Notícias
Educação realiza mobilização nacional para o combate ao mosquito Aedes aegypti
#ZIKAZERO

Reitor, Luiz Augusto Caldas, participa de palestra realizada com alunos do Centro Educacional Municipal do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria do Açúcar de Campos dos Goytacazes.
A iniciativa dá prosseguimento ao proposto no Pacto da Educação Brasileira contra o Zika, firmado em 4 de fevereiro entre o MEC, demais representantes do governo federal, de estados e municípios, além de instituições e organizações públicas e particulares.
O setor educacional tem o potencial de alcançar um público de 60 milhões de pessoas, considerando os 56 milhões de estudantes de todos os níveis de ensino; os 2,1 milhões de professores da educação básica; os 396,5 mil professores da educação superior e os 414,5 mil servidores técnicos administrativos da educação superior. Por isso, a escola deve ser o centro de mobilização e conscientização da comunidade, interna e externa, para o combate à proliferação do mosquito.
Durante o dia, autoridades federais visitarão escolas em diferentes cidades do país, acompanhados de secretários estaduais e municipais de educação, gestores escolares, reitores, professores e servidores técnico-administrativos de universidades federais e institutos federais de educação profissional e tecnológica, além de dirigentes de entidades educacionais públicas e privadas.
Como parte da programação, serão realizadas atividades no formato de aula e palestras com os estudantes sobre a necessidade de mobilização para o combate ao mosquito transmissor da dengue, da febre chikungunya e do vírus zika. Também serão distribuídos materiais informativos nas escolas e no entorno com explicações sobre medidas de prevenção e orientações sobre a importância do envolvimento de toda a população na eliminação dos criadouros do mosquito.
Estarão mobilizadas para a ação as 188.673 escolas de educação básica, as 63 universidades federais e os 40 institutos federais e Centros Federais de Educação Tecnológica, além de diversas entidades do setor educacional. A expectativa é usar o alcance das redes federal, distrital, estaduais e municipais de educação, em todos os níveis, da pré-escola à pós-graduação, para levar informações sobre as formas de extermínio do mosquito e identificação da doença.
IFFluminense: No Instituto, foi formada uma Comissão para propor ações permanentes em todos os campi. Ontem, 18 de fevereiro, a equipe do Sistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor (Siass IFF) realizou panfletagem no campus Centro e no Centro de Referência. O trabalho prossegue nas próximas semanas. Os campi também estão realizando ações internas e externas em parceria com escolas dos municípios, durante todo o dia de hoje. Acompanhe aqui no Portal do IFFluminense as ações e acompanhe nos perfis nas redes sociais as campanhas #IFFcontraomosquito e #eumeimporto.
Nos dias 26 de fevereiro e 04 de março, novas ações serão realizadas em toda a rede de Educação do país.
Fonte: Assessoria MEC