Você está aqui: Página Inicial > Reitoria > Notícias > Startups ligadas ao IFF participam do Programa de Incubação Cruzada da Rede Federal

Notícias

Startups ligadas ao IFF participam do Programa de Incubação Cruzada da Rede Federal

Empreendedorismo

PediuFarma, que nasceu em Campos, foi uma das três escolhidas para fazer o pitch para investidores internacionais.
por Comunicação Social da Reitoria publicado 08/06/2022 11h18, última modificação 09/06/2022 10h12
Guilherme Pedra e Frederico Fiuza, sócios da PediuFarma (Imagem adaptada: Programação Visual/IFF)

Guilherme Pedra e Frederico Fiuza, sócios da PediuFarma (Imagem adaptada: Programação Visual/IFF)

 

 O Programa de Incubação Cruzada da Rede Federal nasceu da parceria entre Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), com a Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec) e foi operacionalizada pelo Instituto Federal Fluminense (IFF).

 O programa, que contou com a participação de nove Institutos Federais e 27 startups ligadas a esses ambientes de inovação, também teve sua fase nacional no dia 30 de abril, quando quatro startups apresentaram seus negócios para experts em tecnologia e educação. Uma oportunidade de network internacional.

 Durante cinco meses startups do Brasil e da África do Sul trocaram experiências na segunda edição do Programa de Incubação Cruzada da Rede Federal. O evento terminou com um DemoDay Internacional, realizado em parceria com a Embaixada Brasileira em Pretória, na África do Sul, no dia 19 de maio. Na ocasião, três startups que se destacaram no programa, tiveram a oportunidade de fazer seus pitchs (apresentação rápida do produto) para potenciais parceiros e investidores fora do Brasil. PediuFarma, que nasceu em Campos, foi uma das três escolhidas para fazer o pitch para investidores internacionais.

 Guilherme Pedra, CEO da PediuFarma, avalia positivamente a oportunidade e destaca a construção de uma rede de contatos como ponto alto da parceria. "Os contatos feitos no início do programa são cultivados até hoje e a possibilidade de gerar parcerias cada vez mais próximas. Esperamos poder participar de mais programas como esse", conta.

 Segundo Henrique da Hora, presidente da TEC Incubadora e diretor do Polo de Inovação do IFF, dentre as várias características dos Institutos Federais, um dos tesouros que temos e que devemos dar aos nossos estudantes é o sentido de rede de colaboração. "O programa de incubação cruzada promoveu uma série de intercâmbios entre as nossas incubadoras e polos de inovação, com as nossas startups e spinoffs, resultando em experiências tanto de formação quanto de oportunidade de negócios incríveis", afirma.

 Participaram do programa seis startups ligadas ao Instituto Federal Fluminense: Eneltec, Roveq, Jalevo, PediuFarma, Ecore e Portal arquitetura.

 O programa - Lançado em 2020, a iniciativa visou o cruzamento de oportunidades de ações conjuntas e a prospecção de novas parcerias entre os ecossistemas inovadores e a Rede Federal.

 

 Fonte: Assessoria de Comunicação do Conif

 

 √ Participe da campanha IFF Solidário: Saiba mais

 √ Como você vê o IFF e como avalia as suas ações? A Pesquisa de Imagem Institucional está disponível AQUI para a comunidade externa. Responda e contribua com as melhorias!