Passo
|
Setor
|
Procedimento
|
1º
|
NDE do Curso
(Campus)
|
- Abrir o processo.
- Elaborar Ofício, modelo “Ofício – Solicitação de Análise de Estudo de Viabilidade e de PPC (curso novo)”, disponível no Suap;
- Relacionar o Processo que institui o NDE do curso a este processo.
- Preencher o modelo “Estudo de Viabilidade para Implantação de Curso”, disponível no Portal do IFF (https://portal1.iff.edu.br/ensino/modelos-de-ppc) e incluir no processo.
- Elaborar o Projeto Pedagógico do Curso
(PPC), conforme modelo disponível no Portal do IFF (https://portal1.iff.edu.br/ensino/modelos-de-ppc) e incluir no processo.
- Encaminhar o processo à Direção de Ensino do campus.
|
2º
|
Direção de Ensino
(Campus)
|
- Solicitar agendamento de apresentação em reunião do Conselho de Campus.
- Encaminhar o processo ao Conselho de Campus, solicitando apreciação em reunião.
|
3º
|
Conselho de Campus
(Gabinete da Direção Geral do Campus)
|
- Apreciar o PPC e o Estudo de Viabilidade para Implantação de Curso em reunião.
- Emitir a Recomendação acerca do PPC e do Estudo de Viabilidade para Implantação de Curso, seguindo o modelo constante no Suap, e anexá-la ao processo.
- Encaminhar processo para a Diretoria de Ensino.
|
4º
|
Diretoria de Ensino (Campus)
|
- Encaminhar o processo à Pró-Reitoria de Ensino dentro dos prazos estabelecidos por Cronograma de Submissão de PPCs, disponibilizado por meio de Ofício Circular para as Diretorias de Ensino dos campi.
|
5º
|
Pró-Reitoria de Ensino
(PROEN)
|
- Definir os membros da Comissão de Avaliação do Projeto Pedagógico de Curso (CAPPC), após consulta às representações pertinentes.
- Reservar prévia das datas de apresentação do PPC e Estudo de Viabilidade para Implantação de Cursos no Conselho de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação (Cenpei) e no Conselho Superior (Consup).
- Encaminhar o processo para a Diretoria de Políticas de Ensino da Pró-Reitoria de Ensino (DIRPEREIT).
|
6º
|
CAPPC / Diretoria de Políticas de Ensino da Pró-Reitoria de Ensino
(DIRPEREIT/PROEN)
|
- Analisar o PPC e o Estudo de Viabilidade de Implantação de Curso.
- Emitir Parecer Parcial (modelo “Parecer – Parecer Parcial de Análise de PPC”, disponível no Suap), dentro dos prazos estabelecidos pelo Cronograma de Submissão de PPCs.
- Quando houver necessidade de retificação do Projeto, encaminhar para Diretoria de Ensino do campus proponente para anexação da versão retificada.
- Quando não houver necessidade de retificação do PPC ou quando a versão final já estiver incluída no processo, emitir Parecer Final (modelo “Parecer – Parecer Final de Análise de PPC”), dentro dos prazos estabelecidos por Cronograma de Submissão de PPCs.
- Encaminhar o processo à PROEN.
|
7º
|
Pró-Reitoria de Ensino
(PROEN)
|
- Agendar apresentação do PPC e do Estudo de Viabilidade para Implantação de Curso em reunião da Câmara de Ensino, emitindo e-mail informando à Direção de Ensino a data do evento e tempo estimado de duração da apresentação.
- Enviar e-mail à Câmara de Ensino, com a pauta da reunião e o Estudo de Viabilidade de Implantação de Curso e PCC anexados [endereço: camaraensino@listas.iff.edu.br, ASSUNTO do e-mail: Pauta – Câmara de Ensino (XX/XX/20XX, às XXhXX, presencial/on-line/híbrida: Local)].
- Elaborar Parecer da Câmara de Ensino após reunião.
- Solicitar agendamento de apresentação em reunião do Conselho de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação (CENPEI).
- Encaminhar o processo ao CENPEI.
|
8º
|
Conselho de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação
(CENPEI)
|
- Agendar apresentação do PPC em reunião do Conselho de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação (CENPEI), emitindo e-mail informando à Direção de Ensino a data do evento e tempo estimado de duração da apresentação.
- Apreciar o PPC e o Estudo de Viabilidade de Implantação de Curso em reunião do CENPEI.
- Elaborar Parecer do CENPEI a respeito do PPC e do Estudo de Viabilidade para a Implantação de Curso após reunião, conforme modelo constante no Suap.
- Encaminhar processo ao CONSUP.
|
9º
|
Conselho Superior
(CONSUP)
|
- Agendar apresentação do PPC em reunião do Conselho Superior (CONSUP), emitindo e-mail informando à Direção de Ensino a data do evento e tempo estimado de duração da apresentação.
- Apreciar o PPC e o Estudo de Viabilidade de Implantação de Curso em reunião.
- Elaborar e publicar a Resolução que aprova o PPC, com o documento em anexo.
- Enviar o link do Centro de Documentação Digital (CDD) da Resolução à Pró-Reitoria de Ensino.
|
10º
|
Pró-Reitoria de Ensino
(PROEN)
|
- Registrar o link da Resolução nos controles internos de versão de PPC.
- Enviar o processo para a Procuradoria Educacional Institucional.
|
11º
|
Procuradoria Educacional Institucional
(PEIREIT)
|
- Cadastrar nos sistemas institucionais e nacionais conforme Resolução/Ato Autorizativo.
- Encaminhar o processo à Coordenação de Registro Acadêmico do campus proponente do curso, com despacho informando a necessidade de cadastrar o curso, matriz e componentes curriculares no sistema acadêmico interno institucional conforme a Resolução/Ato Autorizativo.
|
12º
|
Coordenação de Registro Acadêmico do campus proponente
|
- Cadastrar o curso, matriz e componentes curriculares no sistema acadêmico interno institucional conforme a Resolução/Ato Autorizativo.
- Enviar o processo para a Coordenação do Curso, informando por meio de despacho a atualização do sistema, para a ciência.
|
13º
|
Coordenação do Curso
(Campus)
|
- Informar por despacho a ciência sobre o cadastramento do curso.
- Enviar processo para a Pró-Reitoria de Ensino.
|
14º
|
Pró-Reitoria de Ensino
(PROEN)
|
|