Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ciclo de formação abrirá espaços para trocas de experiências e planejamento de ações

Notícias

Ciclo de formação abrirá espaços para trocas de experiências e planejamento de ações

Formação de Gestores de Ensino

Pró-reitoria de Ensino e Aprendizagem elabora Ciclo de Formação de Gestores de Ensino que, por meio de atividades como seminários e eventos temáticos, promoverá debates e planejamento de ações.
por Comunicação Social da Reitoria publicado 03/10/2016 22h41, última modificação 04/10/2016 17h34
Show image carousel Reunião para apresentação da proposta aconteceu no Centro de Referência, em Campos.

Reunião para apresentação da proposta aconteceu no Centro de Referência, em Campos.

 Tendo como foco principal a permanência e a formação de qualidade dos estudantes do IFFluminense, a Pró-reitoria de Ensino e Aprendizagem (Proena), por meio da Diretoria de Políticas da Educação Superior, lança o Ciclo de Formação de Gestores de Ensino (Ciforgen), que visa capacitar e qualificar os gestores da área, promovendo reflexão e troca de experiências sobre temáticas importantes, atualização de práticas e o planejamento de ações de forma colaborativa.

 Voltado para diretores de ensino, coordenadores de curso e coordenadores pedagógicos, o Ciclo será estruturado em quatro encontros presenciais, por ano, de 2016 a 2019, com atividades  como seminários, encontros, eventos temáticos, fóruns de socialização de experiências, entre outros.

 Cada ação será elaborada a partir de um projeto da Proena e vinculada a uma das temáticas propostas: Permanência e Êxito, Projeto Político Pedagógico, Currículo, Metodologias de Ensino e Aprendizagem, Avaliação da Aprendizagem, Plano Nacional de Educação, Funcionalidades dos Sistemas de Gestão, Avaliação Institucional, Clima Organizacional, Alocação de Recursos, Sistema de Avaliação da Educação Superior, Princípios, Diretrizes das Políticas Públicas de Juventude, Diversidade e Direitos Humanos.

 Em 2016, o primeiro evento aconteceu em junho com o encontro “IFFluminense em números: possibilidades de análise de indicadores de gestão”. Para 10 de novembro, está prevista a palestra “A relação ensino-pesquisa-extensão na formação docente” com Bernadete Angelina Gatti da Fundação Getúlio Vargas - evento em parceria com a Diretoria das Licenciaturas do Campus Centro - e, nos dias 06 e 07 de dezembro, o seminário “Sociedade, Políticas Públicas e Educação no IFFluminense”. O gestores serão informados por meio de memorando sobre o processo de inscrição e alguns eventos, como a palestra de Bernadete Gatti, será aberta também a outros públicos como professores e licenciandos.

 Também faz parte das atividades do Ciclo que, ao final de cada ano, (2017 a 2019) os gestores apresentem, nos Fóruns de Socialização de Experiência, um plano de ação para o campus em que atua discriminando as propostas e os resultados esperados. O trabalho será acompanhado pela equipe da Pró-reitoria. “Os gestores, muitas das vezes, aprendem com acertos e erros, por isso a necessidade de profissionalizar, de debater, de trazer especialistas que possam contribuir, assim como criar oportunidades para a troca de experiências”, declara Ana Mary Barreto, diretora de Políticas da Educação Superior, acrescentando que a expectativa é de “uma formação com implicação direta na prática do gestor de forma planejada e colaborativa”.

 Nesta segunda-feira, 03 de outubro de 2016, a equipe de elaboração e assessoramento pedagógico do projeto formada por Ana Mary, as servidoras da Proena Heise Arêas, pedagoga, e Jacqueline Facco, técnica em assuntos educacionais, e a pedagoga do Campus Bom Jesus, Saionara da Cruz, apresentou a proposta do Ciforgen a toda equipe da Pró-reitoria de Ensino e Aprendizagem para os ajustes finais.

 Em um instituto em que sua atuação não está concentrada em um único espaço e sim em realidades e ambientes plurais, o Ciforgen ainda vem consolidar a identidade do IFFluminense, pautada em uma política de educação, a partir de suas concepções histórica, política e social. Ainda que o Ciclo de Formação seja destinado especificamente a gestores de ensino, a proposta é que eles sejam multiplicadores de práticas com suas equipes. “Esperamos uma mudança na prática trazendo resultados para uma formação de qualidade e permanência do estudante do Instituto, o que é a base de todas as nossas discussões”, finaliza Ana.

 

Comunicação Social da Reitoria