Você está aqui: Página Inicial > Reitoria > Notícias > XII Mostra de Extensão IFF-UFF-Uenf e IV UFRRJ encerra semana de programação

XII Mostra de Extensão IFF-UFF-Uenf e IV UFRRJ encerra semana de programação

Rendas e Trabalho

Evento contou com palestras e mesas-redondas online, além da apresentação dos projetos de extensão das instituições organizadoras.
por Comunicação Social da Reitoria publicado 23/10/2020 18h09, última modificação 26/10/2020 12h07
Cerimônia de encerramento foi realizada pelo Youtube: no canto esquerdo, a cerimonialista Ana Carolina Freitas; no alto, à esquerda, Olney Motta, ao lado, Leonardo Muls; abaixo, à esquerda, Catia Viana, ao lado, Roberto Lelis.

A cerimônia de encerramento da XII Mostra de Extensão IFF-UFF-Uenf e IV UFRRJ foi realizada na tarde desta sexta-feira, 23 de outubro, com transmissão ao vivo pelo YouTube da Uenf.

Participaram do evento o pró-reitor de Extensão da Uenf, Olney Motta; a pró-reitora de Extensão do IFF, Cátia Viana; o coordenador de projetos de Extensão da UFF, Leonardo Muls e o pró-reitor de Extensão da UFRRJ, Roberto Carlos Costa Lelis.

Catia Viana destacou que a realização de eventos como esse é uma “atitude de resistência, para mostrar que a gente está aqui mesmo diante de tanto desafio”. Ela fez um destaque para os projetos de Extensão, enaltecendo o trabalho de coordenadores e estudantes. “Trabalhos que trazem este teor de resistência que a Extensão tem dentro das universidades. A Extensão vem numa crescente, mostrando sua participação, sua importância no processo formativo de cada um dos estudantes para que eles experimentem, para além de sua formação profissional e tecnológica, a Pesquisa e a Extensão como parte da sua formação”, disse.

Representando a UFRRJ, Lelis também ressaltou o lugar da Extensão em tempos de isolamento social. “As universidades públicas estão se reinventando e a gente percebe que a Extensão tomou um papel muito importante nas atividades das universidades de modo geral. Na UFRRJ, através da Extensão, tivemos a oportunidade de oferecer vários cursos e palestras online, desde abril, e neste curto espaço de tempo já certificamos mais de 30 mil pessoas. Então, a Extensão mostrou, mais uma vez, a importância dela como instrumento importante junto com o Ensino e a Pesquisa”.

“A Extensão está mostrando que ela está vencendo este desafio de continuar os seus projetos, os seus trabalhos. A gente está driblando o distanciamento social e continuando a fazer Extensão”, comentou Leonardo, da UFF.

Encerrando as falas, Olney Motta enfatizou o diálogo aberto entre a comunidade científica e a sociedade de maneira geral na compreensão do trabalho que é realizado e nas oportunidades que podem ser geradas. “Nada mais importante do que mostrar a pesquisa que é desenvolvida dentro das nossas instituições de ensino, que elas possam ser entendidas pela população de uma maneira mais tranquila e é isso que é a função da gente”.

A cerimônia foi encerrada com apresentação da Orquestra de Violões do IFF. Para assistir, assim como as palestras e mesas-redondas gravadas, acesse o canal da Uenf no YouTube. Já os projetos podem ser conhecidos no Instagram do evento.

A Mostra de Extensão foi realizada de 20 a 23 de outubro e a programação teve como tema “Rendas e trabalho: perspectivas e desafios”. Foram 1.445 participantes inscritos, 254 trabalhos nos eixos temáticos Comunicação, Cultura, Direitos Humanos e Justiça, Educação, Meio Ambiente, Saúde, Tecnologia e Produção e Trabalho, além de 23 trabalhos submetidos para a Ciranda Cultural, que reúne projetos dos programas de diversidade das instituições – os Núcleos de Estudos sobre Gênero, Diversidade e Sexualidade (Nugedis), os Núcleos de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (Neabi) e os Centros de Memória.

A Mostra faz parte da 17ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que este ano teve como tema "Inteligência Artificial: a Nova Fronteira da Ciência Brasileira".