Você está aqui: Página Inicial > Reitoria > Notícias > Atletas disputam finais de tênis de mesa e natação

Atletas disputam finais de tênis de mesa e natação

Jogos

Disputas foram emocionantes e muito comemoradas, na manhã desta quarta-feira, 30 de agosto, no ginásio do IFFluminense Campus Campos Centro.
por Comunicação Social da Reitoria publicado 30/08/2017 13h48, última modificação 31/08/2017 14h37
Show image carousel Final masculina do tênis de mesa em dupla.

Final masculina do tênis de mesa em dupla.

As partidas de tênis de mesa foram bonitas de se ver na manhã desta quarta-feira, 30 de agosto de 2017, no ginásio de esportes do IFFluminense Campus Campos Centro, pelo V Jogos dos Institutos Federais, Região Sudeste (V JIF Sudeste). A torcida compareceu e vibrou muito nas finais do individual e de dupla com provas bem disputadas.

Bolinha pra cá, bolinha prá lá, o tênis de mesa não parece nada fácil: concentração, equilíbrio, muita prática e habilidade marcam as partidas. E os competidores, tão jovens, deram um show!

No masculino, a final individual foi disputada entre o IF São Paulo e o IF Espírito Santo e quem levou a melhor foi São Paulo que, aliás, deixou sua marca no tênis de mesa neste V JIF Sudeste. Aos 15 anos, Bruno Delphini, do Curso Técnico em Informática (IFSP), conquistou a medalha de ouro em seu primeiro JIF. Ele joga desde os 11 anos de idade e participa de campeonatos paulistas. “Foi uma experiência legal, e tive como maiores adversários meus dois colegas também do IF São Paulo. Agora, é preparar para o Nacional”, diz.

Mas esta não seria a única conquista de Bruno nesta manhã de quarta-feira. Antes mesmo da hora do almoço ele conquistou também o primeiro lugar na disputa em dupla, ao lado do colega Rodrigo Faria, 17 anos, do Curso Técnico em Mecatrônica, que trouxe sua experiência de duas participações no JIF Regional, além de ser vice-campeão do Nacional em 2015 e 2016. É bom ficar de olho nesta dupla durante o JIF Nacional que acontece em outubro, em Poços de Caldas!

Na disputa da categoria feminina, se você leu a matéria de ontem sobre as irmãs do IFSP que iriam se enfrentar na final do individual, deve estar se perguntando: “afinal, quem venceu?”. Pois bem, desta vez a campeã foi Amy Sekimoto, que agora vai brigar pelo título nacional que, atualmente, pertence à irmã. “Fiquei muito nervosa e não esperava. Nossos jogos são sempre equilibrados e tive um pouquinho de sorte também”, acredita Amy. Mas não pense que é só isso... as duas, Amy e Mai, foram as vencedoras da final por dupla e, além do ouro, garantiram vaga nos jogos nacionais quando irão disputar o bicampeonato. “Foi uma partida difícil, ficamos nervosas com a torcida e as adversárias jogaram muito bem”, declaram as irmãs.

As adversárias são as atletas do IFFluminense, a dupla formada por Jasmyne Mussa, do Curso Técnico em Eletrotécnica, e Letícia Moraes, do Curso Técnico em Automação Industrial do Campus Campos Centro, que deram trabalho para as irmãs paulistas. O Instituto também marcou presença na final masculina por dupla. Os atletas Tiago Pinto, 17 anos, do Curso Técnico em Mecânica, e Luan da Silva, do Curso Técnico em Automação Industrial perderam para o IFSP e ficaram com o segundo lugar. “Foi uma partida boa. Agora vamos continuar treinando para o ano que vem”, ressalta Tiago.

Natação: As disputas na água terminaram também nesta quarta-feira. Na classificação geral feminina, deu Colégio Pedro II, em primeiro, IFFluminense, em segundo, e IF Espírito Santo, em terceiro. Na masculina, mais uma vez o Colégio Pedro II em primeiro, IF Espírito Santo em segundo e IFFluminense, em terceiro.

O resultado foi muito comemorado pelo técnico da equipe de natação do IFFluminense, Isac Ventapani da Hora. De acordo com ele, o grupo está passando por uma renovação e, por isso, optou-se por desenvolver mais o trabalho coletivo, garantindo participação no máximo de provas e sempre com no mínimo dois nadadores. “Todos fizeram o seu papel com muito empenho”, comemora. Um dos atletas da equipe formada por 17 nadadores para o V JIF Sudeste é Oriel Rodrigues, 18 anos, do Curso Técnico em Química do Campus Cabo Frio, que garantiu uma medalha de prata e uma de bronze. “Achei a competição com um nível bem pesado e gostei bastante”, diz.

O Colégio Pedro II brilhou na competição. Só a atleta Ludmila Nardaci, 16 anos, ganhou cinco medalhas de ouro. “Estou muito feliz. Treinei bastante para melhorar meus tempos e é muito bom ver todo mundo unido e torcendo um pelo outro. Faz com que a gente cresça como ser humano. Vou treinar mais para o Nacional”, declara.

Com o ouro no peito pelo revezamento 4x50m medley, o atleta Claudio Pimentel, 18 anos, do Curso Técnico em Mecânica do IFES, comemora a conquista. “Agora é treinar bastante para o Nacional”. Ele também ganhou bronze no 50m borboleta. “Algumas provas eu fiquei satisfeito, outras não. Dá para melhorar”, ressalta.

Os resultados da última etapa foram:

100m costas feminino: 1º CPII, 2º IFSP, 3º IFES

100m costas masculino: 1º CPII 2º IFES 3º CPII

50m borboleta feminino: 1º CPII 2º IFSP 3º IFES

50m borboleta masculino: 1º CPII 2º IFFluminense 3º IFES

100m livre feminino: 1º CPII 2º CPII 3ºIFSP

100m livre masculino: 1º CPII 2º IFES 3º IFES

4x50m medley feminino: 1º CPII 2º IFFluminense 3º IFES

4x50m masculino: 1º IFES 2º CPII 3º IFSP

Acompanhe tudo sobre o V JIF na página oficial do evento AQUI.

Veja o álbum de fotos AQUI.