Você está aqui: Página Inicial > Reitoria > Diretorias Sistêmicas > Diretoria de Comunicação > Informativo Eletrônico do IFFluminense (InFForme) > InFForme n° 13 > Campus Cabo Frio oferece oficina de serigrafia para alunos

Campus Cabo Frio oferece oficina de serigrafia para alunos

por Comunicação Social do Campus Cabo Frio publicado 26/12/2016 11h14, última modificação 26/12/2016 11h15
Os professores Bruno Pereira e Henrique Selani implementaram um projeto de assistência estudantil para os alunos: a oficina de serigrafia Paulo Freire, inspirado no projeto de extensão Círculos de Cultura, protagonizado por Paulo Freire, na década de 60.

Campus Cabo Frio oferece oficina de serigrafia para alunos

(O coordenador da oficina, professor Bruno e o bolsista Wandley mostram a placa para o processo de estamparia das camisas)

O projeto foi estruturado para ser itinerante, ou seja, não há quantidade de vagas fixas, apesar de participarem 10 integrantes regulares, além de dois alunos bolsistas. O projeto é autogerido por todos os participantes, com base no cooperativismo e na igualdade, que repassa o conhecimento para quem quiser aprender. Assim, o interessado em aprender a técnica pode passar pela Casa de Artes e participar da oficina quando quiser. O principal propósito é integrar os alunos ao cotidiano da escola com atividades para além da sala de aula, fazendo que se sintam parte da comunidade acadêmica.

Segundo o professor Bruno, essa oficina é um espaço de significado, que atrai os jovens para beneficiá-los. “Dessa forma, conseguimos angariar um sentimento de comunhão com a escola, tirando o jovem da ociosidade e das consequências desse ócio”, explica o professor.

Para Wandley Carvalho, aluno do curso de hospedagem e bolsista do projeto, trabalhar com a serigrafia tem sido importante para ter outro olhar sobre a representatividade da escola. “Quando ingressei no Instituto, comecei a ter um problema de desinteresse pelas aulas, fazia muita bagunça e não queria nada! A oficina recuperou minha autoestima, e agradeço ao Bruno que me ajudou a valorizar este espaço”, revela o aluno.

Inicialmente, a oficina produzia camisas para projetos e eventos realizados dentro da escola, atendendo a uma demanda interna. Com a repercussão positiva do trabalho, surgiu a ideia de criarem grife de camisas. Assim, na próxima semana, serão lançadas as marcas CDD Moda Debate e Família Kreyze Moda Rolé. A identidade das grifes se propõe a divulgar a compreensão da realidade política e social local. As camisas serão vendidas a preço de custo para investir no próprio projeto.

O intuito, posteriormente, é ampliar a oficina de serigrafia como projeto de extensão para ser apresentado em outros campi, como já ocorreu no Campus São João da Barra e em escolas públicas da região.

Comunicação Social do Campus Cabo Frio