PORTAL DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO

Você está aqui: Página Inicial > Tecnologia da Informação e Comunicação > Perguntas frequentes > Identificação Unificada (idIFF)

Identificação Unificada (idIFF)

por Rebeca Campanha publicado 01/08/2018 13h53, última modificação 07/01/2022 14h08

O que é o idIFF?

O idIFF é a identificação unificada para os servidores e alunos do IFFluminense, isto é, um serviço de unificação de senhas de acesso a diversos sistemas, tais como SUAP, Comunidade Acadêmica Federada (CAFe), Periódicos da CAPES e redes sem fio institucionais wIFF, wIFF_academica e eduroam. Clique aqui para acessar o Catálogo de Serviços de TIC e conhecer mais detalhes e ver uma lista completa de este serviço e que podem ser acessados utilizando sua Identificação Unificada.

 

Quem pode ter um idIFF?

O idIFF está disponível para todos os servidores ativos e alunos matriculados, sejam eles de nível técnico, graduação ou pós graduação.

 

Como obter idIFF ou gerar uma nova senha?

Para criar uma Identificação Unificada (idIFF) basta o usuário possuir e-mail institucional, se for servidor, ou e-mail cadastrado no Sistema de Gestão Acadêmica, se for aluno, e informar seus dados na página web do serviço.  

Clique aqui para ver o tutorial que detalha como obter o idIFF ou gerar nova senha, caso você a tenha esquecido ou precise alterá-la.

 

Acabei de criar meu e-mail institucional, já posso gerar meu idIFF?

O idIFF de um novo servidor somente  pode ser gerado 24 horas após à criação do seu e-mail institucional. Este é prazo para que a informação sobre o novo e-mail criado seja sincronizado com os sistemas que interagem com o idIFF.

 

Sou aluno novo, devo aguardar algum prazo para gerar meu idIFF?

Após conhecer seu número de matrícula é necessário aguardar até 5 dias úteis para criar um novo idIFF.

 

Desconheço ou desejo atualizar meu e-mail cadastrado no Sistema de Gestão Acadêmica, como devo proceder?

O e-mail cadastrado no Sistema de Gestão Acadêmica é onde você receberá link para criação ou alteração de senhas do idIFF. Para modificá-lo é necessário verificar o procedimento junto ao Registro Acadêmico do seu campus.

 

Acabei de atualizar meu e-mail no Sistema de Gestão Acadêmica , quando poderei criar ou alterar minha senha no idIFF?

Você deve aguardar 24 horas para criar ou alterar a senha do idIFF após ter atualizado o e-mail no Sistema de Gestão Acadêmica.

 

Devo aguardar algum prazo para utilizar meu idIFF após criar ou alterar minha senha?

Um novo idIFF somente pode ser utilizado nos dispositivos dos campi que utilizam Domínio Unificado e Rede wIFF 24 horas após sua criação. Entretanto, em dispositivos e Rede wIFF das dependências da Reitoria pode ser utilizado imediatamente.

Se o usuário, que já possui um idIFF, alterar sua senha, esta somente estará válida para utilização no Domínio UnificadoRede wIFF dos campi uma hora após sua modificação. Entretanto, nos dispositivos e Rede wIFF das dependências da Reitoria pode ser utilizada imediatamente.

Para os demais sistemas web como SUAP, IFF Drive, Central de Serviços e os demais não é necessário aguardar nenhum prazo, pois o idIFF já pode ser utilizado imediatamente após criação ou alteração de senha.

 

Minha senha do idIFF possui data de expiração?

Depende. A senha dos alunos expira a cada 6 meses. Neste momento você receberá um e-mail informando que é preciso recadastrar a senha, caso ainda possua vínculo institucional, ou seja, caso esteja matriculado.

Servidores não possuem esta rotina e podem utilizar sua senha do idIFF enquanto estiverem ativos na Instituição.

 

Fui servidor ou aluno do IFFluminense mas não possuo mais vínculo institucional, posso continuar utilizando meu idIFF?

Não. O idIFF somente pode ser criado e utilizado por servidores ativos e alunos matriculados.

 

Precisa de ajuda?

Clique aqui para acessar o Catálogo de Serviços de TIC e conhecer detalhes sobre o serviço.