Apresentação:
O curso de Especialização em Docência no Século XXI foi aprovado, em 2011, com o objetivo de “Construir competências técnicas científicas para a docência no ensino
superior e médio/ técnico, alicerçada em uma visão mais ampla, abrangente, reflexiva e integrada de sociedade”. Ao longo dos anos, o curso atendeu a diversos alunos,
contribuindo para as suas qualificações e estimulando-os, em vários casos, a seguirem a trajetória acadêmica.
Reconhece-se a história e a importância do referido curso.
Entretanto, compreende-se que o dinamismo social exige que projetos e planejamentos pedagógicos sejam – sempre que necessário – revisitados. Por essa razão, o presente documento visa atualizar o Projeto Pedagógico do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Docência no Século XXI: educação e tecnologias digitais, tornando-o ainda mais consonante com as demandas da sociedade contemporânea. Não apenas o texto do PPC (que teve sua primeira revisão aprovada pela Deliberação CENPE nº 27/2015), mas também o próprio nome do curso foi alterado.
A comissão responsável pela redação deste projeto entendeu que “Pós-Graduação Lato Sensu em Práticas Educacionais na Docência do Século XXI” vai mais ao encontro do entendimento de educação para além da atuação docente.
Pautado em uma perspectiva educacional que tem como pilares os direitos humanos, a inclusão, a sustentabilidade e a interdisciplinaridade, este projeto é composto por justificativa, objetivos, concepção, organização didático-pedagógica e outros elementos importantes para nortear as ações do curso.
Público-alvo: Docentes e profissionais de educação com curso de Graduação completo
Objetivos Gerais: Promover meios que oportunizem a compreensão e o desenvolvimento do aprimoramento contínuo e sustentável de práticas educacionais para o exercício de uma docência que seja consonante com as demandas socioculturais do século XXI.
Objetivos Específicos:
- Contribuir para a formação contínua de professores reflexivos que sejam capazes de articular conhecimentos sistematizados com saberes da prática social e da cultura na qual acontece o ato educativo.
-Valorizar a pesquisa científica como meio de desenvolvimento social e produção de conhecimento.
- Desenvolver a formação continuada de docentes e profissionais de educação para o uso de plurais tecnologias no cotidiano escolar.
-Trabalhar abordagens pedagógicas interdisciplinares, inclusivas e sustentáveis na perspectiva da ética e dos Direitos Humanos que possam potencializar o
trabalho docente em diferentes contextos educacionais.
- Promover a produção autônoma e coletiva a partir do desenvolvimento de projetos em tecnologias e práticas educacionais
Corpo Docente:
Ana Paula Dias Pazzaglini Roldi
Daniela Bogado Bastos de Oliveira
Décio Nascimento Guimarães
Ingrid Ribeiro da Gama Rangel
Kleber Roldi
Jefferson Manhães de Azevedo
Maurício José Viana Amorim
Rodrigo Garrett da Costa
Tarso Ferreira Alves
Outras Informações:
Disciplinas:
Autoconhecimento e formação humana
Mídias sociais e educação
Educação em Direitos Humanos
Práticas inclusivas na educação das pessoas com deficiência
Didática
Estudos e pesquisas interdisciplinares em Educação
Escolas e Projetos Sustentáveis
Tecnologias e Práticas Educacionais
Métodos e técnicas de pesquisa
Mediação de conflitos no contexto escolar
Robótica educativa
Projetos em Tecnologias Educacionais
Tópicos Especiais em Educação, Ciência e Tecnologia