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Perguntas Frequentes

por Comunicação Social da Reitoria publicado 27/11/2020 18h20, última modificação 01/12/2020 17h21
Processo Seletivo de Cursos Técnicos de Nível Médio e Concurso Vestibular 2020/2º semestre

1 - Processo Seletivo de Cursos Técnicos

2 - Concurso Vestibular

 

 

 

Processo Seletivo - Edital N.º 118 – Reitoria de 25 de novembro de 2020

1 - Qual o período e o valor das inscrições?

2 - Como posso corrigir meu nome e CPF no cadastro?

3 - Como alterar dados, exceto nome ou CPF?

4 - Qual o e-mail / telefone para tirar dúvidas?

5 - Quando será divulgada a lista de inscritos?

6 - Como funciona o sistema de cotas?

7 - Como será realizado o sorteio das vagas e quando será?

8 - Quando será divulgado o resultado?

9 - Quando serão realizadas as matrículas?

10 - Quais os documentos para matrícula?

11 - Por que a seleção será por sorteio?

12 - Posso me inscrever para o Processo Seletivo e para o Vestibular?

13 - Posso me inscrever para mais de um curso técnico?

14 - Estou interessado no Ensino Médio Integrado. Há vagas?


Gostaria de mais alguma informação ou não encontrou o que procurava? Escreva para ascom@iff.edu.br para que possamos inserir a sua pergunta aqui e orientar muitos outros candidatos.

 

1 - Qual o período e o valor das inscrições?

Conforme Art. 5.º do Edital N.º 118/2020, as inscrições serão gratuitas, ou seja, não haverá cobrança de taxa de inscrição, e deverão ser feitas no endereço eletrônico <inscricoes.iff.edu.br>, durante o período de 27 de novembro até as 22 horas do dia 14 de dezembro de 2020.

2 - Como posso corrigir meu nome e CPF no cadastro?

Conforme Art. 8.º do Edital N.º 118/2020, em caso de erros de digitação de nome e/ou CPF verificados ao longo do período de inscrição, o candidato deverá encaminhar e-mail para atendimentoaocandidato@iff.edu.br, anexando a cópia digital do formulário constante no ANEXO IV do Edital, devidamente preenchido; CPF e documento de identidade.

3 - Como alterar dados, exceto nome ou CPF?

Conforme Art. 9.º do Edital N.º 118/2020, havendo necessidade de alterar algum dado, exceto nome e CPF, o candidato deverá, durante o período das inscrições, acessar o endereço eletrônico <inscricoes.iff.edu.br>, informar o CPF e a senha já cadastrada, e realizar um dos seguintes procedimentos: I – Caso a alteração seja relacionada a dados de inscrição, no menu “Minhas inscrições”, clicar na inscrição em que deseja fazer a alteração e, na nova tela, clicar em “Editar inscrição”; II – Caso a alteração seja relacionada a dados pessoais, no menu “Área do candidato”, clicar em “Editar dados pessoais”.

4 - Qual o e-mail para tirar dúvidas? 

Conforme Art. 10 do Edital N.º 118/2020, o candidato que apresentar dúvidas relacionadas ao processo poderá enviar e-mail para: atendimentoaocandidato@iff.edu.br ou para a Comissão de Processos Seletivos do campus ofertante do curso pretendido, nos e-mails: candidato.centro@iff.edu.br; candidato.guarus@iff.edu.br; candidato.quissama@iff.edu.br. Além dos e-mails, o candidato pode entrar em contato pelo whatsapp (022) 99972-5246, das 9h às 18h, de Segunda a Sexta, excluídos recessos e feriados.

5 - Quando será divulgada a lista de inscritos? 

Conforme Art. 16 do Edital N.º 118/2020, o IFFluminense divulgará no dia 16 de dezembro de 2020, no endereço eletrônico <selecoes.iff.edu.br>, a lista de inscritos neste Processo Seletivo.

6 - Como funciona o sistema de cotas?

