CAMPUS CAMPOS GUARUS

Você está aqui: Página Inicial > Nossos campi > Campos Guarus > Notícias > IFF Campus Guarus recebe evento da NASA

IFF Campus Guarus recebe evento da NASA

Equipes vencedoras da competição serão indicadas para etapa global.
por Comunicação Social da Reitoria publicado 24/10/2018 11h58, última modificação 25/10/2018 15h08
Show image carousel Participantes da competição NASA Space Apps no Campus Guarus

Participantes da competição NASA Space Apps no Campus Guarus

A competição Nasa Space Apps aconteceu no IFF Campus Guarus, no dia 21 de outubro. Coordenado pelo professor Marcelo Oliveira, do Clube de Astronomia Louis Cruls, o evento teve como foco o uso de dados da Nasa e a Educação, e recebeu cerca de 40 pessoas, de Campos e outras cidades, entre elas Niterói, Saquarema e São Fidélis.

Dez equipes foram criadas e tiveram 24 horas para desenvolverem projetos, desde o sábado, dia 20, até o encerramento, na tarde do dia 21. Organizadores, voluntários e mentores de tecnologia estiveram à disposição dos competidores, pessoal e virtualmente. Os participantes receberam créditos para utilizarem serviços virtuais oferecidos pela Google, pela Amazon e pela Microsoft.

Desafios específicos foram apresentados às equipes, que propuseram, dentro do prazo dado, soluções para resolvê-los. As soluções foram julgadas por um comitê analisando critérios como impacto, criatividade, validade, relevância e apresentação. As equipes vencedoras foram Sirius (Best Use of Science) e (Niflheim). Elas serão indicadas para o julgamento global e criarão um vídeo sobre seus projetos para que os juízes da Nasa selecionem os finalistas globais a partir das centenas de submissões que eles receberão.

O professor Fernando Carvalho (IFFluminense), integrante do comitê avaliador, comentou: “É fantástico ver como nossos alunos se interessam por ciência e tecnologia. Fiquei muito feliz de ver o interesse, a fibra e determinação dos alunos para enfrentar os desafios e propor soluções aos problemas sugeridos no evento. O evento foi uma excelente oportunidade. Todos os participantes estão de parabéns.”

Além das vencedoras, destacaram-se também as seguintes equipes: Alpha (Best Mission of Concept), App Rocket Launch (Galactic Impact), Cabruncos (Best Use of Hardware), Make my Art to sell on the Beach (Best Use of Data).

A respeito da participação dos competidores, Marcelo observou: “Os grupos  envolvidos realizaram um grande esforço em uma longa maratona para desenvolver as suas ideias. Foi possível acompanhar durante o evento a grande motivação dos participantes. As ideias apresentadas pelos grupos poderão ser pontos de partida para a criação de start-ups inovadoras."

O Space Apps é o hackathon global anual da Nasa que é realizado desde 2012 e corresponde a um programa de incubação de inovações. Somente na edição passada foram realizados 187 eventos e envolveu 25.000 pessoas ao redor do mundo. A Nasa e seus parceiros lançam desafios relacionados a questões atuais, para as quais entusiastas do espaço em todo o mundo podem desenvolver soluções inovadoras.