Notícias
Representantes regionais dos Centros Unevoc na América Latina se reúnem no Paraguai
Workshop
Representantes do Ministério da Educação do Paraguai, da Fundação Paraguais, da Unesco/UInevoc e gestores do Uruguai, Colômbia e México.
Como desdobramento do curso de Formação para Gestores, promovido pela Unesco/Unevoc, que discutiu a Educação Profissional com representantes de 20 países, em outubro, na Alemanha, o reitor do IFFluminense, Jefferson Manhães de Azevedo, embarcou para o Paraguai para participar do workshop e reunião do agrupamento América Latina, entre os dias 08 e 11 de novembro. Também na comitiva, participa o reitor do IF Sul de Minas, Marcelo Bregagnoli.
O Conif pretende tornar-se um membro da Rede Unevoc, o que deve possibilitar a ampliação do intercâmbio internacional, bem como abrir perspectivas para o desenvolvimento de projetos e ações conjuntas que promovam resultados relevantes para o aumento da qualidade da educação profissional em todo o mundo. Além das grandes conferências gerais, que reúnem países de todo o mundo, a Unevoc promove encontros regionais para discussão de desafios comuns, para o compartilhamento de boas práticas e para a proposição de iniciativas para fortalecimento da Educação Profissional.
Nesse contexto, a Fundação Paraguaia, com apoio do Ministério da Educação do Paraguai, organizou um workshop para os países membros da sub-região América Latina, nos dias 08 e 09 de novembro, com o objetivo de compartilhar experiências sobre a utilização de tecnologias educacionais em comunidades rurais. Os gestores de oito países, entre eles, Brasil, México, Equador, Colômbia e Uruguai, estão hospedados em um hotel-escola que fica a 40km de Assunção, no Paraguai.
"Inicialmente assistimos a uma apresentação do Sistema de Educação Profissional e Tecnológica do Paraguai, feita pela Diretora do Departamento de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação do Paraguai e que nos mostrou, em detalhes, as formas de pensar e fazer Educação Profissional, com algumas particularidades que se assemelham bastante ao nosso Proeja. Aqui, eles estão em pleno debate, construindo uma nova trajetória para o ensino médio, mais focado em oportunizar e facilitar, de alguma forma, o acesso à educação profissional para aqueles trabalhadores que estão em busca de novos postos de trabalho", contou o reitor.
Jefferson ressaltou ainda um projeto que vem se destacando, feito pela Fundação Paraguaia e que, se colocado em prática no Brasil, poderá trazer um forte impacto para a Rede Federal e para os gestores públicos. "É uma ferramenta tecnológica fantástica que faz um mapeamento dos níveis e da situação de pobreza das famílias do país para, a partir do conjunto de indicadores, traçar as estratégias para erradicá-la", disse.
A programação também conta com uma reunião com os representantes regionais dos Centros Unevoc, nos dias 10 e 11 de novembro. A reunião servirá para definir algumas estratégias para que os países da América Latina possam trabalhar em conjunto em prol da Educação Profissional.
Comunicação Social da Reitoria