Você está aqui: Página Inicial > Reitoria > Notícias > Ciforgen realiza mesa-redonda no Campus Centro

Ciforgen realiza mesa-redonda no Campus Centro

Evento

A iniciativa contou com a participação de gestores da área de ensino, professores e licenciandos do Instituto Federal Fluminense.
por Comunicação Social da Reitoria publicado 21/06/2017 11h43, última modificação 22/06/2017 10h16
Show image carousel A mesa-redonda foi ministrada por Ricardo José de Azevedo Marinho (Unigranrio), Gaudêncio Frigotto (Uerj) e Pedro Luiz de Araújo Costa (Colégio Pedro II).

O Ciclo de Formação de Gestores de Ensino (Ciforgen) promoveu, no dia 19 de junho de 2017, a mesa de discussão com o tema “Impactos das Reformas Econômicas e do Ensino Médio nos Institutos Federais”. O evento aconteceu no auditório Cristina Bastos do Campus Centro.

A mesa-redonda foi ministrada por Gaudêncio Frigotto (Uerj), Ricardo José de Azevedo Marinho (Unigranrio) e Pedro Luiz de Araújo Costa (Colégio Pedro II). O objetivo foi instigar uma discussão profunda de natureza técnica e pedagógica acerca do tema, entre os atores da instituição.

Ao longo do debate os professores destacaram algumas possíveis consequências dessas modificações e, para o professor Gaudêncio, “há a necessidade de união entre os Institutos Federais para que encontrem objetivos em comum, para serem de fato uma Rede e não instituições com interesses isolados.”

A pró-reitora de Ensino, Christiane Menezes, afirma que “foi uma manhã de diálogo e de troca de experiências em relação ao momento vivido na educação”.

Para o reitor do IFFluminense, Jefferson Manhães de Azevedo, é importante “densificar as informações que nós temos para que possamos debater de maneira qualificada. Esse é o grande objetivo desse momento: formar os gestores, nossos educadores, despertar em nossa população a ideia de que precisamos buscar e construir um novo caminho para o país”, ressalta.

O Ciforgen se constitui como um espaço de socialização teórico-prático de experiências de gestão desenvolvidas na Rede, possibilitando a formação inicial e continuada dos atores envolvidos. É uma ação que motiva a discussão do ato de gerir, de buscar novas ideias de diferentes gestores e de clarificar os documentos institucionais vislumbrando a construção de novas habilidades que contribuirão com mudanças efetivas da prática pedagógica no IFF.