PORTAL DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO

Você está aqui: Página Inicial > Tecnologia da Informação e Comunicação > Guias e Tutoriais > Telefonia Fixa (Ramais VOIP)

Telefonia Fixa (Ramais VOIP)

por Rebeca Campanha publicado 18/03/2020 15h21, última modificação 25/03/2020 11h47

Introdução

O softphone é um aplicativo que trabalha associado com a tecnologia VoIP/telefone IPoferecendo a possibilidade de realizar e receber chamadas telefônicas diretamente do PC ou notebook, sem a necessidade de um aparelho telefônico convencional ou móvel, fazendo uso de recursos como fone de ouvido, caixa de som, alto-falante e similares.

Orienta-se que seja utilizado o softphone Zoiper em seu computador para receber e realizar ligações institucionais caso você não esteja nas dependências da Instituição. Lembre-se que após a instalação da ferramenta será necessário estar conectado à VPN para realizar e receber chamadas telefônicas. Siga as orientações abaixo para realizar instalação do Zoiper.


Passo a passo 


1. Baixando o Zoiper


1.1 - Acesse o endereço: https://www.zoiper.com/en/voip-softphone/download/current e baixe o aplicativo Zoiper de acordo com a versão do seu sistema operacional.

VOIP1


1.2 - Na nova janela escolha a versão Free do aplicativo e clique em Download.

VOIP2

 

2. Instalando o Zoiper no Windows


2.1 - Acesse a pasta no seu computador para onde foi baixado o arquivo e dê um duplo clique para executá-lo. Iniciada a instalação, siga as orientações do instalador conforme as imagens abaixo:

VOIP3

VOIP4

VOIP5

VOIP6

VOIP7

VOIP8

VOIP9

VOIP10

VOIP11

VOIP12


2.2 - Após finalizada a instalação, siga o próximo tópico para utilizar o Zoiper.

 

 

3. Configurando o Zoiper pra receber e realizar chamadas telefônicas no computador

 

Para configurar e utilizar o Zoiper em seu computador você precisará estar conectado à rede institucional. Caso você esteja trabalhando remotamente, isto é, não esteja conectado à rede do seu campus do IFFluminese, será necessário iniciar uma conexão VPN. Se você ainda não instalou a VPN em seu computador, veja aqui como instalar e utilizar.

Para usuários da Reitoria, será necessário solicitar, via Central de Serviços, a criação do ramal do seu setor. Após aberto seu chamado, você receberá o número do seu ramal e uma senha para realizar as configurações abaixo.


3.1 - Após estar autenticado na VPN, inicie o Zoiper em seu computador. Clique em Continue as a free user.

 VOIP13

 

3.2 - Preencha as informações solicitadas no formato abaixo e clique em Login:

  • ramal@10.0.1.33 (ex.: 1001@10.0.1.33)
  • senha do ramal enviada pela Central de Serviços

VOIP14.png

 

3.3 - Na próxima tela o número do servidor (10.0.1.33) já virá preenchido; clique em Next.

VOIP15.png



3.4 - Clique em Skip para continuar.

VOIP16.png

 

3.5 - Aguarde a localização do ramal no servidor, conforme imagem, e clique em Next.

VOIP17.png


3.6 - Clique em Configure para realizar as configurações e testes de áudio, microfone e vídeo. Lembre-se que, para que a comunicação seja efetiva, você precisará de um fone com microfone

VOIP18.png

 

 3.7 - Realize os testes conforme solicitado pela aplicação e, ao finalizá-os, clique em Finish.

VOIP19.png

 

3.8 - Se tudo estiver correto, o seu ramal estará disponível com o sinal verde, conforme imagem abaixo:

VOIP21



4. Realizando chamadas telefônicas com Zoiper no computador


Para realizar e receber chamadas telefônicas com Zoiper, em seu computador, você precisará estar conectado à rede institucional. As ligações estão permitidas apenas entre ramais, não sendo possível realizar chamadas para números externos. Caso você esteja trabalhando remotamente, isto é, não esteja conectado à rede do seu campus do IFFluminese, será necessário iniciar uma conexão VPN. Se você ainda não instalou a VPN em seu computador, veja aqui como instalar e utilizar.

Lembre-se que, para que a comunicação seja efetiva, você precisará de um fone com microfone


4.1 - Inicie o Zoiper em seu computador e aguarde que ele se conecte. Quando tudo estiver correto, o seu ramal estará disponível com o sinal verde, conforme imagem abaixo:

VOIP21

 

4.2 - Conforme imagem abaixo, utilize o discador (1) para digitar o número do ramal para onde você deseja ligar, ou utilize o sinal de + (2) para adicionar um novo contato em sua lista telefônica.

VOIP20.png  

 

 

5. Instalando o Zoiper no celular Android

 

Para configurar e utilizar o Zoiper Zoiper, no celular Android, você precisará estar conectado à rede institucional. As ligações estão permitidas apenas entre ramais, não sendo possível realizar chamadas para números externos.

Caso você esteja trabalhando remotamente, isto é, não esteja conectado à rede do seu campus do IFFluminese, será necessário iniciar uma conexão VPN. Se você ainda não instalou a VPN em seu celular, veja aqui como instalar e utilizar.

 

VOIPAND6.jpeg

 

5.1 - Acesse sua loja de aplicativos no celular, procure e instale o aplicativo Zoiper IAX SIP VOIP Softphone

5.2 - Acesse seu aplicativo de VPN e autentique-se. Veja aqui como fazer.

5.3 - Abra o aplicativo Zoiper e aceite os termos de uso, clicando em Agree & Continue

5.4 - Em seguida preencha as informações solicitadas no formato abaixo e clique em Create an account:

  • Username: ramal@10.0.1.33 (ex.: 1001@10.0.1.33)
  • Password: senha do ramal enviada pela Central de Serviços

 

 

 

VOIPAND2.jpeg




5.5 - Na próxima tela o número do servidor (10.0.1.33) já virá preenchido; clique em Next.

 

 

 

 

VOIPAND3.jpeg





5.6 - Na próxima tela não preencha nada; apenas clique em Next (em alguns aparelhos é mostrada a palavra Skip) para continuar.


 

VOIPAND4.jpeg





5.7- Aguarde a localização do ramal no servidor, conforme imagem, e clique em Finish.




VOIPAND5.jpeg





5.8 - Se tudo estiver correto, o seu ramal estará disponível com o sinal verde, conforme imagem abaixo. 

registrado em: