CAMPUS CAMPOS GUARUS

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Projetos de Pesquisa

por Ascom Campos Guarus publicado 08/12/2015 14h43, última modificação 03/08/2021 11h05
Conheça os projetos de pesquisa do campus Guarus

A música indígena nos arredores da cidade de Campos dos Goytacazes e seu ensino

Coordenador: Thomas Fontes Saboga Cardoso

Resumo:  O presente projeto propõe a pesquisa à arte, cultura e música indígena nas cercanias da cidade de Campos dos Goytacazes, objetivando na sequencia a criação de material didático para o ensino de tais manifestações no Ensino Básico Brasileiro e ajudando assim a cumprir as determinações da lei 11645 de 10 de março de 2008 e do parágrafo segundo do artigo 26 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB).

 

Ambiente de Exploração de Informação na Web Semântica

Coordenador: Thiago Ribeiro Nunes

Resumo: A alta disponibilidade e diversidade da informação na Web trazem tanto oportunidades quanto desafios. Se por um lado, nunca foi tão fácil obter acesso à informação, por outro lado, ainda não possuímos ferramentas que forneçam um suporte satisfatório às tarefas de exploração em diversas áreas de conhecimento. Um exemplo expressivo encontra-se na área de  publicações acadêmicas, onde, uma massiva quantidade de dados é disponibilizada por diversas organizações, porém, a falta de uma ferramenta de exploração com visualizações interativas que suportem a filtragem, interpretação, análise e compreensão dessa informação acaba deixando-a fora de uso no seu pleno potencial. Com o objetivo de preencher essa lacuna, foi proposto em (NUNES, 2017) um modelo formal de exploração e a ferramenta Xplain que fornece um conjunto de operações mais amplo quando comparada às ferramentas do estado-da-arte. Nesse contexto, dando continuidade a pesquisa realizada em (NUNES, 2017), o presente projeto propõe o desenvolvimento de novas visualizações interativas para a ferramenta Xplain que deem suporte adequado às tarefas de busca e exploração de dados acadêmicos. A implementação das visualizações se dará de forma iterativa e incremental, com avaliações com usuários ao final de cada iteração. Como resultados dessa pesquisa, o presente projeto propõe a implementação de uma nova interface com visualizações para exploração de dados de publicações acadêmicas e estudos com usuários a fim de validar, tanto a utilidade das visualizações na descoberta de informação acadêmica, quanto a adequação do modelo de exploração subjacente.

 

Análise de Eficiência Energética no Instituto Federal Fluminense campus Guarus utilizando o Software EnergyPlus


Coordenador: Luiz Mauricio Lopes de Andrade Junior

Resumo:  Nos últimos anos houve uma crescente redução orçamentária de verbas destinadas a custeios e investimentos nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. Por outro lado, a oferta de novos cursos por essas instituições promove o aumento de despesas imprescindíveis como faturas de água, energia elétrica e limpeza, o que evidencia o desbalanceamento entre a oferta e demanda de recursos destinados a estas instituições. Nesse contexto, a eficiência energética tem se mostrado como uma estratégia eficaz para o gerenciamento da energia elétrica e redução dos custos relacionados ao seu consumo. Além disso, a utilização de softwares computacionais é amplamente utilizada para o diagnóstico energético das edificações, permitindo a análise de desempenho de medidas de eficiência sem de fato implementá-las. Isto posto, este projeto tem como objetivo realizar uma simulação energética do Bloco D do Instituto Federal Fluminense campus Guarus, utilizando o software EnergyPlus. A metodologia utilizada baseia-se na realização de uma maquete em 3D do bloco em estudo para posterior análise de desempenho de medidas de eficiência energética (substituição do sistema de iluminação e condicionamento de ar por outros mais eficientes, implementação de películas de controle solar nos vidros e alterações construtivas na edificação). Espera-se como resultado desta pesquisa a elucidação das soluções com melhor viabilidade econômica de execução na edificação em estudo.
 

Análise do perfil de egressos do curso de bacharelado em Engenharia Ambiental do Instituto Federal Fluminense campus Campos Guarus.

Coordenadora: Flavia Tatiana Fortunato Ferreira

Resumo: A realização do acompanhamento dos egressos da IES é de fundamental importância para seu desenvolvimento estratégico, pois revela suas potencialidades e limitações, sendo assim possível aprimorar a estrutura político-pedagógica e a gestão da instituição, fortalecer a missão institucional e melhorar a qualidade dos serviços ofertados. O presente projeto tem como objetivo a realização da pesquisa de egressos do curso de Engenharia Ambiental do Instituto Federal Fluminense Campus Campos Guarus e a montagem de um repositório unificado de informações, de forma a viabilizar análises e levantamentos sobre a relação dos egressos com o mundo do trabalho e com a sociedade.

Avaliação bibliográfica sobre o Rio Paraíba do Sul, análise dos impactos ambientais observados e, desenvolvimento de estratégias de mitigação desses impactos

Coordenadora: Monica Maciel Elias

Resumo: Segundo a Política Nacional de Recursos Hídricos, a água é um elemento indispensável à vida em todas as suas manifestações. Apesar disso, o Rio Paraíba do Sul que percorre 1.137 quilômetros desde a Serra da Bocaina, no Estado de São Paulo, passando pelos estados de Minas Gerais e, por último, do Rio de Janeiro, sofre inúmeros impactos ambientais por esse trajeto. A poluição recebida afeta a qualidade de suas águas devido ao lançamento de aproximadamente um bilhão de litros de esgoto doméstico, hospitalar, sanitário, efluentes industriais e da agricultura que, dispensam elevada carga orgânica bem como sólidos em suspensão. Este trabalho se destina a estudar a documentação que descreve esses impactos e a traçar um levantamento de alternativas para a remediação desse problema. 

 

DIAGNÓSTICO AMBIENTAL DE NASCENTES EM AFLUENTES DO RIO MURIAÉ

Coordenador: Osmane Pessanha Ribeiro

Resumo:  O presente projeto se aterá ao diagnóstico ambiental de nascentes degradadas situadas no entorno da foz do rio Muriaé, notadamente as que contribuem para o aporte hídrico microbacias, considerando que processam, em condições de preservação e florestamento, significativos volumes de água de chuva recebidos anualmente. A região de abrangência do projeto englobará o entorno norte e noroeste da sede municipal de Campos dos Goytacazes R.J. - 15 km da porção terminal do rio Muriaé. A coleta de dados de campos servirá de base técnica para a implementação de projetos executivos voltados à restauração de matas nativas na região. A metodologia a ser empregada envolverá uma série de levantamentos de campo no âmbito físico, químico e biológico. O tratamento das informações obtidas nos indicará qual será o caminho a ser trilhado com vistas à recomposição dos ecossistemas florestais nativos e das fisionomias de origem das nascentes estudadas.

Elaboração e execução do plano de gerenciamento de resíduos químicos para os laboratórios de química e biologia do Instituto Federal Fluminense Campus Campos Guarus.

Coordenadora: Adriana Lima de Sousa

Resumo: O presente projeto visa a elaboração e execução do plano de gerenciamento de resíduos químicos para os laboratórios de química e biologia do Instituto Federal Fluminense Campus Campos Guarus. Parte do pressuposto desafio de fornecer ferramentas para auxiliar na tomada de decisão de gestão de resíduos à luz da legislação vigente, contribuindo assim para proteção da saúde dos usuários dos laboratórios e na diminuição dos riscos ao meio ambiente.

 

Otimização do Problema de Corte Unidimensional via Web

Coordenador: Andre Soares Velasco 

Resumo: O projeto tem como objeto de estudo um clássico dos Problemas de Corte e Empacotamento e de considerável relevância no âmbito da Pesquisa Operacional, conhecido como Problema de Corte Unidimensional (PCU) (GILMORE; GOMORY, 1961). O PCU possuem grande aplicabilidade em diversos setores produtivos que consideram as ações de corte na transformação de materiais em produtos semiacabados ou finais, tais como: construção civil, metal mecânico, moveleiro, entre outros. Sendo o PCU relacionado à classe NPdifícil, isto impõe relativa dificuldade a utilização de métodos exatos para obter solução em instâncias de grande porte do problema. Neste caso, algoritmos heurísticos são utilizados com relativo sucesso e propõe-se implementar algoritmos fundamentados na metodologia Reactive Greedy Randomized Adaptive Search Procedure (GRASP Reativo) para tratar o PCU (VIEIRA NETO et al.,2010). Considerando, também, que uma tendência na área de pesquisa em tecnologia atual é a disponibilização de códigos, instâncias e resultados, de forma a alavancar a replicabilidade da pesquisa, a utilização de algoritmos e resultados pela comunidade científica (BISONG, 2019). Dessa forma, entende-se que os algoritmos projetados e implementados devem estabelecer avanços para o estado-da-arte, mas também estejam disponíveis para serem replicados, testados e adaptados por outros pesquisadores e desenvolvedores, preferencialmente, de forma online e integrada. Posto isto, além dos testes computacionais em instâncias da literatura e instâncias práticas retiradas de fábricas e do setor da construção civil que são utilizados na avaliação de desempenho dos algoritmos, o projeto considera o escopo de viabilizar um ambiente computacional na internet, de fácil utilização e direcionado a setores produtivos que se defrontam com o PCU na organização planejamento operacional.

