Notícias
Roda de Conversa e homenagens marcam Dia da Mulher na Reitoria
Dia da Mulher
O Dia Internacional da Mulher foi comemorado nesta quarta-feira, dia 08 de março, com uma Roda de Conversa com as Mulheres da Reitoria, mediada pela professora aposentada Guiomar Valdez, e com homenagens às funcionárias terceirizadas e servidoras da Reitoria do IFF. A programação foi promovida pelas diretorias de Desenvolvimento de Políticas Estudantis, Culturais e Esportivas e da Escola de Formação, do Desenvolvimento e do Bem-estar do Servidor.
Durante a roda de conversa, as mulheres da Reitoria promoveram um debate crítico sobre diversos temas, como machismo, abuso, empoderamento, limites e avanços do movimento feminista, centralidade do trabalho feminino no sistema capitalista, entre outros.
As funcionárias terceirizadas e servidoras também compartilharam relatos e experiências e receberam informações sobre o movimento 8M - Greve Internacional das Mulheres. Utilizando a frase “Se nossas vidas não importam, que produzam sem nós”, o movimento contou com paralisações de mulheres em suas atividades laborais, em diversos lugares do mundo, como forma de tornar visível a exploração e violência contra a mulher.
Em alusão ao movimento, as mulheres da Reitoria usaram alguma vestimenta ou acessório nas cores lilás, roxo ou violeta. “As cores foram sugeridas pelo movimento internacional, pois suas tonalidades transitam entre o rosa e o azul”, explica Guiomar. A professora ressalta que a luta das mulheres tem que ser profunda e exige conhecimento sobre a causa, empoderamento e a incorporação da ideia de que a mulher exerce papel central na sociedade.
“Encontros como esse são determinantes para alimentar o empoderamento feminino, nas trocas de experiências, nos relatos e no estudo científico dos nossos problemas, construindo um poder feminino libertador e com possibilidade de transformar a sociedade”, destacou Guiomar.
Homenagem – durante todo o dia, foram exibidos um vídeo com fotos das servidoras da Reitoria e dois vídeos produzidos pela servidora Mayhara Barcelos intitulados “Não tire o batom vermelho” e “Capitu”, que conta com relatos pessoais de quatro mulheres. A homenagem foi promovida pela Diretoria da Escola de Formação, ligada à Pró-reitoria de Desenvolvimento de Pessoas.
Veja como o dia foi comemorado nos campi: