PROGRAMAS
Programa de Formação para Gestores
O Programa de Formação para Gestores foi concebido com o objetivo de preparar os gestores para os desafios da administração e das atividades educativas do IFFluminense. Além da reflexão sobre a prática e da aquisição de conhecimentos sobre os processos de gestão da instituição, o programa, numa perspectiva mais abrangente, visa também discutir sobre os rumos da Educação Profissional e Tecnológica no âmbito do ensino, da pesquisa, da inovação e da extensão.
O Programa visa a oferta de ações de desenvolvimento nas temáticas: liderança, gestão e desenvolvimento de equipes, gestão do tempo, comunicação, visão sistêmica dentre outros.
Os módulos são realizados de acordo com o surgimento das demandas e oportunidades no decurso da gestão.
Ações já desenvolvidas:
- Módulo I: Macrofluxos e SUAP: Principais funcionalidades para os Gestores (realização: 05/2016; público-alvo: Pró-reitores e Diretores)
- Módulo II: Sindicâncias e Processos Administrativos Disciplinares (realização: 08/2016; público-alvo: Pró-reitores e Diretores);
- Módulo III: Novo Marco Legal da Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) e a Tríplice Hélice: O Código Nacional de Ciência e Tecnologia e Inovação do Brasil (realização: 05/2017; público-alvo: Pró-reitores e Diretores)
- Curso de Curso Liderança e Desenvolvimento de Equipes/ESAF (realização: 11/2018; público-alvo: Pró-reitores, Diretores e Coordenadores)
Programa de Formação para os servidores da Gestão de Pessoas
Programa desenvolvido em virtude da descentralização das atividades para os campi, com o objetivo de orientar, uniformizar procedimentos e esclarecer dúvidas para o aprimoramento das ações das diretorias/coordenações de Gestão de Pessoas em consonância com a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas.
O programa é organizado em módulos que são realizados de acordo com o surgimento das demandas e necessidades.
Ações já desenvolvidas:
- Módulos de treinamento da gestão de pessoas dos campi: Rotinas relativas aos Módulos SIAPE, SIAPENET e SIGAC, Cadastro, Bolsa Capacitação e Estagiário e principais funcionalidades do SUAP para a Gestão de Pessoas (realização: agosto/2016; público-alvo: Servidores da Gestão de Pessoas dos campi e Reitoria)
- Capacitação sobre Folha de Pagamento e Alteração dos Fundamentos Legais de Aposentadorias no SIAPECad e Averbações (realização: janeiro/2019; público-alvo: Servidores da Gestão de Pessoas dos campi e Reitoria)
- Capacitação sobre a Reforma da Previdência do Servidor Público (realização: janeiro/2021; público-alvo: Servidores da Gestão de Pessoas dos campi e Reitoria)
- Formação de gestores de pessoas – Módulo 1 (realização: setembro a dezembro/2018; público-alvo: servidores da PROGEP)
- Cursos em parceria com a Enap:
- Gestão de Pessoas: Fundamentos e Tendências (realização: setembro/2017; público-alvo: servidores da Gestão de Pessoas dos campi e Reitoria)
- Gestão por Competências (realização: setembro/2018; público-alvo: servidores da Gestão de Pessoas dos campi e Reitoria)
- Elaboração de Planos de Capacitação (realização: agosto/2019; público-alvo: servidores da Gestão de Pessoas dos campi e Reitoria)
- Atuação Estratégica de Equipes de Gestão de Pessoas (realização: agosto/2020; público-alvo: servidores da Gestão de Pessoas dos campi e Reitoria)
- Planejamento das Ações de Capacitação com Base em Competência (realização: dezembro/2020; público-alvo: servidores da Gestão de Pessoas dos campi e Reitoria)
Programa de Recepção de Novos Servidores
O Programa foi concebido na perspectiva de acolhimento e recepção dos servidores que ingressam na instituição com o objetivo de oferecer oportunidades de ampliação de seus conhecimentos, integração ao ambiente institucional e compreensão das especificidades do serviço público, da dimensão da educação profissional e tecnológica e do papel da instituição. O Programa é realizado nos seguintes momentos:
- Convocação e apresentação do candidato;
- Posse coletiva e seminário de integração;
- Acolhimento no campus/unidade de exercício;
- Curso de Formação para os Novos Servidores do IFFluminense.