Projetos de Jovens Talentos para a Ciência

A prática para entender a teoria

Coordenadora: Talita Neme Lima Santos Lopes

Resumo: Pretende- se com esse projeto desenvolver algumas experiências práticas simples, que possam auxiliar os estudantes do ensino médio a entender algumas teorias básicas da física, principalmente do ramo da eletricidade. O público alvo será os alunos do ensino médio, inicialmente os alunos da própria Instituição, pretendendo no decorrer do projeto atender alunos só Ensino Médio (e possivelmente do Ensino Fundamental) de outras Instituições também.

Agenda de Oportunidades

Coordenador: Thiago Ribeiro Nunes

Resumo: O projeto consiste no desenvolvimento de um aplicativo que auxilie a divulgação de oportunidades de estágio, emprego e bolsa para estudantes do Instituto Federal Fluminense. Para isso, o aplicativo deverá permitir: 1 - cadastro de perfis de alunos e seus interesses; 2 - empresas e oportunidades; 3 - divulgação de oportunidades recentes; 3 - buscas e filtros de oportunidades; 4 - Links para inscrição em processos seletivos.

Educação Patrimonial no Centro de Memória do Campus Campos-Guarus

Coordenador: Gustavo Gomes Lopes

Resumo:  A proposta visa à implementação de ações de Educação Patrimonial do Centro de Memória do Campus Campos-Guarus através do desenvolvimento de ações extensionistas relacionadas ao patrimônio cultural e histórico da cidade de Campos dos Goytacazes. A partir da mobilização de docentes, técnicos e estudantes relacionados às áreas de Licenciatura em Geografia, Licenciatura em Música, Engenharia Ambiental, Arquitetura e Urbanismo, Sistemas de Informação e Design Gráfico e cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio, as atividades se desenvolvem em dois núcleos: (1) apropriação significativa do patrimônio cultural e histórico urbano e (2) experiências educativas com repositórios arquivísticos digitais. As principais ações propostas são: visitações; oficinas; ciclo de palestras e seminários; digitalização de documentos e criação de repositório arquivístico digital; produção de material didático. As ações estão pautadas pela abordagem interdisciplinar que articula a concepção de educação patrimonial como um processo de mediação que supere à visão ""monumentalizadora"" do patrimônio cultural, reconhecendo-o como um campo de conflito e buscando a inserção significativa dos bens culturais nos espaços de vida das pessoas e dos grupos de pertencimento social. Por um lado, objetiva-se a valorização da referência ao território como espaço educativo e, por outro, a promoção do patrimônio cultural no âmbito da educação formal. O público participante pretendido será, preferencialmente: estudantes e educadores da rede pública de educação básica; estudantes de cursos de licenciatura de ciências humanas e sociais."

Desenvolvimento de micro-estações meteorológicas para identificação e monitoramento de microclimas urbano na região de Campos dos Goytacazes

Coordenador: Rogério Avellar

Resumo: O município de Campos dos Goytacazes, situada no norte fluminense, é a maior em extensão do estado do RJ e possui 463.731 habitantes. Atualmente esta região vem sofrendo transformação devido às instalações do Complexo Industrial do Porto do Açu e das atividades decorrentes do Pré-Sal. O monitoramento ambiental vem sendo acompanhado por instituições nacionais, estaduais e locais. No que tange aos dados meteorológicos, a aquisição é feita por essas instituições por meio de equipamentos caros e para fins de implementações de atividades de manejo e pesquisas. Nesse sentido, este projeto tem como objetivo pesquisar e desenvolver estações meteorológicas de baixo custo para a recepção, armazenamento e processamento de dados para identificação de microclimas na região de Campos dos Goytacazes-RJ. É uma proposta de extrema relevância para o monitoramento e a agenda ambiental dos municípios, onde será possível compreender e correlacionar fenômenos climáticos da região, e também servir de fonte para outros estudos uma vez que todos os dados estarão disponibilizados publicamente.


GetHelp: Rede Social para Discussão de Atividades

Coordenador: Thiago Ribeiro Nunes

Resumo: O projeto consiste no desenvolvimento de um aplicativo que auxilie os alunos a discutirem soluções para problemas e desafios propostos por professores do IFF-Guarus. Para isso o app deverá fornecer: 1 - Cadastro de alunos e classes; 2 - Montagem de grupos de discussão; 3 - Cadastro de Professores responsáveis; 4 - Cadastro de problemas e desafios; 5 - Cadastro de dúvidas dos alunos; 6 - Cadastro de respostas às dúvidas; 7 - Avaliação da relevância/pertinência das respostas pelo professor e pelos alunos (devidamente ponderada); 8 - Ranking de alunos que mais contribuíram com os colegas para avaliações futuras.

