CAMPUS CAMPOS CENTRO

Você está aqui: Página Inicial > Nossos campi > Campos Centro > Arquivos > Arquivos 2015 > Disciplinas e Ementas > Docência no século XXI

Docência no século XXI

por Antonio Fernando Nunes Ribeiro de Barros publicado 04/12/2015 11h29, última modificação 29/05/2018 11h49
Docência

 Disciplinas e Ementas:

1 - DIDÁTICA DO ENSINO

Professora: Odila Maria Ferreira de Carvalho Mansur

Carga horária: 32 horas/aula

Ementa: Relações entre Educação, Didática e Pedagogia. Tendências teórico-metodológicas que embasam as diferentes práticas educativas. Diferenças culturais na educação escolar. Dimensões da docência. Planejamento como méto­do de trabalho. Avaliação da aprendizagem.

2 - TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA EDUCAÇÃO

Professoras: Gilmara Teixeira Barcelos Peixoto e Silvia Cristina Freitas Batista

Carga horária: 32 horas/aula

Ementa: O papel das Tecnologias de Informação e Comunicação na educação. Políticas públicas para Informática Educativa. Classificação/Uso de softwares educacionais. A Internet como tecnologia para construção de conhecimentos. Redes sociais na Internet. Escrita colaborativa. Uso educacional de softwares do pacote Office (Windows/BrOffice).  Uso de dispositivos móveis na educação. Produção de vídeos.

3 - CONSTRUÇÃO DE PRÁTICAS EDUCATIVAS EM AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM E OS RECURSOS DAS TECNOLOGIAS ASSISTIVAS NA INCLUSÃO SOCIAL

Professores: Arilise Moraes de Almeida Lopes e Jefferson Manhães de Azevedo

Carga Horária: 32 horas/aula

Ementa: Concepções sobre Educação a Distância e Ambientes Virtuais de Aprendizagem; Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle; Acessibilidade na Web e Tecnologias Assistivas. Objetos de Aprendizagem; Linguagem de Programação Scratch.

4 - PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM

Professor: Luiz Cláudio Gomes de Abreu

Carga horária: 32 horas/aula

Ementa: Principais fundamentos teórico-metodológicos dos processos de construção de conhecimento, as principais teorias de aprendizagem, as variáveis que constituem o desenvolvimento do processo de ensino e de aprendizagem e as categorias pertinentes.

5 -  TECNOLOGIAS DE IMERSÃO E SUA APLICABILIDADE NO CONTEXTO EDUCACIONAL

Professores: Mauricio José Amorin e Larissa Cristina Brum

Carga horária: 32 horas/aula

Ementa: Conceitos da interação humano-computador. Ergonomia aplicada à informática. Interface. Usabilidade e os Critérios Ergonômicos de Usabilidade. Re­comendações de Acessibilidade. Navegabilidade. Visualização Computacional. Realidade Aumentada. Construção de filmes.

6 - CIBERCULTURA E COMUNICAÇÃO MEDIADA POR COMPUTADOR

Professora: Hélvia Pereira Pinto Bastos

Carga Horária: 32 horas/aula

Ementa: Cibercultura: breve histórico, conceitos e caracterização;  evolução e convergência tecnológica e midiática; gerações de usuários e sua relação com aparatos tecnológicos e hipermidiáticos. Comunicação Mediada por Computador (CMC): hipertexto e gêneros textuais eletrônicos; Escrita e leitura em supor­tes digitais; o internetês na escrita escolar; presença social em textos eletrôni­cos. Redes Sociais e Comunidades Virtuais: tipologia e caracterização; formas de participação; autoria e coautoria; compartilhamento e reprodutibilidade; cultu­ra digital livre; manifestações artísticas e memória digital. Identidades no cibe­respaço: exposição, anonimato e identidades falsas; etica na Web (hackers, pi­rataria / download gratuitos, privacidade, propriedade intelectual, controle e vigi­lância).

