Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Câmara de Ensino discute reformulação da Regulamentação Didático-Pedagógica

Câmara de Ensino discute reformulação da Regulamentação Didático-Pedagógica

Nova RDP

A minuta da nova Regulamentação Didático-Pedagógica (RDP) do IFFluminense, que está em fase de reformulação, deverá ser disponibilizada para consulta pública no mês de novembro.
por Comunicação Social da Reitoria publicado 28/09/2016 13h27, última modificação 28/09/2016 13h46
Show image carousel Reformulação da RDP em discussão

Reformulação da RDP em discussão

Em reunião da Câmara de Ensino, realizada nesta terça-feira, dia 27 de setembro, no Centro de Referência, gestores da Pró-reitoria de Ensino e Aprendizagem e diretores de Ensino dos campi do IFFluminense discutiram a reformulação da Regulamentação Didático-Pedagógica do Instituto.

A RDP é um documento que visa definir princípios e diretrizes que regem a organização didático-pedagógica dos cursos de Educação Básica e de Graduação do IFFluminense, de acordo com a concepção e diretrizes dos Institutos Federais.

De acordo com a diretora de Políticas da Educação Básica Profissional da pró-reitoria de Ensino e Aprendizagem, Cátia Viana, a RDP que está em vigor é de 2011. “O documento passou por uma revisão na gestão anterior e foi colocado para consulta pública no final de 2014 e início de 2015, mas entendemos que alguns conceitos ainda estavam em aberto e precisavam ser revistos”, explica Cátia.

As discussões para reformulação da RDP foram retomadas pela Câmara de Ensino em agosto deste ano. “Foram criados quatro Grupos de Trabalho (GTs) para a discussão dos seguintes temas: Seminário de Formação Profissional; Matrícula por componente curricular; Sistemas de Avaliação/Dependência e Renovação de matrícula; e conceito de evasão e de cancelamento de matrícula”, destaca a diretora de Políticas da Educação Superior do IFFluminense, Ana Mary Fonseca, acrescentando que a minuta do documento será disponibilizada para nova consulta pública em novembro de 2016.

Durante a reunião da Câmara de Ensino, os gestores também discutiram a MP 746, que reformula o Ensino Médio brasileiro, e fizeram a leitura da Carta de Vitória – em defesa da Educação Pública e dos Institutos Federais, elaborada por reitores, pró-reitores e diretores-gerais, durante a 40ª Reunião dos Dirigentes das Instituições Federais de Educação Profissional e Tecnológica (Reditec), realizada em Vitória-ES, no período de 23 a 27 de setembro de 2016.

Comunicação Social da Reitoria