CAMPUS CAMPOS GUARUS

Você está aqui: Página Inicial > Nossos campi > Campos Guarus > Notícias > Aluna do IFF Guarus de etnia Apyãwa relata suas experiências no ambiente educacional indígena

Cultura

Sara Mareãpatyroo Andrade Tapirapé e sua família contaram suas experiências em escolas indígenas aos alunos do campus Guarus e aos graduandos em Pedagogia no Isepam.
por Campos Campus Guarus com Comunicação Social da Reitoria publicado 15/06/2023 10h46, última modificação 15/06/2023 11h13
Show image carousel Professores e alunos do Isepam com os palestrantes

Professores e alunos do Isepam com os palestrantes

No dia 05 de junho de 2023, o Instituto Federal Fluminense Campus Guarus convidou uma família indígena, de etnia Apyãwa, para relatar suas experiências em escolas indígenas aos alunos do Instituto e aos graduandos em pedagogia no Isepam.

O ato foi idealizado pelo professor  Gustavo Landim Soffiati, que leciona a disciplina de Sociologia no IFF e Educação do Campo, Indígena e Quilombola no Isepam, a partir de Sara Mareãpatyroo Andrade Tapirapé, aluna do curso técnico em meio ambiente do Campus Guarus, a qual Soffiati dá aula.

Sara e sua família, composta por seus pais Rael Xapoiapari Tapirapé e Flávia Aparecida Andrade Souza, além de seu irmão, Arthur Xakoiapari Andrade Tapirapé, contaram aos alunos presentes suas experiências, apresentaram alguns materiais usados em escolas indígenas, esclareceram dúvidas e mostraram algumas produções artesanais dos Tapirapés (Apyãwa), etnia originária da região do Urubu Branco, no nordeste do Mato Grosso.

A mãe de Sara, a mineira Flávia Aparecida, graduada em Ciências Biológicas e mestra em Ciência Florestal pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), atuou como professora em uma escola localizada em uma aldeia indígena no estado mato-grossense, e foi lá onde conheceu Rael, com quem teve Sara e Arthur.

A família se mudou para o interior do Rio de Janeiro, atualmente morando em Grussaí, distrito de São João de Barra, no início deste ano. Flávia ingressou no doutorado em Políticas Sociais da Uenf e Raul a acompanha como ouvinte, Sara se tornou aluna do nosso Instituto e seu irmão, Arthur, estuda na unidade de Grussaí do Colégio Eucarístico.

“Além do enriquecimento cultural, de fundamental importância principalmente para os alunos do curso de Pedagogia que devem saber receber a pluralidade cultural que existe dentro do ambiente educacional, esse relato proporcionou aos envolvidos um novo olhar sobre a cultura indígena, inspirou e fez os ouvintes refletirem e se encantarem”, contou a diretora-geral do campus, Thatiane Medeiros.

Gustavo Soffiati, professor que se encarregou de levar essa oportunidade de crescimento pessoal a quem esteve presente, agradeceu a Diretoria Geral do Campus Guarus, a Diretoria de Pesquisa, Extensão e Inovação, de Ensino e Aprendizagem, a coordenação de Manutenção e Transporte do IFFluminense, assim como o Centro de Memória do Isepam, por ajudarem a tornar possível.

√ Participe da campanha IFF Solidário: Saiba mais

√ Como você vê o IFF e como avalia as suas ações? A Pesquisa de Imagem Institucional está disponível AQUI para a comunidade externa. Responda e contribua com as melhorias!