Docência no século XXI
Disciplinas e Ementas:
1 - DIDÁTICA DO ENSINO
Professora: Odila Maria Ferreira de Carvalho Mansur
Carga horária: 32 horas/aula
Ementa: Relações entre Educação, Didática e Pedagogia. Tendências teórico-metodológicas que embasam as diferentes práticas educativas. Diferenças culturais na educação escolar. Dimensões da docência. Planejamento como método de trabalho. Avaliação da aprendizagem.
2 - TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA EDUCAÇÃO
Professoras: Gilmara Teixeira Barcelos Peixoto e Silvia Cristina Freitas Batista
Carga horária: 32 horas/aula
Ementa: O papel das Tecnologias de Informação e Comunicação na educação. Políticas públicas para Informática Educativa. Classificação/Uso de softwares educacionais. A Internet como tecnologia para construção de conhecimentos. Redes sociais na Internet. Escrita colaborativa. Uso educacional de softwares do pacote Office (Windows/BrOffice). Uso de dispositivos móveis na educação. Produção de vídeos.
3 - CONSTRUÇÃO DE PRÁTICAS EDUCATIVAS EM AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM E OS RECURSOS DAS TECNOLOGIAS ASSISTIVAS NA INCLUSÃO SOCIAL
Professores: Arilise Moraes de Almeida Lopes e Jefferson Manhães de Azevedo
Carga Horária: 32 horas/aula
Ementa: Concepções sobre Educação a Distância e Ambientes Virtuais de Aprendizagem; Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle; Acessibilidade na Web e Tecnologias Assistivas. Objetos de Aprendizagem; Linguagem de Programação Scratch.
4 - PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM
Professor: Luiz Cláudio Gomes de Abreu
Carga horária: 32 horas/aula
Ementa: Principais fundamentos teórico-metodológicos dos processos de construção de conhecimento, as principais teorias de aprendizagem, as variáveis que constituem o desenvolvimento do processo de ensino e de aprendizagem e as categorias pertinentes.
5 - TECNOLOGIAS DE IMERSÃO E SUA APLICABILIDADE NO CONTEXTO EDUCACIONAL
Professores: Mauricio José Amorin e Larissa Cristina Brum
Carga horária: 32 horas/aula
Ementa: Conceitos da interação humano-computador. Ergonomia aplicada à informática. Interface. Usabilidade e os Critérios Ergonômicos de Usabilidade. Recomendações de Acessibilidade. Navegabilidade. Visualização Computacional. Realidade Aumentada. Construção de filmes.
6 - CIBERCULTURA E COMUNICAÇÃO MEDIADA POR COMPUTADOR
Professora: Hélvia Pereira Pinto Bastos
Carga Horária: 32 horas/aula
Ementa: Cibercultura: breve histórico, conceitos e caracterização; evolução e convergência tecnológica e midiática; gerações de usuários e sua relação com aparatos tecnológicos e hipermidiáticos. Comunicação Mediada por Computador (CMC): hipertexto e gêneros textuais eletrônicos; Escrita e leitura em suportes digitais; o internetês na escrita escolar; presença social em textos eletrônicos. Redes Sociais e Comunidades Virtuais: tipologia e caracterização; formas de participação; autoria e coautoria; compartilhamento e reprodutibilidade; cultura digital livre; manifestações artísticas e memória digital. Identidades no ciberespaço: exposição, anonimato e identidades falsas; etica na Web (hackers, pirataria / download gratuitos, privacidade, propriedade intelectual, controle e vigilância).
7 - MÉTODOS E TÉCNICAS DE PESQUISA
Professora: Angellyne Moço Rangel
Carga Horária: 32 horas/aula
Ementa: Conhecimento científico e sua produção: questões introdutórias (Os vários níveis de produção do conhecimento científico; Da ruptura entre senso comum e conhecimento científico na ciência moderna à sua aproximação na perspectiva pós-moderna; Teoria e método na produção do conhecimento). Organização da pesquisa (Escolha e delimitação do tema; Os condicionantes institucionais: linhas de pesquisa, orientadores, laboratórios, equipamentos e prazos; Projeto de Pesquisa: estrutura; Projeto de Pesquisa: elaboração). Operacionalização da pesquisa (Tipologia das fontes e Métodos e procedimentos). Comunicação dos resultados da pesquisa (monografia, dissertação, tese e artigo). Normas da ABNT (Norma 14724: apresentação de trabalhos acadêmicos; Norma 15287: projeto de pesquisa; Norma 6022: artigo em publicação periódica científica impressa; Norma 6023: elaboração de referências; Norma 10520: apresentação de citações em documentos; Norma 6024: numeração progressiva das sessões de um documento; Norma 6027: elaboração de sumário; Norma 6028: elaboração de resumo). Orientações para Trabalhos de Conclusão de Curso do Instituto Federal Fluminense
8 - FERRAMENTAS COMPUTACIONAIS
Professores: André Uebe Mansur e Rodrigo Garrett da Costa
Carga Horária: 32 horas/aula
Ementa: A Computação e a Sociedade (definição e evolução). Linhas de Pensamento (a visão Cartesiana e a visão Sistêmica). Competição e Colaboração nas Organizações (Revolução Industrial e Modelos de Produção - Modelos de Produção e Modelos Educacionais). Modelos de Aprendizagem (aprendizagem centrada no professor, aprendizagem centrada no estudante, aprendizagem individual e aprendizagem Colaborativa). Ferramentas Computacionais (definição, evolução sob a ótica das linhas de pensamento, tipos de ferramentas computacionais e ferramentas open source multimídia na educação). Computação em Nuvem (definição, aplicação, serviços, Google, Doodle e demais ferramentas). Educação em Nuvem (definição, aplicações e serviços).
