Notícias
Inscrições abertas para chamada de pesquisa ecológica de longa duração
Chamada Pública
A Chamada vai selecionar propostas para apoio financeiro a projetos que visem contribuir para a geração de conhecimento, metodologias, protocolos, plataformas e redes para fortalecer capacidades e o trabalho com a sociedade no âmbito de pesquisas ecológicas e de ecossistemas.
Os pesquisadores brasileiros que desejarem desenvolver projetos em colaboração com pesquisadores de instituições sediadas no Reino Unido deverão apresentar as informações relativas a esta parceria na Chamada CNPq/Capes/FAPs/British Council/Fundo Newton - Pesquisa Ecológica de Longa Duração (Peld).
As inscrições estarão abertas até o dia 19 de setembro de 2016. Podem se candidatar pesquisadores que sejam proponentes de um sítio de Pesquisa Ecológica de Longa Duração (Peld) junto ao CNPq. Por sua vez, o pesquisador do Reino Unido, em parceria com o pesquisador do Brasil, deverá submeter a mesma proposta diretamente à chamada Intstitutional Links/British Council no site global do British Council. Ambas as instituições, brasileira e britânica, devem ter capacidade de administrar a concessão.
Serão financiadas até seis propostas, que devem ter duração entre 18 e 24 meses e orçamento mínimo de £ 35.000 (trinta e cinco mil libras esterlinas) e máximo de até £ 70.000 (setenta mil libras esterlinas). As propostas devem atender, ao menos, a uma das áreas de interesse descritas no item Elaboração de Propostas.
O programa Institutional Links, que estabelece conexões e incentiva parcerias entre instituições brasileiras e britânicas e conta com recursos do Newton Fund, é uma iniciativa do governo britânico que visa promover o desenvolvimento social e econômico dos 15 países parceiros, por meio de pesquisa, ciência e da tecnologia.
Já o programa de Pesquisa Ecológica de Longa Duração é uma ação do CNPq que tem por objetivo manter no Brasil uma rede de centros de pesquisa de referência na área de ecologia de ecossistemas. No Peld, busca-se a produção de conhecimento científico de forma integrada às demandas da sociedade, visando aplicação de resultados em temas de interesse social, como subsídios para a tomada de decisão em gestão ambiental, conservação e uso sustentável da biodiversidade, educação ambiental e divulgação científica.
Fonte: British Council
Comunicação Social da Reitoria