Conforme Art. 19 do Edital N.º 118/2020, o IFFluminense reservará, do total das vagas ofertadas para ingresso nos cursos técnicos de nível médio, por curso e turno, no mínimo 50% (cinquenta por cento) das vagas para estudantes que tenham cursado integralmente o Ensino Fundamental em escolas públicas da rede nacional de ensino, conforme ANEXO X. As cotas são distribuídas assim: 

Renda familiar ≤ 1,5 salário mínimo per capita (R$1.567,50)

Independentemente da renda

Preto, pardo e indígena

Outros

PCD Preto, pardo e indígena

PCD Outros

Preto, pardo e indígena

Outros

PCD Preto, pardo e indígena

PCD Outros

COTA 1

COTA 2

PCD 1

PCD 2

COTA 3

COTA 4

PCD 3

PCD 4

Comprovação das cotas: As comprovações serão feitas por meio da apresentação dos formulários constantes nos ANEXOS do Edital, devidamente preenchidos e anexados, no momento do envio para a matrícula, com toda a documentação exigida.

7 - Como será realizado o sorteio das vagas e quando será? 

Conforme Art. 31 do Edital N.º 118/2020, a seleção dos candidatos será realizada por meio de Sorteio Público, que será transmitido no Canal Oficial do Instituto Federal Fluminense no YouTube, no dia 17 de dezembro, às 11h.  O sorteio será gravado e disponibilizado na página do IFF e no Portal de Seleções, nos endereços: www.iff.edu.br e www.selecoes.iff.edu.br. 

A lista dos inscritos será divulgada no dia anterior ao do sorteio no link www.selecoes.iff.edu.br, conforme Art. 16. Essa listagem conterá uma coluna chamada “número para sorteio”, ocasião em que será dado um número para cada candidato. Esses números serão sorteados aleatoriamente, independentemente do número de vagas disponíveis.

8 - Quando será divulgado o resultado?

Conforme Art. 35 do Edital N.º 118/2020, após o sorteio, o resultado será processado de acordo com a ordem de classificação dos candidatos, respeitada a distribuição das vagas estabelecidas no edital. 

De acordo com Art. 39 e 40 do Edital N.º 118/2020, o resultado preliminar do Processo Seletivo será divulgado no endereço eletrônico <www.selecoes.iff.edu.br> no dia 21 de dezembro de 2020. A relação de candidatos selecionados em cada curso será publicada em ordem de classificação, respeitadas as devidas reservas de vagas.

O resultado final do Processo Seletivo será divulgado no dia 23 de dezembro de 2020 no endereço eletrônico <www.selecoes.iff.edu.br>.

9 - Quando serão realizadas as matrículas?

Art. 41. Os candidatos aprovados que concorrerem para os Campi Campos Guarus e Quissamã deverão efetuar a matrícula nos dias 04 a 06 de janeiro de 2021, de forma online, em procedimento a ser divulgado no resultado final. 

Art. 42. Os candidatos aprovados que concorrerem para o Campus Campos Centro, deverão efetuar a matrícula nos dias 05 a 07 de abril de 2021, de forma online, em procedimento a ser divulgado no resultado final.

10 - Quais os documentos para matrícula? 

Art. 44. Na matrícula dos Cursos Técnicos Concomitantes, serão exigidas cópias digitais dos seguintes documentos: 

I – Declaração de matrícula no 2.º ou 3.º ano do Ensino Médio ou de curso equivalente (exigência aplicável apenas aos candidatos que ainda não concluíram os respectivos cursos);

II – Histórico Escolar e Certificado do Ensino Médio ou de curso equivalente (para quem já concluiu os respectivos cursos), com data de conclusão anterior à da realização da matrícula;

III – Declaração de Conclusão do Ensino Médio (antigo 2.º grau) ou da equivalência de cursos concluídos no exterior, expedidos pelo Conselho Estadual de Educação, nos casos em que isso se fizer necessário, com data de conclusão anterior à da realização da matrícula;

IV – Certidão de Registro Civil de Nascimento ou Casamento;