Influência da sujidade no comportamento dos módulos fotovoltaicos: um estudo de caso no IFF campus Campos-Guarus

Coordenador: Luiz Fernando Rosa Mendes

Resumo: O acúmulo de material particulado sobre os módulos fotovoltaicos influencia negativamente na performance dos mesmos e será instalado no bloco G do IFF campus Campos-Guarus um sistema solar fotovoltaico conectado à rede elétrica com potência de 54 kWp. Desta forma, o objetivo do trabalho é estudar a influência da sujidade em módulos fotovoltaicos expostos ao ar livre no IFF campus Campos-Guarus. Então, este trabalho pretende atuar na área de engenharia de energia (energia solar fotovoltaica) e tem como público-alvo alunos com curiosidade científica.

PROJETO CAPIVARA: EDUCAÇÃO AMBIENTAL E REFLORESTAMENTO NA BACIA HIDROGRÁFICA DO BAIXO PARAÍBA DO SUL

Coordenador: Milton Erthal Junior

Resumo: O Projeto Capivara, criado em 2014 por estudantes do curso técnico Proeja em Meio Ambiente do IFFluminense campus Campos-Guarus, tem o objetivo de promover ações de educação ambiental e recuperação de áreas degradadas nas regiões Norte e Noroeste do Estado do Rio de Janeiro. Trata-se de regiões em estado crítico quanto a situação florestal. O pequeno percentual da área destinada a Unidades de Conservação, desacordo das propriedades rurais em relação as exigências previstas no Novo Código Florestal, lei 12.561 de 2012, a caça e pesca desordenada, modo de ocupação do solo e a poluição ambiental são ameaças a sustentabilidade ecossistêmica destas regiões. O objetivo desta proposta é dar continuidade as ações de revegetação de áreas localizadas as margens do rio Paraíba do Sul, realizar ações de educação ambiental (palestras, caminhadas ambientais e participação em eventos) e cooperar com outros projetos institucionais voltados a prática do Desenvolvimento sustentável. A metodologia empregada inclui a seleção de áreas potenciais para o plantio, elaboração de Plano de Recuperação de Áreas Degradadas (PRAD). Após a implementação dos projetos, as plantas serão monitoradas (a cada 2 meses), avaliando-se a altura, diâmetro do coleto e da copa, número de plantas mortas e a ocorrência de pragas e doenças. As plantas utilizadas serão produzidas no Viveiro Capivara do IFFluminense campus Campos-Guarus ou de viveristas certificados. A prática da educação ambiental será realizada com palestras e dias de campo abordando-se a temática ambiental, tendo a capiva (Hydrochoerus hydrochaeris) e o rio Paraíba do Sul como base para fomentar as discussões. Espera-se que estas ações promovam a conscientização e sensibilização do público atingido. Outra atividade a ser desenvolvida é a consolidação das parcerias já constituídas, tais como: Polo de Inovação do IFFluminense, Lions Club, Rotary Club, 56º Batalhão de Infantaria, Orquestrando a Vida, Empresa Águas do Paraíba, Instituto Selva, Fazenda São Domingos, ONG Ecoanzol, Grupo de Escoteiros de São João da Barra, entre outras, e efetivar novas colaborações.

Utilizando a Química para estimular a verticalização do ensino no IF Fluminense e no Enem

Coordenadora: Monica Maciel Elias

Resumo:  Em 2019 o projeto foi realizado, mas voltado somente para o público interno do campus. Quando foi observada a inquietação do aluno e a sua decepção ao não conseguir cumprir todas as metas impostas para conseguir sucesso na prova do Enem, o que desestimula a estudar para o vestibular. Deixando para isso os dias anteriores à prova, o que, na maioria das vezes, acarreta em insucesso ou baixo desempenho. Enfim, o projeto se destina a orientar os estudantes na realização e execução de metas que se destinem ao estudo para o vestibular (IF Fluminense ou Enem), voltado para alunos do IF Fluminense e escolas públicas da região. Se deseja com isso, aproximar o campus aos moradores das comunidades próximas, visto que serão convidados alunos de ensino médio, estudantes de escolas públicas da região, para assistir às aulas e participar integralmente do projeto. Durante o projeto, cada estudante recebera um cronograma de aulas que ocorrerão a cada quinzena, durante duas horas corridas, onde o aluno receberá aulas teóricas resumidas sobre inúmeros assuntos de química e será treinado a responder provas de vestibular. Nos outros dias, serão organizados grupos de discussão de temas diversos, realizados pelos bolsistas e sob orientação da coordenadora do projeto. Periodicamente os bolsistas colocarão discussões sobre questões de provas anteriores, os mesmos serão discutidos por todos os alunos."

 

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