário anual de materiais de consumo, comum a todas as suas unidades administrativas. O processo ocorre a partir do interesse da Administração e tem origem na Reitoria e nos campi.
Responsável pelo Almoxarifado da unidade administrativa.
Material: Inventário de Material de Consumo
Inventário Anual de Material de Consumo – campus “nome do campus” – Exercício “ano”
Público
037.2 - MATERIAL DE CONSUMO
  • Portaria de nomeação da Comissão de Inventário de Materiais de Consumo;

  • Relatório de Estoque do SUAP;

  • Relatório detalhada da conta de estoque do SIAFI

Área responsável pelo processo: Administração

INVENTÁRIO ANUAL DE MATERIAIS DE CONSUMO

Passo

Setor

Procedimento

Almoxarifado

  • Realizar a abertura do processo anualmente;

  • Preencher “Ofício de Solicitação de Emissão de Portaria da Comissão de Inventário de Materiais de Consumo” disponível no SUAP e anexar ao processo;

  • Encaminhar o processo à Reitoria/Direção Geral do campus.

Reitoria/Direção Geral Do Campus

  • Constituir através de portaria/ordem de serviço Comissão de Inventário de Materiais de Consumo composta por, no mínimo, 03 servidores;

  • Anexar portaria da Comissão de Inventário de Materiais de Consumo ao processo;

  • Encaminhar o processo ao Setor de Almoxarifado.

Almoxarifado

  • Suspender as atividades de entrada e saída de material;

  • Emitir o Relatório de Material de Consumo, o Relatório de Elemento de Despesa no SUAP e anexá-los ao processo;

  • Encaminhar o processo ao Setor de Contabilidade.

Contabilidade

  • Emitir relatório detalhado da conta de estoque do SIAFI e anexar ao processo;

  • Encaminhar o processo à Comissão de Inventário de Materiais de Consumo.

Comissão De Inventário

 

  • Realizar a contagem do material constante no estoque físico da unidade.

  • Realizar conferência do estoque físico com o relatório emitido pelo SUAP e com o relatório detalhado da conta de estoque do SIAFI;

  • Preencher a Tabela para inventário anual de material de consumo disponível na portaria de procedimentos para gestão de material de consumo do IFFluminense e anexar ao processo;

  • Preencher o “Relatório de Inventário Anual de Material de Consumo” disponível no SUAP e anexar ao processo;

  • Encaminhar o processo à Reitoria/Direção Geral do campus.

Reitoria/Direção Geral Do Campus

  • Apreciar o relatório emitido pela Comissão de Inventário;

  • Preencher o “Despacho de Aprovação do Relatório de Inventário Anual de Material de Consumo” disponível no SUAP e anexar ao processo;

  • Caso necessário, encaminhar aos setores interessados (Almoxarifado/Contabilidade) para regularização de inconsistências;

  • Caso não haja inconsistência, encaminhar ao Setor de Patrimônio para o passo 9.

Setores Interessados (Almoxarifado/ Contabilidade)

  • Regularizar as inconsistências apontadas pela Comissão;

  • Encaminhar o processo à Reitoria/Direção Geral do campus.

Reitoria/Direção Geral Do Campus

  • Não havendo inconsistências ou após a regularização das mesmas, preencher o “Despacho de Aprovação Final do Inventário Anual de Material de Consumo” disponível no SUAP e anexar ao processo;

  • Encaminhar o processo ao Setor de Almoxarifado.

Almoxarifado

  • Finalizar o processo após a finalização dos trâmites de regularização de inconsistências ou caso não haja nenhuma inconsistência.

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