V – Documento que comprove estar em dia com o Serviço Militar, no caso de sexo masculino maior de 18 anos; 

VI – Documento que comprove estar em dia com as obrigações eleitorais para os candidatos maiores de 18 anos;

VII – Título de Eleitor para os candidatos maiores de 18 anos;

VIII – Carteira de Identidade (RG);

IX – Uma foto 3x4, recente e de frente;

X – CPF;

XI – Documentos comprobatórios para as vagas reservadas às Cotas 1, 2, conforme ANEXO V, ANEXO VI, ANEXO VII e ANEXO VIII;

XII – Documentos comprobatórios para as vagas reservadas às Cotas PCD 1 e PCD 2, conforme ANEXO V, ANEXO VI, ANEXO VII, ANEXO VIII e a documentação estabelecida no Art. 23 do edital;

XIII – Documentos comprobatórios para as vagas reservadas às Cotas 3, 4, conforme ANEXO V e ANEXO VIII;

XIV – Documentos comprobatórios para as vagas reservadas às Cotas PCD 3 e PCD4, conforme ANEXO V, ANEXO VIII e a documentação estabelecida no Art. 23 do edital.


Art. 45. Na matrícula dos Cursos Técnicos Subsequentes, serão exigidas cópias digitais dos seguintes documentos: 

I – Histórico Escolar e Certificado do Ensino Médio ou de curso equivalente, com data de conclusão anterior à da realização da matrícula;

II – Certificado ou Diploma de Conclusão do Ensino Médio (antigo 2.º grau) ou curso equivalente com data de conclusão anterior à data da realização da matrícula;

III – Declaração de Conclusão do Ensino Médio (antigo 2.º grau) ou da equivalência de cursos concluídos no exterior, expedidos pelo Conselho Estadual de Educação, nos casos em que isto se fizer necessário, com data de conclusão anterior à da realização da matrícula;

IV – Certidão de Registro Civil de Nascimento ou Casamento;

V – Documento que comprove estar em dia com o Serviço Militar, no caso de sexo masculino maior de 18 anos; 

VI – Documento que comprove estar em dia com as obrigações eleitorais para os candidatos maiores de 18 anos;

VII – Título de Eleitor para os candidatos maiores de 18 anos;

VIII – Carteira de Identidade (RG);

IX – Uma foto 3x4, recente e de frente;

X – CPF;

XI – Documentos comprobatórios para as vagas reservadas às Cotas 1, 2, conforme ANEXO V, ANEXO VI, ANEXO VII e ANEXO VIII;

XII – Documentos comprobatórios para as vagas reservadas às Cotas PCD 1 e PCD 2, conforme ANEXO V, ANEXO VI, ANEXO VII, ANEXO VIII e a documentação estabelecida no Art. 23 deste edital;

XIII – Documentos comprobatórios para as vagas reservadas às Cotas 3, 4, conforme ANEXO V e ANEXO VIII;

XIV – Documentos comprobatórios para as vagas reservadas às Cotas PCD 3 e PCD4, conforme ANEXO V, ANEXO VIII e a documentação estabelecida no Art. 23 deste edital.

11 - Por que a seleção será por sorteio? 

Considerando a emergência de saúde pública de dimensão mundial decorrente do coronavírus (COVID-19), nos termos da legislação vigente e das orientações dos órgãos competentes, tendo em vista a não possibilidade de realização de provas presenciais e, após consulta aos Conselhos de Campus, Câmara de Ensino, Colégio de Dirigentes, e considerando a Resolução N.º 46 de 24 de novembro de 2020 do Conselho Superior, que aprova os ajustes na forma de ingresso do Processo Seletivo, definiu-se o sorteio como a melhor forma de ingresso para o momento.

12 - Posso me inscrever para o Processo Seletivo e para o Vestibular?

Sim. É possível se inscrever nos dois editais, desde que atenda aos requisitos exigidos. 

13 - Posso me inscrever para mais de um curso técnico?
Art. 6°: O candidato não poderá realizar mais de uma inscrição nas vagas ofertadas neste edital.