7 - MÉTODOS E TÉCNICAS DE PESQUISA

Professora: Angellyne Moço Rangel

Carga Horária: 32 horas/aula

Ementa: Conhecimento científico e sua produção: questões introdutórias (Os vários níveis de produção do conhecimento científico; Da ruptura entre senso comum e conhecimento científico na ciência moderna à sua aproximação na pers­pectiva pós-moderna; Teoria e método na produção do conhecimento). Organização da pesquisa (Escolha e delimitação do tema; Os condicionantes institucio­nais: linhas de pesquisa, orientadores, laboratórios, equipamentos e prazos; Projeto de Pesquisa: estrutura; Projeto de Pesquisa: elaboração). Operacionalização da pesquisa (Tipologia das fontes e Métodos e procedimentos). Comunicação dos resultados da pesquisa (monografia, dissertação, tese e arti­go). Normas da ABNT (Norma 14724: apresentação de trabalhos acadêmi­cos; Norma 15287: projeto de pesquisa; Norma 6022: artigo em publicação perió­dica científica impressa; Norma 6023: elaboração de referências; Norma 10520: apresentação de citações em documentos; Norma 6024: numeração progressiva das sessões de um documento; Norma 6027: elaboração de sumá­rio; Norma 6028: elaboração de resumo). Orientações para Trabalhos de Con­clusão de Curso do Instituto Federal Fluminense

8 - FERRAMENTAS COMPUTACIONAIS

Professores: André Uebe Mansur e Rodrigo Garrett da Costa

Carga Horária: 32 horas/aula

Ementa: A Computação e a Sociedade (definição e  evolução). Linhas de Pensamento (a visão Cartesiana e a visão Sistêmica). Competição e Colaboração nas Organizações (Revolução Industrial e Modelos de Produção - Modelos de Produção e Modelos Educacionais). Modelos de Aprendizagem (aprendizagem centrada no professor, aprendizagem centrada no estudante, aprendizagem individual e aprendizagem Colaborativa). Ferramentas Computacionais (definição, evolução sob a ótica das linhas de pensamento, tipos de ferramentas computacionais e ferramentas open source multimídia na educação). Computação em Nuvem (definição, aplicação, serviços, Google, Doodle e demais ferramentas). Educação em Nuvem (definição, aplicações e serviços).

9 - OFICINA ELABORAÇÃO DE TCC

Professora: Angellyne Moço Rangel

Carga Horária: 20 horas/aula

Ementa: Elaboração de artigo científico (Estrutura de artigo, segundo a norma 6022 da ABNT; Produção de artigo: operacionalização). Submissão de artigos (Normas correntes de submissão a revistas científicas de ampla circulação; Artigos em periódicos impressos e periódicos eletrônicos). Norma 6022/2003 da ABNT: artigo em publicação periódica científica impressa. Orientações para Trabalhos de Conclusão de Curso do Instituto Federal Fluminense.

10 - BASES FILOSÓFICAS DA EDUCAÇÃO

Professor: Tarso Ferreira Alves

Carga Horária: 32 horas/aula

Ementa: Introduzir aos problemas teóricos e práticos do fenômeno educacional, à luz do saber filosófico, à analise da dimensão educativa da formação filosófica e da dimensão filosófica da formação pedagógica.

11 - DIREITO E CIDADANIA NO CONTEXTO DA SOCIEDADE EM REDE: SEUS REFLEXOS NA EDUCAÇÃO

Professora: Daniela Bogado Bastos de Oliveira

Carga Horária: 32 horas/aula

Ementa: Direitos Sociais: direito à educação e à cultura. Educação e(m) Direitos Humanos. Legislações correlatas à Educação. Tópicos de Propriedade Intelectual. Tópicos de Informática Jurídica. Ética, função social e cidadania na pers­pectiva da Internet, Redes Sociais, Globalização e Cultura.