A recepção do novo servidor é o início do processo de socialização institucional, período em que se pretende auxiliar o novo servidor a se adaptar à cultura organizacional da instituição. Inicia desde a convocação do candidato, por meio de contato telefônico, envio de e-mail, apresentação presencial e esclarecimento de todas as dúvidas sobre seu ingresso, sempre com cordialidade e receptividade.
Em seguida, ocorre a Cerimônia de Posse Coletiva e Seminário de Integração (busca-se, sempre que possível, promover a posse de um grupo de servidores para que se possa realizar a cerimônia), momento em que o candidato é convidado previamente a comparecer com a presença de familiares, se assim desejar, para tomar posse e receber informações sobre o seu ingresso. O evento inicia com uma apresentação de grupos culturais da própria instituição, seguido das boas-vindas do reitor, destacando a missão, vocação e importância da instituição, a responsabilidade e o valor do trabalho de cada servidor, entre outros assuntos e, por fim a assinatura do termo de posse pelo novo servidor, reitor e pró-reitor de Gestão de Pessoas. Nesse momento, o novo servidor recebe um pin do IFF, como marca registrada da instituição. Após uma pausa para o coffee break de socialização, os novos servidores participam do seminário de integração, que consiste em: apresentação em linhas gerais da rede federal de educação profissional e tecnológica, do Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI e da história da instituição, informações sobre a carreira dos docentes e/ou TAEs, primeiras informações sobre a atuação, finalizando com uma conversa coletiva com a psicóloga da reitoria.
O acolhimento continua com a apresentação no campus de exercício. Antes da chegada do novo servidor, com o objetivo do acolhimento e do desenvolvimento do pertencimento ao campus e ao IFFluminense, são dadas as seguintes orientações: a Gestão de Pessoas do campus deve preparar um itinerário de apresentações ao novo servidor (apresentar o diretor, o campus, a chefia imediata do setor de trabalho, etc); informar com antecedência à chefia imediata que irá receber o novo servidor e orientar quanto aos procedimentos; dar as orientações iniciais, fazer as devidas apresentações e conduzi-lo ao setor de trabalho; no setor de trabalho, a chefia imediata deve recebe-lo, apresentar de forma geral as atribuições do setor, horário de trabalho, informar quais serão suas atribuições e direcionar um servidor para auxiliar na ambientação.
O Curso de Formação para os Novos Servidores do IFFluminense é ofertado em caráter obrigatório durante o período de estágio probatório dos servidores e é organizado em módulos, na modalidade semipresencial. Os módulos a distância são desenvolvidos na plataforma Moodle da Escola de Formação e abordam os seguintes temas: a Educação Profissional e Tecnológica e os Institutos Federais; direitos e deveres do servidor; a diversidade na instituição; princípios e processos administrativos disciplinares e os planos de carreira dos servidores. Além disso, faz parte do programa, o curso de Ética e Serviço Público ofertado, a distância, pela ENAP. Os encontros presenciais têm por objetivos principais: a integração entre os novos servidores; a apresentação da instituição, dos gestores, dos campi em que os novos servidores atuam, de informações sobre rotinas administrativas e sistemas e de aproximação com a Pró-reitoria de Gestão de Pessoas.
O Programa de Recepção dos Novos Servidores é um preceito institucional e está contemplado no Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI 2018-2022. Link: http://portal1.iff.edu.br/acesso-a-informacao/plano-de-desenvolvimento-institucional-pdi-1
Programa ENAP em Rede em parceria com o IFFluminense
O Programa ENAP em Rede é uma estratégia de oferta descentralizada de capacitações da ENAP, por meio de cursos de desenvolvimento técnico e gerencial destinados a servidores públicos do Executivo Federal distribuídos no território nacional e, de forma complementar, servidores dos poderes executivos estaduais e municipais. A parceria com o IFFluminense teve início em 2015 por meio de Acordo de Cooperação Técnica firmado entre a ENAP e o CONIF. Em 2019, a fusão entre a ESAF e a ENAP possibilitou a ampliação da oferta de cursos e também novos temas. Os cursos serão coordenados, no IFFluminense, pela Escola de Formação e ofertados gratuitamente, para até 40 (quarenta) servidores por turma, organizados da seguinte forma:
- 20 vagas destinadas aos servidores do IFFluminense;
- 20 vagas destinadas aos demais servidores públicos municipais, estaduais e de outros órgãos federais.
Desde o início da parceria, em 2015, foram realizados mais de 30 cursos, com aproximadamente 450 servidores capacitados.