14 - Estou interessado no Ensino Médio Integrado. Há vagas?
As vagas para o Ensino Médio Integrado serão disponibilizadas no Edital 2021 - 1º semestre, ainda sem previsão para ser divulgado.


Concurso Vestibular – Edital N.º 119 – Reitoria de 25 de novembro de 2020 

1 – Qual o período e o valor das Inscrições?

2 – As notas do Enem serão aceitas para esta seleção?

3 - Como posso corrigir nome ou CPF no cadastro de inscrição?

4 - Como alterar dados exceto nome ou CPF?

5 – Qual o e-mail / telefone para tirar dúvidas?

6 – Como funciona o Sistema de cotas?

7 - Quem pode concorrer às cotas?

8 – Como será a classificação dos candidatos?

9 – Quais serão os critérios de desempate?

10 – Quando será divulgado o resultado?

11 – Quando serão realizadas as matrículas?

12 – Quais os documentos necessários para matrícula?

13 – Por que foram adotadas as notas do Enem nesta seleção?

14 - Posso me inscrever para o Processo Seletivo e para o Vestibular?

15 - Posso me inscrever para mais de um curso no Vestibular?


Gostaria de mais alguma informação ou não encontrou o que procurava? Escreva para ascom@iff.edu.br para que possamos inserir a sua pergunta aqui e orientar muitos outros candidatos.

 

1 – Qual o período e valor das Inscrições?

Conforme Art. 5º do Edital N.º 119/2020, as inscrições serão gratuitas, ou seja, não haverá cobrança de taxa de inscrição, e deverão ser feitas no endereço eletrônico <inscricoes.iff.edu.br>, durante o período de 27 de novembro até as 22 horas do dia 14 de dezembro de 2020. 

2 – As notas do Enem serão aceitas para esta seleção?

Conforme Art. 6º do Edital N.º 119/2020, poderão ser utilizadas as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem): Enem 2019, ou Enem 2018 ou Enem 2017. No ato da inscrição, o candidato deverá selecionar qual ano do Enem ele irá utilizar para concorrer. As notas serão consultadas no banco de dados do Ministério da Educação por meio do CPF e número de inscrição do Enem da edição escolhida. Caso haja divergência entre o número de inscrição do candidato e o ano escolhido para a nota, prevalecerá o número de inscrição. 

3 - Como posso corrigir nome ou CPF no cadastro de inscrição?

Conforme Art. 7º do Edital N.º 119/2020, em caso de erros de digitação de nome e/ou CPF verificados ao longo do período de inscrição, o candidato deverá encaminhar e-mail para atendimentoaocandidato@iff.edu.br, anexando a cópia digital do formulário constante no ANEXO IV do Edital, devidamente preenchido; CPF e documento de identidade. 

4 - Como alterar dados exceto nome ou CPF?

Conforme Art. 8º do Edital N.º 119/2020, havendo necessidade de alterar algum dado, exceto nome e CPF, o candidato deverá, durante o período das inscrições, acessar o endereço eletrônico <inscricoes.iff.edu.br>, informar o CPF e a senha já cadastrada, e realizar um dos seguintes procedimentos: I – Caso a alteração seja relacionada a dados de inscrição, no menu “Minhas inscrições”, clicar na inscrição em que deseja fazer a alteração e, na nova tela, clicar em “Editar inscrição”; II – Caso a alteração seja relacionada a dados pessoais, no menu “Área do candidato”, clicar em “Editar dados pessoais”. 

5 – Qual o e-mail para tirar dúvidas? 

Conforme Art. 9.º do Edital N.º 119/2020, o candidato que apresentar dúvidas relacionadas ao processo poderá enviar e-mail para: atendimentoaocandidato@iff.edu.br ou para a Comissão de Processos Seletivos do campus ofertante do curso pretendido, nos e-mails: candidato.centro@iff.edu.br; candidato.guarus@iff.edu.br; candidato.itaperuna@iff.edu.br; candidato.macae@iff.edu.br. Além dos e-mails, o candidato pode entrar em contato pelo whatsapp (022) 99972-5246, das 9h às 18h, de Segunda a Sexta, excluídos recessos e feriados.

