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Assistência Estudantil amplia ações de atendimento a estudantes durante a pandemia

IFF Bom Jesus

Atendimento a necessidades básicas dos alunos, atividades escolares e melhorias na estrutura de alojamentos do campus estão entre as ações promovidas durante o período de suspensão das aulas.
por Comunicação Social do Campus Bom Jesus do Itabapoana publicado 03/06/2020 11h13, última modificação 03/06/2020 22h24

Maio foi um mês de continuidade e ampliação das ações de apoio aos alunos do Instituto Federal Fluminense Campus Bom Jesus do Itabapoana para superar as dificuldades características do atual momento de isolamento social ocasionado pela pandemia do novo coronavírus. A equipe da diretoria de Assistência Estudantil (DAE), em parceria com a diretoria de Ensino do IFF Bom Jesus, tem mantido constante contato com os alunos para levantar demandas e planejar meios de atender às necessidades identificadas.

Periodicamente, a DAE tem promovido reuniões para discutir e dar continuidade às atividades iniciadas anteriormente. Segundo a diretora Kátia Kawase, as necessidades dos alunos têm sido compartilhadas de forma mais rápida e, por isso, a equipe precisou se organizar para promover atividades adaptadas conforme as demandas. “A equipe trabalha considerando a importância da solidariedade e relações mais fraternas, e do entendimento de que, como afirma Paulo Freire, ‘ninguém caminha sem aprender a caminhar, sem aprender a fazer o caminho caminhando”, analisa.

O Núcleo de Apoio a Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais (Napnee) é um dos responsáveis pelos encontros, que acontecem por meio online. “O objetivo é entender os processos psicossociais que vem se formando durante esse período de pandemia, além de estreitar laços e consolidar amizades”, explica a coordenadora do Núcleo, Iêni Morais. Ela afirma que o momento tem sido de muito estudo e aprendizado para toda a equipe. O contato com outras direções e coordenações também é um fator relevante, segundo Iêni, para garantir uma política de inclusão “tanto dos espaços físicos como da forma de agir e pensar de cada um”.

Os intérpretes de Linguagem Brasileira de Sinais (Libras) do IFF Bom Jesus, Fabrício Chieza e Vívia Mery, também estão atuando para minimizar os efeitos do distanciamento social para estudantes atendidos pelo Napnee. Segundo Fabrício, o suporte aos professores envolve "preparação, tradução e gravação em Libras das atividades remotas, atendimento por videoconferência para comunicação em Libras e assessoria aos professores indicando conteúdos já traduzidos em Libras pertinentes às disciplinas do curso e planejamento de estratégias para inclusão das estudantes surdas nas atividades propostas". Vívia destaca a importância da sensibilidade dos profissionais no atendimento à comunidade escolar. "Buscamos atender às necessidades de cada educando de maneira particular, com atendimento individualizado. É preciso que nossos alunos estejam bem nesse período", acrescenta.

Saúde Física e Mental – Os profissionais da saúde, auxiliados por servidores de outros setores do campus, têm atendido até os estudantes do Curso Superior em Ciência e Tecnologia de Alimentos que estão em intercâmbio na Europa, oferecendo apoio remoto, como aos alunos dos cursos técnicos integrados. Atualmente estão se dedicando também à elaboração de um plano para alcançar toda a comunidade escolar com esse atendimento.

Conscientização é a principal vertente de atuação, por meio do reforço da necessidade de lavagem das mãos, distanciamento social e uso obrigatório de máscaras. Segundo o coordenador de Saúde do Campus Bom Jesus, Samarony Borges, e a médica do setor, Ligia Faial, uma comissão será criada para estudo da melhor maneira de implementação das ações planejadas.

A saúde mental também é um aspecto priorizado pela DAE. Seguindo orientações gerais da Organização Mundial de Saúde (OMS) e, com base na necessidade de intervenção de cuidado específico nessa área, a psicóloga Viviane Lopes está oferecendo rodas de conversa para alunos do IFF Bom Jesus, com o objetivo de ofertar um acompanhamento mais próximo das necessidades emocionais dos discentes. A equipe de psicólogos do IFFluminense também realizará um circuito de lives pelo Instagram, abordando assuntos ligados à temática. “Saúde Mental em Tempos de Pandemia” será a primeira, nessa quarta-feira, dia 03 de junho, às 20h.

O cuidado com a saúde física dos estudantes vem sendo assistido por meio do trabalho da coordenação de Alimentação e Nutrição. Além da distribuição de 120 kits de alimentos, o setor participa do projeto de pesquisa que monitora a situação nutricional dos alunos de todo o Instituto, coordenado pela nutricionista do Campus Bom Jesus, Tatiana de Seixas. Estudantes interessados em receber o kit de gêneros alimentícios e que não puderam participar do primeiro processo seletivo podem se inscrever até o dia 10 de junho. Mais informações estão disponíveis AQUI.

O Campus Bom Jesus participa, ainda, das ações sistêmicas do Instituto na área. O Fórum de Nutricionistas do IFF tem atuado no planejamento de diretrizes para nortear as ações durante o período de pandemia e para quando ocorrer o retorno as aulas. "Precisamos nos preparar para um novo momento, respeitando o distanciamento e todas as medidas de prevenção nos nossos refeitórios", afirma Tatiana.

Atividades – Os estudantes do IFF Bom Jesus puderam participar de duas atividades propostas pela DAE e diretoria de Ensino durante o mês de maio. A primeira foi direcionada aos representantes de turma, com o objetivo de conscientizá-los sobre a importância de sua atuação junto aos estudantes. O diretor de Ensino, Rafael Gardoni, o professor Rafael Tardin e o coordenador de turno Cristiano Oliveira participaram do debate “Representação Estudantil: Vamos conversar?”, mediado pela coordenadora de turno Carla Raggi. De acordo com Cristiano, “o compromisso assumido pelos representantes junto a suas turmas é importante. São motivadores e referência para seus colegas”, disse.

Outra atividade que foi muito bem recebida pelos alunos foi o Workshop de fotografia, idealizado para oferecer orientações e dicas de produção de imagens, além de incentivar os estudantes a participarem do Concurso de Fotografia e Vídeo Digital “Ócio Criativo – em tempos de coronavírus, um isolamento produtivo”, promovido pelo IFFluminense. O curso foi oferecido a cinco turmas, contando com a participação de 48 estudantes de diferentes cursos. O aluno egresso do Curso Superior em Ciência e Tecnologia de Alimentos, Diego Pádua, ministrou o conteúdo, organizado com colaboração da servidora Eunice Oliveira e mediação da coordenadora do Napnee, Iêni Moraes. O último workshop contou, ainda, com a participação do professor de Artes Marcelo do Couto, que contribuiu com mais orientações sobre o assunto.

Melhorias – Os alojamentos masculino e feminino do Campus Bom Jesus, onde residem 151 estudantes, estão vazios devido à suspensão das atividades na instituição. Enquanto o retorno não é possível, a coordenação responsável está realizando o levantamento de demandas e necessidades das instalações, para que estejam preparadas para receber os alunos na volta às aulas. Para isso, os representantes discentes e funcionários foram ouvidos. “Pesquisamos quais aspectos precisam de mais atenção da DAE e quais materiais precisam de reparo ou substituição.  Acreditamos que essas ações iniciam uma fase nova em nosso Instituto. Estamos vivenciando um momento inédito e, portanto, precisamos (re)pensar uma volta às aulas segura para nossos alunos e alunas, de forma a proporcionar um ambiente tranquilo e acolhedor, fator que cremos ser favorável à aprendizagem”, afirma o coordenador da Moradia Estudantil, Leonardo Muniz.