PORTAL DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO

Você está aqui: Página Inicial > Tecnologia da Informação e Comunicação > Perguntas frequentes > Trabalho Remoto: Orientações e Ferramentas de TI

Trabalho Remoto: Orientações e Ferramentas de TI

por Rebeca Campanha publicado 17/03/2020 13h48, última modificação 08/09/2020 10h34

Quais ferramentas de TI preciso ter em meu computador para trabalhar remotamente?

As ferramentas disponibilizadas pela DGTI e pelas equipes de TIC dos campi a fim de propiciar o trabalho remoto estão destacadas abaixo, e para conhecê-las mais detalhadamente clique sobre o nome correspondente:

 

Além das ferramentas supracitadas serão disponibilizadas nesta página diversas orientações para operacionalização do trabalho remoto de acordo com a Portaria N.º 167, de 16 de março de 2020, que estabelece diretrizes complementares quanto às rotinas de trabalho e os procedimentos administrativos no âmbito do IFFluminense durante o período de excepcionalidade decorrente do novo coronavírus (COVID-19).

 

Preciso realizar uma reunião via web, qual a ferramenta disponível?

No momento  existem três soluções institucionais disponíveis que possibilitam realizar reuniões remotas via web, são elas:

  • Webconferência IFF - veja tutorial de uso aqui
  • Conferência Web RNP - veja tutorial de uso aqui
  • Google Meet

 

O que é VPN e como posso instalá-la no meu computador?

VPN (Virtual Private Network ou Rede Privada Virtual) é uma ferramenta utilizada para garantir a segurança das informações pessoais. Por meio dela é permitido o tráfego de dados de forma segura e também o acesso à rede interna institucional em regime de trabalho remoto por exemplo.

Para instalar a VPN não é necessário levar o notebook na TI do seu campus nem abrir solicitação, pois você mesmo pode fazê-lo. Para acessar o tutorial de instalação e uso clique aqui.

 

Posso usar remotamente o ramal do meu setor para fazer e receber chamadas?

Sim, porém as ligações estão liberadas apenas entre ramais, não sendo permitido realizar ligações para números externos.

Para criação do ramal remoto do seu setor, primeiramente é necessário realizar uma solicitação via Central de ServiçosApós ter recebido o número do ramal e a senha, via solicitação aberta, veja aqui como acessar o tutorial de instalação, configuração e realização de ligações telefônicas em seu computador ou celular. 

Lembre-se que para realizar e receber chamadas utilizando o seu computador ou celular será necessário estar conectado à VPN. Para acessar o tutorial de instalação e uso da VPN clique aqui.

É importante ainda verificar com a TI do seu campus se este serviço está disponível.

 

Preciso acessar o RD WEB quando estiver trabalhando remotamente. O que devo fazer?

Para usar o RD WEB de forma remota primeiramente é necessário instalar a VPN.

Para acessar o tutorial de instalação e uso da VPN clique aqui.

Para ver o tutorial sobre acesso a RD WEB clique aqui

 

Preciso acessar os arquivos da pasta compartilhada do meu setor quando estiver trabalhando remotamente. O que devo fazer?

Para usar o compartilhamento de arquivos primeiramente é necessário instalar a VPN.

Para acessar o tutorial de instalação e uso da VPN clique aqui.

Para acessar o tutorial sobre como mapear e acessar pastas compartilhadas na rede clique aqui

 

Preciso realizar moderação da lista de e-mails da qual sou responsável quando estiver trabalhando remotamente. O que devo fazer?

Durante o período de excepcionalidade, estabelecido nPortaria N.º 167, de 16 de março de 2020, a moderação de listas de e-mail poderá ser realizada quando você não estiver na rede do IFFluminense, utilizando seu navegador web e sem necessidade de nenhuma ferramenta adicional.