Você está aqui: Página Inicial > Reitoria > Diretorias Sistêmicas > Diretoria de Comunicação > Informativo Eletrônico do IFFluminense (InFForme) > InFForme nº 12 > Projeto Inovar estimula estudantes na criação de produtos inovadores

Projeto Inovar estimula estudantes na criação de produtos inovadores

por Comunicação Social do Campus Santo Antônio de Pádua com Reitoria publicado 08/11/2016 12h47, última modificação 08/11/2016 12h47
Campus Santo Antônio de Pádua desenvolve um projeto de empreendedorismo chamado "Inovar", que tem como objetivo a criação, o desenvolvimento e o lançamento de um novo produto pelos estudantes.

Desenvolver produtos originais, melhorá-los, modificá-los e trabalhar novas marcas são exigências de um mercado que se transforma todos os dias em virtude das mudanças das preferências dos consumidores, do avanço da tecnologia e das ações da concorrência. O atual cenário competitivo não só exerce pressão sobre as empresas para inovações, como também para produzi-las mais depressa.

Nesse contexto, o Campus Santo Antônio de Pádua desenvolve um projeto de empreendedorismo chamado "Inovar", sob a coordenação do professor Fábio da Silva Eiras, e que tem como objetivo a criação, o desenvolvimento e o lançamento de um novo produto pelos estudantes, com base nos conceitos e nas ferramentas abordados durante o curso.

Os resultados das atividades foram apresentados durante o evento "Inovar 2016", realizado no dia 19 de outubro, na sede do campus. Quatro grupos formados pelos alunos do 2º ano do Curso Técnico em Administração fizeram o lançamento de seus produtos desenvolvidos ao longo das aulas. Na ocasião, eles utilizaram diversos programas de Marketing para promover suas inovações, tais como demonstrações, sorteios de brindes, propaganda impressa e audiovisual.

De acordo com o coordenador, “o 'Projeto Inovar' possibilitou a ação prática do que foi visto durante todo o segundo ano, integrando diversos conceitos e áreas do curso. Os alunos apresentaram, de maneira tangível, os elementos de alguns componentes curriculares como, por exemplo: Marketing, Gestão da qualidade, empreendedorismo, etc. Sem dúvida, a primeira edição do Projeto Inovar foi um sucesso”, ressalta Fábio.

Os produtos lançados pelos alunos foram: Bluber: uma calça legging para academia que se transforma em blusa para as pessoas que fazem exercícios físicos. É um produto dois em um; Ergoportes: consiste em um suporte para carteiras escolares feito à base de madeira, com um leve tom envernizado, contando com uma rosca borboleta na parte inferior que serve para o ajuste do produto, mantendo-se fixo na superfície da mesa; Solafast: uma junção entre uma palmilha e a meia, sendo uma combinação que facilita o uso de calçados; Revell Beer: trata-se de um hambúrguer que tem a sua carne preparada com cerveja artesanal. A empresa também oferece hot-dog com molho acervejado.

A equipe Ergoportes destacou que a participação no evento foi uma experiência única. “As habilidades só são aprimoradas com a prática, e poder transformar todo o nosso conhecimento teórico em algo realmente prático e visível para as pessoas é muito bacana. Todo bom profissional só se torna bom mesmo quando vence seus limites e alcança suas metas, e assim foi o projeto”.

A estudante Adriana Molina concorda com os colegas e acredita que foi uma experiência muito boa porque, segundo ela, "você vê a dificuldade que é lançar o produto no mercado, principalmente pela marca ser nova e não ser conhecida entre as pessoas; percebe o cuidado que se deve ter com os gastos da empresa, como, por exemplo, na questão do estoque da matéria-prima do produto; o preço que deve ser acessível; e a qualidade do produto, que deve ser a melhor possível, para satisfação do cliente”, diz.

A ideia agora é realizar o mesmo trabalho com os demais alunos do curso.

“O evento Inovar exemplifica a importância do protagonismo dos estudantes frente ao desafio da integração. O fato de eles construírem produtos inovadores oportuniza o diálogo entre os diversos conhecimentos humanísticos e tecnológicos. Dessa forma, efetivamos a formação cidadã plena, esta descrita nas diretrizes dos Institutos Federais. Parabéns aos alunos, à Coordenação de Administração e aos demais servidores envolvidos!", destaca Arthur Rezende da Silva, diretor-geral do campus.

Veja abaixo as fotos dos projetos:

Bluber:

Equipe do projeto Bluber