CAMPUS CAMPOS CENTRO

Você está aqui: Página Inicial > Nossos campi > Campos Centro > Cursos > Cursos de Pós Graduação > Pós-Graduação em Cidades e suas tecnologias

Curso de Pós-Graduação Latu Senso Cidades e suas Tecnologias

Apresentação 

A cidade é um espaço em constante transformação, resultado de uma diversidade de processos e fenômenos sociais, culturais, políticos, dentre outros, decorrentes das relações de atores e segmentos que utilizam de inúmeras estratégias para pensá-la, produzi-la ou modificá-la, conforme suas motivações, intenções, possibilidades e limitações. Em muito casos, ela tem se traduzido em um cenário cada vez mais caótico, desordenado, desigual e pouco democrático; com problemas relacionados à habitação, mobilidade, acessibilidade, recursos naturais, infraestrutura, segurança etc., evidenciando a falta de planejamento e gestão urbana. Desse modo, os profissionais que pensam e atuam mais diretamente na cidade devem estar preparados para os desafios referentes à sua concepção, planejamento, produção e gestão, tornando-se catalisadores na materialização espacial dos anseios da sociedade.

O curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Cidades e suas Tecnologias corrobora, sobretudo, a preocupação da Organização das Nações Unidas (ONU) com o desenvolvimento sustentável, manifestada na Agenda 2030, uma Declaração que reúne 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), pautados, entre outros: nas cidades e comunidades sustentáveis, na saúde e bem-estar, na água limpa e saneamento, na energia limpa e acessível, no crescimento econômico, na inovação em infraestrutura resiliente, na ação contra a mudança global do clima.

O curso demonstra uma postura de comprometimento da Instituição com os desafios, demandas e tecnologias da cidade, na certeza de que é possível uma transformação social e urbana, a partir do conhecimento e da Educação. Acredita-se, portanto, que o curso poderá contribuir para a formação e a capacitação de profissionais, para a própria instituição e para a transformação positiva das cidades.

Público-alvo

Profissionais com nível superior nas áreas de: Arquitetura; Ciências Sociais; Direito; Engenharias Civil, de Produção, de Transporte, Ambiental, ou outra; Geografia; Paisagismo; Urbanismo e afins; que tenham interesse em estudar e/ou atuar na concepção, planejamento, produção e gestão dos espaços da cidade.

 Objetivos Gerais:

Capacitar profissionais das mais diversas áreas para o debate e a atuação sobre as questões das cidades, suas demandas e tecnologias, contemplando requisitos, tanto acadêmicos quanto profissionais, por meio de uma visão integrada de diversas áreas do conhecimento; bem como provê-los de ferramentas para concepção, planejamento, produção e gestão dos espaços da cidade.

  Objetivos Específicos

Estimular a reflexão sobre a cidade, sua importância, demandas, desafios e tecnologias;

Entender o processo de formação das cidades e as relações quanto ao projeto de desenho das urbes;

Possibilitar o reconhecimento dos processos e atores sociais relacionados à concepção, planejamento, produção e gestão dos espaços da cidade;

Permitir a compreensão sobre o direto à cidade e as leis e normas que envolvem o contexto urbano;

Instigar a capacidade investigativa, analítica, criativa e solucionadora de problemas e demandas relacionadas aos espaços urbanos, tais como: habitação, mobilidade, acessibilidade, recursos naturais, solo, paisagismo, infraestrutura, segurança etc.;

Conhecer as tecnologias e materiais utilizados nos processos relacionados à produção da cidade;

Possibilitar o trabalho em equipe, bem como o desenvolvimento de expressão e comunicação oral, escrita e gráfica;

Ampliar e aprofundar o processo de pesquisa acadêmica, de modo a produzir conhecimento;

Estimular atividades de estudo e extensão com o envolvimento na realidade da cidade;

Promover a integração entre ensino, pesquisa e extensão na área.

Duração: 18 meses

Carga horária: 456 horas-aula (380 horas)

Turno: Vespertino/Noturno

O período de ocorrência das aulas e atividades do curso coincide com o período letivo escolar do IFFluminense campus Campos Centro. As aulas acontecerão nas instalações do referido campus preferencialmente em dois dias da semana, à tarde e/ou à noite, de acordo com as demandas e disponibilidade dos docentes e da compatibilização com outros cursos de pós-graduação do campus. Ressalta-se que poderão ocorrer aulas e outras atividades nos fins de semana durante o dia, conforme planejamento e comunicação prévia aos discentes.

Modalidade: Presencial

Dados_resumo-POS384.jpg

bot_proj_pedag-OFF.jpg



Eixos Temáticos e Disciplinas

botmatriz.jpg

Corpo Docente

Adriano de Almeida FerraiuoliMestre em Cognição e Linguagem – Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF), 2011. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8623063404373461

Aline Couto da CostaDoutora em Arquitetura – Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), 2016. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4508594079195842 - 

Ana Paula Pereira de Campos Lettieri - Mestra em Planejamento Regional e Gestão de Cidades – Universidade Cândido Mendes (UCAM), 2019. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6564263111999211

André Luís Almeida Peixoto - Mestre em Planejamento Regional e Gestão de Cidades – Universidade Cândido Mendes (UCAM), 2017. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9411709961229158

Antonio Leandro Crespo de Godoy - Doutor em Arquitetura – Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), 2021. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0980650895929602

Cássia Maria de Assis Rangel Melo - Doutora em Engenharia Civil – Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF), 2015. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1788150255875941

Daniela Bogado Bastos de Oliveira - Doutora em Sociologia Política – Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF), 2011. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4015207912202588

Danielly Cozer Aliprandi - Doutora em Arquitetura – Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), 2017. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8607961914601529

Fagner das Neves de Oliveira - Mestre em Engenharia Ambiental – Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), 2016. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8502783152281815

Fátima Pereira Gomes - Mestra em Planejamento Regional e Gestão de Cidades – Universidade Cândido Mendes (UCAM), 2009. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3829929446937375

Joadelio Chagas Soares - Doutor em Engenharia Civil – Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF), 2020. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5868475162383147 

Julio Cezar Pinheiro de Oliveira - Doutor em Planejamento Urbano e Regional – Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), 2016. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5145517482630108

Lívia Soares Nunes - Doutora em Sociologia Política – Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF), 2014. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3516700406806318

Priscila de Almeida Cardoso Santiago - -Doutora em Engenharia Civil – Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF), 2018. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6913033406665150

Sergio Rafael Cortes de Oliveira - Doutor em Engenharia Civil – Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF), 2015. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7156418583861852

Silvana Monteiro de Castro Carneiro - Mestra em Planejamento Regional e Gestão de Cidades – Universidade Cândido Mendes (UCAM), 2015. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5676728006154481

Simone da Hora Macedo - Doutora em Arquitetura – Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), 2016. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6017425354228627

Simone Souto da Silva Oliveira - Doutora em Engenharia e Ciência dos Materiais – Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF), 2010. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1506404675187374

Zander Ribeiro Pereira Filho - Mestre em Engenharia Ambiental – Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), 2016. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2113017222287741