12 - PLANEJAMENTO, GESTÃO E AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL

Professoras: Suely Fernandes Coelho Lemos e Ana Lúcia Campinho

Carga Horária: 32 horas/aula

Ementa: O processo coletivo de gestão democrática e o papel que nele desempenham os representantes dos segmentos envolvidos no trabalho educativo. Os fatores que facilitam e que dificultam o planejamento da gestão da escola democ­rática e os papéis que nela representam os diferentes segmentos da es­cola. O PDI – Projeto de Desenvolvimento Institucional /Plano de Metas – como ins­trumento de construção de competências para a leitura crítica do mundo e da instituição de ensino superior, o nível de conscientização necessário para efeti­var mudanças que contribuam para a construção de uma sociedade mais human­izada, democrática e com qualidade de vida para todos. Avaliação Institu­cional - seu significado, e importância. O SINAES - implantação e acompanha­mento do processo de Avaliação Institucional.

13 - SEMINÁRIOS

Professor: Rodrigo Garrett da Costa

Carga horária: 30 horas/aula

Os seminários abordam temas relacionados às questões da atualidade de interesse do curso. Estes são ministrados por professores mestres e/ou doutores. O aluno será aprovado em “Seminários” se obtiver frequência mínima de 75% da carga horária nesta disciplina e apresentar relatórios dos seminários.

TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO:

2018

USO DO SOFTWARE PADLET NO ENSINO-APRENDIZAGEM DA LÍNGUA INGLESA: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA COM ALUNOS DE UMA ESCOLA DE IDIOMAS – Ana Osório Coelho e Hélvia Pereira Pinto Bastos (orientadora)

 O Uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação no processo de construção do conhecimento dos estudantes do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na modalidade da Educação de Jovens e Adultos (PROEJA) do Instituto Federal Fluminense Campus Campos Guarus – Aristoteles Batista Rangel Neto, Mariana Monteiro Soares Crespo de Alvarenga e Suely Fernandes Coelho Lemos (orientadora)

 Ensino Híbrido: estudo de Proporcionalidade no Ensino Médio por meio de Rotação por Estações – Bruna Viana Villaça, Paula Eveline da Silva dos Santos, Gilmara Teixeira Barcelos Peixoto (orientadora)

 Pensamento Complexo e Ensino de Geografia: um olhar a partir do relato de professores do IFFluminense Campus Campos Centro – Fernanda Christina de Alvarenga Gomes Morisson, Ralfe de Souza Medeiros da Silva e André Uebe Mansur (orientador)

A formação de professores para o uso de Tecnologias da Informação e Comunicação:  o lugar do meme na produção de sentidos – Ives da Silva Duque Pereira e Angellyne Moço Rangel (orientadora)

HOMOPARENTALIDADE NA ESCOLA: REFLEXOS NA CONCEPÇÃO PEDAGÓGICA – Mariângela Lopes Dias, Viviane Gomes Paraiso de Azevedo,  Daniela Bogado Bastos de Oliveira (orientadora) e Rodrigo Garrett da Costa (co-orientador)

 ENSINO E APRENDIZAGEM DE TEMAS AMBIENTAIS MEDIADOS POR TECNOLOGIAS DIGITAIS SOB A PERSPECTIVA DO ENFOQUE GLOBALIZADOR: UM PROJETO AMBIENTAL NA ESCOLA RURAL USINA SÃO PEDRO, MUNICÍPIO DE ITALVA/RJ – Miriam Celeste Salih Teixeira e Rodrigo Garrett da Costa (orientador)

 ANÁLISE DE APLICATIVOS MÓVEIS NO ENSINO DE BIOLOGIA: UMA ABORDAGEM EM NEUROCIÊNCIAS – Patrícia Pinheiro Cardoso e Silvia Cristina Freitas Batista (orientadora)

 Sala de aula invertida no estudo de Língua Inglesa: uma experiência usando o ambiente Schoology – Romulo dos Santos Rangel, Silvia Cristina Freitas Batista (orientadora) e Gilmara Teixeira Barcelos Peixoto (co-orientadora)

 LIMITES E POTENCIALIDADES DE USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS EM UMA ESCOLA ESTADUAL DE CAMPOS DOS GOYTACAZES/RJ ­– Samira da Penha Vidal Basilio e Rodrigo Garrett da Costa (orientador)