EaD Pública
A EaD está normalizada no ordenamento jurídico brasileiro pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) e outras bases legais que permitiram avanços, admitindo a existência da EaD tanto na educação básica quanto na superior, com a utilização de várias mídias.
Para fomentar a modalidade de EaD nas instituições públicas, o governo age em diversas frentes apoiando pesquisas em metodologias inovadoras de ensino superior respaldadas em TICs.
O IFFluminense integra o rol de instituições públicas credenciadas para oferta desses programas federais de Educação à Distância, como a Universidade Aberta do Brasil (UAB) e a Rede e-Tec Brasil.
A Rede e-Tec Brasil foi criada em 2011 pelo Ministério da Educação (Decreto n° 7.589) em substituição ao Sistema Escola Técnica Aberta do Brasil (e-Tec Brasil).
Sua finalidade é desenvolver a educação profissional e tecnológica na modalidade da educação à distância, ampliando e democratizando a oferta e o acesso à educação profissional pública e gratuita no País.
O IFFluminense é credenciado pelo MEC, desde 2011. Para mais informações acesse: http://portal.mec.gov.br/rede-e-tec-brasil.
O programa busca ampliar e interiorizar a oferta de cursos e programas de educação superior, por meio da educação à distância. A prioridade é oferecer formação inicial a professores em efetivo exercício na educação básica pública, porém ainda sem graduação, além de formação continuada àqueles já graduados. Também pretende ofertar cursos a dirigentes, gestores e outros profissionais da educação básica da rede pública.
Outro objetivo do programa é reduzir as desigualdades na oferta de ensino superior e desenvolver um amplo sistema nacional de educação superior à distância. Há polos de apoio para o desenvolvimento de atividades pedagógicas presenciais em que os alunos entram em contato com tutores e professores e têm acesso a biblioteca e laboratórios de informática, biologia, química e física.
Uma das propostas da Universidade Aberta do Brasil (UAB) é formar professores e outros profissionais de educação nas áreas da diversidade. O objetivo é a disseminação e o desenvolvimento de metodologias educacionais de inserção dos temas de áreas como educação de jovens e adultos, educação ambiental, educação patrimonial, educação para os direitos humanos, educação das relações étnico-raciais, de gênero e orientação sexual e temas da atualidade no cotidiano das práticas das redes de ensino pública e privada de educação básica no Brasil.
O IFFluminense integrou a UAB em 2023 com o curso de Pós-graduação. Para mais informações acesse: https://www.capes.gov.br/uab.
Repositórios de recursos para EaD
Uma colaboração de vários Ministérios Brasileiros, este repositório contém mais de 106.000 obras apropriadas para a educação formal e informal, todas no domínio público: vídeos, textos literários, publicações sobre a educação e música erudita. A Página do Domínio Público pode ser acessada pelo endereço: Portal Domínio Público - Biblioteca digital desenvolvida em software livre
http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/PesquisaObraForm.jsp
O repositório da UNIREDE – Associação Universidade em Rede – associação que congrega as instituições públicas de ensino na finalidade de promover o desenvolvimento da Educação a Distância no país, reúne e organiza o acesso aos vários repositórios contendo recursos digitais com o objetivo de divulgá-los. O repositório da UNIREDE pode ser acessado pelo endereço:
https://www.aunirede.org.br/portal/referatorio-de-objetos-de-aprendizagem-da-ead-publica-brasileira/
PROEDU é um repositório online que reúne um acervo de recursos educacionais para a Educação Profissional e Tecnológica, particularmente, no atendimento às demandas do Programa Rede e-Tec Brasil. O repositório é vinculado à SETEC/MEC e o endereço para acesso é:
O eduCAPES é um portal de objetos educacionais abertos que engloba em seu acervo textos, livros didáticos, artigos de pesquisa, teses, dissertações, videoaulas, áudios, imagens e outros materiais que estejam licenciados de maneira aberta, publicados com autorização do autor ou domínio público. O acesso pode ser feito pelo endereço:
O portal e-Aulas USP é um serviço web que dá acesso a conteúdos educacionais em mídia digital produzidos ou apoiados pela Universidade de São Paulo. Por meio desse serviço, a USP busca ampliar a disseminação pública do conhecimento incentivando e apoiando seus professores na criação e disponibilização de áudios, vídeos, textos e apresentações ligados a disciplinas de diferentes cursos da Universidade. O acesso pode ser feito pelo endereço:
O portal de Recursos Educacionais Digitais tem como principal objetivo tornar disponíveis conteúdos, metodologias, materiais e práticas pedagógicas inovadoras no ensino de diferentes disciplinas com ênfase na criatividade, na experimentação e na interdisciplinaridade. Espera-se que os recursos disponíveis possam apoiar e enriquecer o currículo e práticas pedagógicas com utilização de mídias. Explore os recursos e compartilhe conosco sua prática! O acesso pode ser feito pelo endereço: