Notícias
Oficinas movimentam a I Semana da Licenciatura em Música do Campus Guarus
Ensino de música em foco
A I Semana da Licenciatura em Música teve as suas atividades iniciadas nesta segunda-feira (21) e movimentou o Campus Campos Guarus até a noite de quarta, 23 de novembro de 2016, com palestras, mesas-redondas e palestras, entre outras atividades. No segundo dia de atividades (22), oficinas voltadas para o ensino de música nas escolas e para o estudo da percussão reuniram estudantes e profissionais da música nesta tarde.
Intitulada "Educamusicando: Educação Musical", a oficina, ministrada pelo professor Gustavo França (Centro Universitário de Barra Mansa - UBM), buscou mostrar aos participantes alguns caminhos possíveis para que se ensine música em diferentes contexto e para diferentes públicos. "Quando o aluno toca algo de que ele gosta, ele se interessa mais. É uma porta de entrada para a música. O professor precisa ter um bom repertório para abrir esses caminhos para chegar ao aluno e, depois, circular por outros estilos", afirma o professor.
Já no Espaço Musical do campus, o professor André Mendes (Universidade Federal de São João del-Rei - UFSJ) ministrou a oficina "Percussão: rítmica brasileira", na qual apresentou estratégias para tornar mais claro para o alunado em geral o estudo da percussão. "É interessante brincar com a percussão imitando, com a boca, o som que o instrumento realiza, mexendo com as onomatopeias", comenta André, que executou dinâmicas simples para se explicar outros conceitos específicos da música, como ritmo, pulso e contratempo.
Professor André Mendes (de azul) ministrando a oficina "Percussão: rítmica brasileira".
A Semana parece ter sido proveitosa para para os estudantes da Licenciatura em Música. Nathália Guimarães, 31, é aluna do curso e diz que optou pela oficina "Educamusicando" porque deseja ampliar suas visões sobre o ensino de música. "Eu já entrei na graduação visando à educação musical. Aproveitei esta oficina para aprender um pouco mais, já que ensino música para a educação infantil", comenta a aluna.
De acordo com professor e coordenador da Licenciatura, Adler Tatagiba, o objetivo do evento foi de fortalecer o curso e integrá-lo com profissionais de outras instituições de ensino. “Não podemos ficar fechados no nosso campus; procuramos trazer profissionais com formação em música e que atuam em outras instituições, pois esse contato é muito importante para o nosso curso, que é recente e precisa ser fortalecido. Música não é só entretenimento, é ciência e conhecimento”, ressalta o coordenador.
A culminância do evento contou com a apresentação artística Power Tio (Álvaro Manhães e convidados), no auditório Roberto Jorge de Faria.
Comunicação Social da Reitoria