CAMPUS BOM JESUS DO ITABAPOANA

Você está aqui: Página Inicial > Nossos campi > Bom Jesus do Itabapoana > Notícias > Gaudêncio Frigotto visita IFFluminense Bom Jesus para apresentar resultados de pesquisa

Notícias

Gaudêncio Frigotto visita IFFluminense Bom Jesus para apresentar resultados de pesquisa

Educação

Campus Bom Jesus figurou como estudo de caso na pesquisa em 2013, quando pesquisadores visitaram pela primeira vez a instituição.
por Comunicação Social do Campus Bom Jesus do Itabapoana publicado 22/06/2017 11h50, última modificação 22/06/2017 12h17

O IFFluminense Bom Jesus recebeu, na última segunda-feira (19), os professores Gaudêncio Frigotto, coordenador do Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas e Formação Humana (PPFH/UERJ), Ricardo Marinho, pós-doutor pelo PPFH/UERJ, e o pedagogo Pedro Costa, do Colégio Pedro II, que retornaram ao campus para apresentar resultados da pesquisa “Os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia e sua relação com o Ensino Médio Integrado e o Projeto Societário de Desenvolvimento (2003-2014)”, na qual o Campus Bom Jesus participou como um dos estudos de caso.

O professor Frigotto agradeceu a colaboração do campus em participar do estudo, realizado no início da consolidação dos IFs. “Os Institutos mudaram, têm uma nova institucionalidade, nova regionalidade e, portanto, nova identidade”, afirmou, informando o lançamento de outra pesquisa: “O Ensino Médio no Brasil e sua (im)possibilidade histórica: determinações culturais, políticas, econômicas e legais”. Segundo Ricardo Marinho, a atual investigação será voltada para as lacunas históricas relacionadas a iniciativas e propostas em torno da educação profissional.

Pedro Costa fez um histórico da pesquisa desenvolvida anteriormente, cuja intenção era, entre outras verificações, conhecer a nova institucionalidade nascida com os Institutos Federais, originados a partir de instituições heterogêneas e diversas em suas características identitárias, como os Centros Federais de Educação Tecnológicas (Cefets), escolas técnicas e colégios agrícolas.

O encontro possibilitou, ainda, um diálogo entre os preletores e a plateia, que incluiu servidores do Instituto Federal Fluminense, representantes das secretarias municipais de Bom Jesus do Itabapoana e Bom Jesus do Norte, além de pais de alunos de outras instituições de ensino. “Não somos ilhas de excelência. Concluímos que não vamos avançar sem a parceria dos municípios; queremos envolvimento como a comunidade, para que façamos cada vez mais”, analisou o diretor-geral Carlos Freitas. A proximidade da instituição com os gestores municipais foi elogiada por Frigotto. “Esse é o caminho”, concluiu.

O professor Gaudêncio Frigotto também participou, na segunda-feira (19), da mesa de discussão sobre os impactos das Reformas econômicas e do Ensino Médio nos Institutos Federais, realizada pelo Ciclo de Formação de Gestores de Ensino do IFF (Ciforgen), em Campos dos Goytacazes, e de conversa com alunos e servidores do Campus Cambuci.