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Conciliação Contábil de Almoxarifado (RMA)

por Denise Xavier publicado 19/06/2020 19h26, última modificação 05/07/2022 14h33
Trata-se de procedimentos relativo à conciliação contábil de almoxarifado, comum a todas as unidades administrativas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense. Os processos ocorrem a partir do interesse da Administração e podem ter origem na Reitoria ou nos campi.
Responsável pelo Almoxarifado do campus
Material: Controle de Estoque (Inclusive Requisição, Distribuição e RMA)
Relatório de Movimentação de Almoxarifado - Exercício “ano”
Público
034.1 - CONTROLE DE ESTOQUE (INCLUSIVE REQUISIÇÃO, DISTRIBUIÇÃO E RMA)
  • Balancete Elemento de Despesa de Material de Consumo;

  • Requisição de Transferência entre Unidades, quando houver;

Área responsável pelo processo: Administração

CONCILIAÇÃO CONTÁBIL DE ALMOXARIFADO

Passo

Setor

Procedimento

COORDENAÇÃO DE ALMOXARIFADO

  • Abrir processo anual;

  • Na última semana de cada mês, verificar o Balancete Elemento de Despesa de Material de Consumo e Balancete Elemento de Despesa Detalhado;

  • Analisar e criticar os balancetes, comparando entradas e saídas de material de consumo;

  • Se forem verificadas inconsistências, realizar correções no SUAP;

  • Emitir o Balancete Elemento de Despesa de Material de Consumo;

  • Emitir as Requisições de Transferência entre Unidades e Requisições de Saída de Material para Consumo alteradas por devolução, quando houver;

  • Se necessário, emitir ofício com esclarecimentos sobre o relatório em questão;

  • Anexar o Balancete Elemento de Despesa de Material de Consumo ao processo, com nível de acesso público;

  • Anexar Requisições de Transferência entre Unidades, Requisições de Saída de Material para Consumo alteradas por devolução e ofício, ao processo, com nível de acesso público, quando houver;

  • Encaminhar o processo ao Setor de Contabilidade.

SETOR DE CONTABILIDADE

  • Realizar a conciliação contábil dos valores de entradas registrados na contabilidade e o registrado no balancete anexado ao processo;

  • Emitir lançamento patrimonial (PA) referente aos lançamentos de saídas, transferências e devoluções registrados no Balancete Elemento de Despesa anexado ao processo;

  • Anexar os lançamentos realizados (PA) ao processo, com nível de acesso restrito e Tipo de Conferência: Documento original;

  • Anexar os saldos contábeis da conta de estoque após os lançamentos realizados (SIAFI);

  • Encaminhar a Coordenação de Almoxarifado.

COORDENAÇÃO DE ALMOXARIFADO

  • Realizar os procedimentos do 1º passo referentes as demais competências;

SETOR DE CONTABILIDADE

  • Realizar os procedimentos do 2º passo referentes as demais competências;

COORDENAÇÃO DE ALMOXARIFADO

  • Após o término de todas as competências referentes ao exercício anual, finalizar o processo.

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