Campus ganha Núcleo de Apoio e Promoção do Bem-Estar - NAPBEM
O Núcleo foi criado objetivando o bem-estar do servidor ativo e aposentado no âmbito da saúde, esporte, cultura e lazer. Integrado pelas servidoras Aline Cretton, Helena Peixoto e Silvia Lucia Crespo, o Núcleo de Bem-Estar já vem sendo procurado pelos colegas interessados em melhorar seus níveis de satisfação com o trabalho.
De acordo com o projeto, “pretende-se apoiar e buscar alternativas que minimizem os conflitos organizacionais, que possibilitem o enfrentamento dos efeitos sociais negativos e resgate a alegria e a esperança em nós mesmos”.
São metas bastante desafiadoras para o trio e a gestão do campus de maneira geral.
De acordo com Aline Cretton, a ideia da criação do Núcleo de Bem-Estar surgiu após a aplicação de sua pesquisa de mestrado junto aos servidores do campus, que procurou avaliar a satisfação dos mesmos com o trabalho.
Em sua forma de atuar, o Núcleo pretende “criar espaços, em conjunto com os demais setores da instituição visando à integração social, o lazer, a cultura, o bem-estar social e a saúde física e mental”.
Para Helena Peixoto, a experiência vivida na área de gestão de pessoas a fez perceber que as demandas burocráticas da área de gestão de pessoas não estavam permitindo a efetivação de ações voltadas para o bem-estar das pessoas na perspectiva da saúde física, psicológica e social.
Entretanto, os idealizadores do Núcleo entendem que é fundamental a participação dos gestores e chefias imediatas no incentivo e engajamento.
“Estamos muito entusiasmadas com o trabalho que o Núcleo pretende desenvolver, principalmente pela forma como a Gestão do campus abraçou a ideia e nos confiou este trabalho, nos dando todo o apoio moral e de infraestrutura”, disse Aline Cretton.