Trabalho Remoto: Orientações e Ferramentas de TI
Quais ferramentas de TI preciso ter em meu computador para trabalhar remotamente?
As ferramentas disponibilizadas pela DGTI e pelas equipes de TIC dos campi a fim de propiciar o trabalho remoto estão destacadas abaixo, e para conhecê-las mais detalhadamente clique sobre o nome correspondente:
- Rede Privada Virtual (VPN);
- Redirecionamento de Ramais;
- Área de Trabalho Remota (RD WEB);
- Compartilhamento de Pastas na Rede;
- Conferência Web da RNP;
- Webconferência IFF;
- Google Meet;
- IFF Drive.
Além das ferramentas supracitadas serão disponibilizadas nesta página diversas orientações para operacionalização do trabalho remoto de acordo com a Portaria N.º 167, de 16 de março de 2020, que estabelece diretrizes complementares quanto às rotinas de trabalho e os procedimentos administrativos no âmbito do IFFluminense durante o período de excepcionalidade decorrente do novo coronavírus (COVID-19).
Preciso realizar uma reunião via web, qual a ferramenta disponível?
No momento existem três soluções institucionais disponíveis que possibilitam realizar reuniões remotas via web, são elas:
- Webconferência IFF - veja tutorial de uso aqui
- Conferência Web RNP - veja tutorial de uso aqui
- Google Meet
O que é VPN e como posso instalá-la no meu computador?
VPN (Virtual Private Network ou Rede Privada Virtual) é uma ferramenta utilizada para garantir a segurança das informações pessoais. Por meio dela é permitido o tráfego de dados de forma segura e também o acesso à rede interna institucional em regime de trabalho remoto por exemplo.
Para instalar a VPN não é necessário levar o notebook na TI do seu campus nem abrir solicitação, pois você mesmo pode fazê-lo. Para acessar o tutorial de instalação e uso clique aqui.
Posso usar remotamente o ramal do meu setor para fazer e receber chamadas?
Sim, porém as ligações estão liberadas apenas entre ramais, não sendo permitido realizar ligações para números externos.
Para criação do ramal remoto do seu setor, primeiramente é necessário realizar uma solicitação via Central de Serviços. Após ter recebido o número do ramal e a senha, via solicitação aberta, veja aqui como acessar o tutorial de instalação, configuração e realização de ligações telefônicas em seu computador ou celular.
Lembre-se que para realizar e receber chamadas utilizando o seu computador ou celular será necessário estar conectado à VPN. Para acessar o tutorial de instalação e uso da VPN clique aqui.
É importante ainda verificar com a TI do seu campus se este serviço está disponível.
Preciso acessar o RD WEB quando estiver trabalhando remotamente. O que devo fazer?
Para usar o RD WEB de forma remota primeiramente é necessário instalar a VPN.
Para acessar o tutorial de instalação e uso da VPN clique aqui.
Para ver o tutorial sobre acesso a RD WEB clique aqui.
Preciso acessar os arquivos da pasta compartilhada do meu setor quando estiver trabalhando remotamente. O que devo fazer?
Para usar o compartilhamento de arquivos primeiramente é necessário instalar a VPN.
Para acessar o tutorial de instalação e uso da VPN clique aqui.
Para acessar o tutorial sobre como mapear e acessar pastas compartilhadas na rede clique aqui.
Preciso realizar moderação da lista de e-mails da qual sou responsável quando estiver trabalhando remotamente. O que devo fazer?
Durante o período de excepcionalidade, estabelecido na Portaria N.º 167, de 16 de março de 2020, a moderação de listas de e-mail poderá ser realizada quando você não estiver na rede do IFFluminense, utilizando seu navegador web e sem necessidade de nenhuma ferramenta adicional.