Notícias
Câmara de Ensino realiza primeira reunião com a nova gestão
Câmara de Ensino
A primeira reunião da Câmara de Ensino após o início da nova gestão do IFFluminense contou com a participação do reitor do Instituto, Jefferson Manhães de Azevedo, e teve como pauta a apresentação da nova gestão, dos novos diretores de Ensino dos campi e apresentação e análise dos Calendários Acadêmicos.
Durante a reunião, também foram realizados informes da Pró-reitoria de Ensino sobre o Plano de Permanência do IFFluminense; sobre o Seminário Municipal de Política e Gestão da Educação, que conta com a parceria do Instituto; sobre o Fórum de Dirigentes de Ensino, realizado nos dias 11 e 12 de maio, em Brasília, com participação da Pró-reitora de Ensino, Christiane Rodrigues; e sobre a apresentação do Mestrado Profissional em Ensino e suas Tecnologias.
O reitor Jefferson Manhães falou sobre a necessidade de instigar o estudante ao conhecimento, à ciência e à experimentação, aproveitando para explicar a proposta de mudança de nomenclatura da Pró-reitoria de Ensino para Ensino e Aprendizagem.
“A concepção da Pró-reitoria de Ensino e Aprendizagem é de que o bom ensino é que promove a aprendizagem. O ensino sem a aprendizagem não tem sentido”, afirmou o reitor, ressaltando que “o que for relacionado ao exercício da docência será tratado de forma destacada e ficará a cargo do Centro de Referência, e, por isso, ele vai para dentro da Proen, no novo organograma”, pontuou Jefferson.
A pró-reitora de Ensino, Christiane Rodrigues, falou sobre a importância da Câmara de Ensino. “É muito importante fortalecer espaços de debates coletivos e de proposição de projetos educativos como esse, da Câmara de Ensino”, destacou a pró-reitora.
Christiane disse que a Pró-reitoria de Ensino possui três princípios norteadores, que são a aprendizagem em si, o trabalho de estímulo e incentivo junto aos campi e a proposição de um ciclo de formação de gestores de ensino e professores. “Nós, como gestores de ensino, precisamos estar em processo de formação contínua, para estarmos mais instrumentalizados no enfrentamento dos desafios que nos são postos”, finalizou Christiane.
Comunicação Social da Reitoria