Apresentação

por Comunicação Social da Reitoria publicado 09/05/2017 16h16, última modificação 13/04/2022 11h03

 A formação continuada deve ser permanente na vida e no decorrer do exercício de uma profissão, podendo se apresentar em diferentes formatos e por meio de diferentes recursos presenciais ou a distância. Segundo Nóvoa (1992, p.25), “[...] Estar em formação implica um investimento pessoal, um trabalho livre e criativo sobre os percursos e os projetos próprios, com vistas à construção de uma identidade, que é também uma identidade profissional”. Para tanto, é preciso que se ampliem oportunidades formais e não-formais1 em que os trabalhadores possam trocar suas experiências, seus saberes e pontos de vista.

 Compreendendo a importância primordial da formação para o desenvolvimento dos servidores, professores e técnico-administrativos em educação, o IFFluminense vem, ao longo dos anos, investindo em capacitação e na elevação dos níveis de formação de seus servidores. Na certeza de que a formação deve ser permanente, especialmente numa instituição cujos profissionais lidam com a construção, produção e disseminação do conhecimento, o IFFluminense inaugura a Escola de Formação Continuada dos Trabalhadores da Educação.

 Concebida com objetivo de promover formação continuada aos trabalhadores públicos, em especial, os trabalhadores da educação, a Escola de Formação Continuada dos Trabalhadores da Educação foi criada em 17 de março de 2015 sendo um dos cinco pilares do Centro de Referência em Tecnologia, Informação e Comunicação em Educação do IFFluminense, de acordo com a Resolução N.º 10/2015. Tendo em vista a implementação de ações educacionais e públicas que buscavam contribuir para alavancar o pleno desenvolvimento do território de abrangência do IFFluminense, a Escola de Formação iniciou a promoção de ações, tais como: cursos presenciais, semipresenciais ou a distância; grupos permanentes de estudos e eventos técnico-científicos.

 Em 2016, os setores que compõem a Reitoria passaram por reformulações, dentre elas, a integração da Escola de Formação Continuada dos Trabalhadores da Educação à Pró-Reitoria de Desenvolvimento da Convivência Humana, por meio da criação da Diretoria da Escola de Formação, do Desenvolvimento e do Bem-Estar do Servidor, tendo em vista a necessidade de organização e sistematização das ações de formação continuada já instituídas e o desenvolvimento de novas ações de capacitação voltadas para os servidores do IFFluminense.

 Entendendo que a formação continuada para os profissionais da educação do IFFluminense, de diferentes áreas de formação, mas de mesmo campo de atuação, é indispensável, esta deve ser compreendida como dever e, ao mesmo tempo, como direito dos servidores. Nesse aspecto, a Escola de Formação busca implementar ações norteadas pelo Decreto 5.707/2006 que institui a Política e as Diretrizes para o Desenvolvimento de Pessoal da administração pública federal, que apresenta inúmeras diretrizes no sentido de incentivar, apoiar e promover ações de formação continuada garantindo esse direito aos servidores.

 Com foco principal na demanda interna, a Escola de Formação possibilita a participação de servidores das esferas federal, municipal e estadual em algumas ações por ela promovidas, mantendo assim, o compromisso de promover formação continuada aos trabalhadores públicos do território de abrangência do IFFluminense.

Objetivos da Escola de Formação Continuada dos Trabalhadores da Educação 

1. Objetivo geral:

Promover ações de formação continuada em parceria com as pró-reitorias, campi do IFFluminense, poder público e outras Instituições formadoras prioritariamente para os trabalhadores da educação do IFFluminense (docentes e técnicos administrativos em educação). 

2. Objetivos específicos:
  • Promover, apoiar e viabilizar cursos presenciais, semipresenciais e a distância, com oferta institucional ou em parceria com outros órgãos e instituições, com base na demanda interna;

  • Promover a capacitação dos novos servidores do IFFluminense;

  • Promover programas de formação para gestores;

  • Valorizar produções científicas e resultados de pesquisas realizadas pelos trabalhadores da educação do IFFluminense, promovendo eventos técnicos e científicos, divulgando estudos e democratizando resultados.


 

(1 Educação formal de acordo com Libâneo (2005) é aqui considerada como presente no ensino escolar institucionalizado, cronologicamente gradual, hierarquicamente estruturado, objetivos claros e específicos, depende de uma diretriz educacional centralizada como o currículo. A educação não-formal, qualquer tentativa educacional organizada e sistemática que, normalmente, se realiza fora dos quadros do sistema formal de ensino.)


 

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