6 – Como funciona o Sistema de cotas? 

Conforme Art. 18.º do Edital N.º 119/2020, o IFFluminense reservará, do total das vagas ofertadas para ingresso nos cursos de graduação, por curso e turno, no mínimo 50% (cinquenta por cento) das vagas para estudantes que tenham cursado integralmente o Ensino Médio em escolas públicas da rede nacional de ensino, conforme ANEXO X do edital e observadas as seguintes condições: I – no mínimo 50% (cinquenta por cento) das vagas de que trata o caput serão reservadas aos estudantes com renda familiar bruta igual ou inferior a 1,5 (um vírgula cinco) salário-mínimo per capita; e II – proporção de vagas no mínimo igual à da soma de pretos, pardos e indígenas, e de pessoas com deficiência na população da unidade da Federação do local de oferta de vagas da instituição, segundo o último Censo Demográfico divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), será reservada, por curso e turno, aos autodeclarados pretos, pardos e indígenas, e às pessoas com deficiência. As cotas serão distribuídas assim: 

Renda familiar ≤ 1,5 salário mínimo per capita (R$1.567,50)

Independentemente da renda

Preto, pardo e indígena

Outros

PCD Preto, pardo e indígena

PCD Outros

Preto, pardo e indígena

Outros

PCD Preto, pardo e indígena

PCD Outros

COTA 1

COTA 2

PCD 1

PCD 2

COTA 3

COTA 4

PCD 3

PCD 4

 

7 - Quem pode concorrer às cotas? 

Conforme Art. 19 do Edital N.º 119/2020, somente poderão concorrer às vagas reservadas às cotas de que trata o Art. 18, os estudantes que comprovem ter cursado integralmente o Ensino Médio em escolas públicas da rede nacional de ensino, em cursos regulares ou no âmbito da modalidade de Educação de Jovens e Adultos; ou comprovem ter obtido certificado de conclusão com base no resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (ENCCEJA) ou de exames de certificação de competência ou de avaliação de jovens e adultos realizados pelos sistemas estaduais de ensino.

Comprovação das cotas: As comprovações serão feitas por meio da apresentação dos formulários constantes nos ANEXOS do Edital, devidamente preenchidos e anexados, no momento do envio para a matrícula, com toda a documentação exigida. 

8 – Como será a classificação dos candidatos?

Conforme Art. 30 e 31 do Edital N.º 119/2020, a classificação final ocorrerá através da média aritmética das notas obtidas nas áreas de Linguagens e Códigos e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias e Redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no ano de 2017, 2018 ou 2019, conforme o ano escolhido previamente na inscrição, considerando-se a ordem decrescente do total de pontos obtidos. E estará eliminado do Concurso o candidato que tiver pontuação zero em ao menos uma das áreas de conhecimento ou na redação. 

9 – Quais serão os critérios de desempate?

Conforme Art. 32 do Edital N.º 119/2020, serão obedecidos os seguintes critérios de desempate: I – O candidato que tiver obtido maior pontuação na Redação; II – O candidato que tiver obtido maior pontuação em cada uma das áreas de conhecimento, obedecendo à seguinte ordem: Linguagens e Códigos e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias, e Ciências Humanas e suas Tecnologias; e III – O candidato com mais idade. 

10 – Quando será divulgado o resultado?

Conforme Art. 32 do Edital N.º 119/2020, o resultado preliminar do Concurso Vestibular para Ingresso nos Cursos de Graduação 2020 – 2.º Semestre será divulgado no endereço eletrônico <selecoes.iff.edu.br> no dia 21 de dezembro de 2020. A relação de candidatos selecionados em cada curso será publicada em ordem de classificação, respeitadas as devidas reservas de vagas.

11 – Quando serão realizadas as matrículas?

