Notícias
Apoio ao empreendedorismo coloca inovação em Pauta
Desenvolvimento
Dentre as várias frentes de atuação da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica está o incentivo à economia criativa e ao empreendedorismo. Desta forma, a Pró-reitoria de Pesquisa e Inovação do IFFluminense lançou recentemente o Edital nº101/2016, que além de mobilizar a criação de empresas juniores, também incentiva a incubação de empresas dos alunos dos diversos campi do Instituto. “Neste ano, foram 14 candidaturas homologadas, cujas propostas foram avaliadas por consultores da TEC Campos quanto ao seu potencial inovador e tecnológico”, informa o diretor de Internacionalização e Inovação do IFF, Henrique da Hora.
Os seis alunos selecionados para um ano de bolsa Empreendedorismo, uma a mais do que estava previsto do edital, pela qualidade das propostas, terão que cumprir um período de pré-incubação na TEC Campos – incubadora de empresas do Norte-Fluminense - frequentando um curso para estruturação de seu plano de negócio, onde aprenderão técnicas para gerenciar o empreendimento. O curso será ofertado nas dependências do IFFluminense, no Polo de Inovação Campos dos Goytacazes (PICG).
Mariáh Coutinho, aluna do curso Superior de Sistemas de Informação do campus Itaperuna, foi selecionada e terá que fazer o curso via teleconferência. Pretende desenvolver uma ferramenta de e-commerce para ajudar pequenos comerciantes e micro e pequenas empresas, pensando primeiramente na necessidade da região. “Estou muito animada com o curso. A elaboração do meu Plano de Negócio vai fazer muita diferença para mim. A TEC Campos é especializada em ajudar empresas, então com certeza eu quero alavancar minha ideia durante e depois do curso”, explica.
Vitor Bastos, outro estudante selecionado no edital, avalia positivamente o fomento ao empreendedorismo. “Para mim esse tipo de ação é importante para a formação de pessoas pensantes; toda instituição de ensino deveria incentivar a criatividade dos seus alunos e pessoas que pensam diferente, não apenas formar mão de obra para o mercado, melhorando assim a qualidade da instituição e desenvolvendo a região”, finaliza.
Empresa Júnior: três empresas juniores foram abertas recentemente por alunos do IFFluminense. A primeira, Lignum Ambiental, é composta por alunos do 6º ao 10º período do Bacharelado em Engenharia Ambiental do campus Guarus. Posteriormente, alunos do Curso Superior de Ciência e Tecnologia de Alimentos do campus Bom Jesus fundaram a AlQualis. Em um terceiro momento, a BitStorm foi fundada por alunos do 1º ao 6º período do Curso de Sistemas de Informação do campus Itaperuna.
Comunicação Social da Reitoria