9 - OFICINA ELABORAÇÃO DE TCC
Professora: Angellyne Moço Rangel
Carga Horária: 20 horas/aula
Ementa: Elaboração de artigo científico (Estrutura de artigo, segundo a norma 6022 da ABNT; Produção de artigo: operacionalização). Submissão de artigos (Normas correntes de submissão a revistas científicas de ampla circulação; Artigos em periódicos impressos e periódicos eletrônicos). Norma 6022/2003 da ABNT: artigo em publicação periódica científica impressa. Orientações para Trabalhos de Conclusão de Curso do Instituto Federal Fluminense.
10 - BASES FILOSÓFICAS DA EDUCAÇÃO
Professor: Tarso Ferreira Alves
Carga Horária: 32 horas/aula
Ementa: Introduzir aos problemas teóricos e práticos do fenômeno educacional, à luz do saber filosófico, à analise da dimensão educativa da formação filosófica e da dimensão filosófica da formação pedagógica.
11 - DIREITO E CIDADANIA NO CONTEXTO DA SOCIEDADE EM REDE: SEUS REFLEXOS NA EDUCAÇÃO
Professora: Daniela Bogado Bastos de Oliveira
Carga Horária: 32 horas/aula
Ementa: Direitos Sociais: direito à educação e à cultura. Educação e(m) Direitos Humanos. Legislações correlatas à Educação. Tópicos de Propriedade Intelectual. Tópicos de Informática Jurídica. Ética, função social e cidadania na perspectiva da Internet, Redes Sociais, Globalização e Cultura.
12 - PLANEJAMENTO, GESTÃO E AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL
Professoras: Suely Fernandes Coelho Lemos e Ana Lúcia Campinho
Carga Horária: 32 horas/aula
Ementa: O processo coletivo de gestão democrática e o papel que nele desempenham os representantes dos segmentos envolvidos no trabalho educativo. Os fatores que facilitam e que dificultam o planejamento da gestão da escola democrática e os papéis que nela representam os diferentes segmentos da escola. O PDI – Projeto de Desenvolvimento Institucional /Plano de Metas – como instrumento de construção de competências para a leitura crítica do mundo e da instituição de ensino superior, o nível de conscientização necessário para efetivar mudanças que contribuam para a construção de uma sociedade mais humanizada, democrática e com qualidade de vida para todos. Avaliação Institucional - seu significado, e importância. O SINAES - implantação e acompanhamento do processo de Avaliação Institucional.
13 - SEMINÁRIOS
Professor: Rodrigo Garrett da Costa
Carga horária: 30 horas/aula
Os seminários abordam temas relacionados às questões da atualidade de interesse do curso. Estes são ministrados por professores mestres e/ou doutores. O aluno será aprovado em “Seminários” se obtiver frequência mínima de 75% da carga horária nesta disciplina e apresentar relatórios dos seminários.
TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO:
2018
USO DO SOFTWARE PADLET NO ENSINO-APRENDIZAGEM DA LÍNGUA INGLESA: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA COM ALUNOS DE UMA ESCOLA DE IDIOMAS – Ana Osório Coelho e Hélvia Pereira Pinto Bastos (orientadora)
O Uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação no processo de construção do conhecimento dos estudantes do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na modalidade da Educação de Jovens e Adultos (PROEJA) do Instituto Federal Fluminense Campus Campos Guarus – Aristoteles Batista Rangel Neto, Mariana Monteiro Soares Crespo de Alvarenga e Suely Fernandes Coelho Lemos (orientadora)
Ensino Híbrido: estudo de Proporcionalidade no Ensino Médio por meio de Rotação por Estações – Bruna Viana Villaça, Paula Eveline da Silva dos Santos, Gilmara Teixeira Barcelos Peixoto (orientadora)
Pensamento Complexo e Ensino de Geografia: um olhar a partir do relato de professores do IFFluminense Campus Campos Centro – Fernanda Christina de Alvarenga Gomes Morisson, Ralfe de Souza Medeiros da Silva e André Uebe Mansur (orientador)
A formação de professores para o uso de Tecnologias da Informação e Comunicação: o lugar do meme na produção de sentidos – Ives da Silva Duque Pereira e Angellyne Moço Rangel (orientadora)
HOMOPARENTALIDADE NA ESCOLA: REFLEXOS NA CONCEPÇÃO PEDAGÓGICA – Mariângela Lopes Dias, Viviane Gomes Paraiso de Azevedo, Daniela Bogado Bastos de Oliveira (orientadora) e Rodrigo Garrett da Costa (co-orientador)
ENSINO E APRENDIZAGEM DE TEMAS AMBIENTAIS MEDIADOS POR TECNOLOGIAS DIGITAIS SOB A PERSPECTIVA DO ENFOQUE GLOBALIZADOR: UM PROJETO AMBIENTAL NA ESCOLA RURAL USINA SÃO PEDRO, MUNICÍPIO DE ITALVA/RJ – Miriam Celeste Salih Teixeira e Rodrigo Garrett da Costa (orientador)
ANÁLISE DE APLICATIVOS MÓVEIS NO ENSINO DE BIOLOGIA: UMA ABORDAGEM EM NEUROCIÊNCIAS – Patrícia Pinheiro Cardoso e Silvia Cristina Freitas Batista (orientadora)
Sala de aula invertida no estudo de Língua Inglesa: uma experiência usando o ambiente Schoology – Romulo dos Santos Rangel, Silvia Cristina Freitas Batista (orientadora) e Gilmara Teixeira Barcelos Peixoto (co-orientadora)
LIMITES E POTENCIALIDADES DE USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS EM UMA ESCOLA ESTADUAL DE CAMPOS DOS GOYTACAZES/RJ – Samira da Penha Vidal Basilio e Rodrigo Garrett da Costa (orientador)