Nos Campi Campos Guarus, Itaperuna e Macaé: conforme Art. 37 do Edital N.º 119/2020, os candidatos aprovados deverão efetuar a matrícula nos dias 04 a 06 de janeiro de 2021, de forma online, em procedimento a ser divulgado com o resultado final.

No Campus Campos Centro: conforme Art. 38 do Edital N.º 119/2020, os candidatos aprovados deverão efetuar a matrícula nos dias 05 a 07 de abril de 2021, de forma online, em procedimento a ser divulgado com o resultado final. 

12 – Quais os documentos necessários para matrícula?

Conforme Art. 41 do Edital N.º 119/2020, no momento do envio da matrícula, serão exigidas cópias digitais dos seguintes documentos:

I – Histórico Escolar e Certificado do Ensino Médio ou de curso equivalente, com data de conclusão anterior à da realização da matrícula;

II – Certificado ou Diploma de Conclusão do Ensino Médio (antigo 2.º grau) ou curso equivalente com data de conclusão anterior à data da realização da matrícula;

III – Declaração de Conclusão do Ensino Médio ou da equivalência de cursos concluídos no exterior, expedidos pelo Conselho Estadual de Educação, nos casos em que isto se fizer necessário, com data de conclusão anterior à da realização da matrícula;

IV – Certidão de Registro Civil de Nascimento ou Casamento;

V – Documento que comprove estar em dia com o Serviço Militar, no caso de sexo masculino maior de 18 anos;

VI – Documento que comprove estar em dia com as obrigações eleitorais para os candidatos maiores de 18 anos;

VII – Título de Eleitor para os candidatos maiores de 18 anos, original e cópia;

VIII – Carteira de Identidade (RG);

IX – Uma foto 3x4, recente e de frente;

X – CPF;

XI – Documentos comprobatórios para as vagas reservadas às Cotas 1 e 2, conforme  ANEXO V, ANEXO VI, ANEXO VII e ANEXO VIII;

XII – Documentos comprobatórios para as vagas reservadas às PCD 1 e PCD 2, conforme  ANEXO V, ANEXO VI, ANEXO VII e ANEXO VIII e a documentação estabelecida no  Art. 22 deste edital;

XIII – Documentos comprobatórios para as vagas reservadas às Cotas 3 e 4, conforme ANEXO V, ANEXO VIII.

XIV – Documentos comprobatórios para as vagas reservadas às Cotas PCD 3 e PCD4, conforme ANEXO V, ANEXO VIII  e a documentação estabelecida no  Art. 22 deste edital.

13 – Por que foram adotadas as notas do Enem nesta seleção? 

 A legislação em vigor estabelece que todos os processos seletivos para os Cursos de Graduação incluirão necessariamente uma prova de redação em língua portuguesa, de caráter eliminatório, conforme Portaria N.º 391, de 7 de fevereiro de 2002.

 Considerando a emergência de saúde pública de dimensão mundial decorrente do coronavírus (COVID-19), nos termos da legislação vigente e das orientações dos órgãos competentes, tendo em vista a não possibilidade de realização de provas presenciais e, após consulta aos Conselhos de Campus, Câmara de Ensino, Colégio de Dirigentes, e considerando a Resolução N.º 46 de 24 de novembro de 2020 do Conselho Superior, que aprova os ajustes na forma de ingresso do Concurso Vestibular, definiu-se a utilização de notas do Enem 2017, 2018 ou 2019 como a melhor forma de ingresso para o momento, pois o mesmo atende à legislação a respeito das formas de Ingresso nos Cursos de Graduação. Nesse sentido, esclarecemos ser está a única forma de ingresso a ser adotada. Serão utilizadas as notas das últimas três edições do Enem devido às alterações sofridas ao longo dos anos no teor das provas.

14 - Posso me inscrever para o Processo Seletivo e para o Vestibular?

Sim. É possível se inscrever nos dois editais, desde que atenda aos requisitos exigidos. 

15 - Posso me inscrever para mais de um curso no Vestibular?
Art. 5°: º O candidato não poderá realizar mais de uma inscrição neste edital.