Notícias
Servidores podem criar documentos pessoais pelo Suap
Processo Eletrônico
O módulo de Processo Eletrônico e Documento Eletrônico do Suap passou por melhorias e está com novas funcionalidades, implementadas pela Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação (DGTI). A principal delas é que os servidores do IFFluminense podem criar documentos pessoais (requerimentos, autodeclarações, relatórios, termos) em seu nome e não mais pelo setor em que estão lotados. Para criar um documento, basta entrar no Suap e clicar em Documentos/Processos – Documentos Eletrônicos – Documentos Pessoais.
Entre os documentos pessoais estão requerimentos de auxílios, alteração de dados, afastamento para capacitação, licenças e retribuição por titulação, entre outros. Os fluxos para solicitação foram atualizados e estão disponíveis no Manual de Padronização e Tramitação de Processo Eletrônico, dentro do Painel do Servidor, no Portal do IFF.
Com a implementação desta nova funcionalidade, a partir do dia 01 de novembro de 2022, apenas os servidores autorizados pela chefia poderão criar documentos pelo setor, como ofícios e despachos, por exemplo. Para isso, será necessário que o responsável pelo setor conceda a permissão no módulo Documentos/Processos.
De acordo com o diretor da DGTI do IFF e membro da Comissão de Implantação do Processo Eletrônico Nacional (PEN), Ronaldo Amaral, as melhorias e novas funcionalidades no módulo de Processo e Documento Eletrônico do Suap são resultados da execução do projeto priorizado pelo Comitê de Governança Digital no portfólio de Projeto de Sistemas do PDTIC 2021/2022. “O projeto teve duração de 2 meses e 15 dias e contou com a participação de dez servidores de TIC das equipes da Coordenação de Sistemas e do Escritório de Governança de Projetos de TIC, de servidores do Gabinete da Reitoria e da Comissão de Implantação do Processo Eletrônico”, afirma Ronaldo.
Os principais resultados do projeto de atualização e melhorias no Suap foram:
- Implementação do barramento de comunicação de processos do Governo, que possibilitará o envio e recebimento de processo de órgãos de Governo diretamente no Suap;
- Integração ao Login Único Gov.br;
- Cadastro de pessoas externas ao Instituto para assinatura de documentos como contratos, convênios e atas;
- Documentos pessoais, que possibilitarão a melhoria nos fluxos de abertura de requerimentos pessoais;
- Melhorias na exibição dos processos dos dados de documentos e adequação ao Manual de Redação do Governo Federal;
- Novas funcionalidades de administração de processos pela chefia de setor.
√ Participe da campanha IFF Solidário: Saiba mais.
√ Como você vê o IFF e como avalia as suas ações? A Pesquisa de Imagem Institucional está disponível AQUI para a comunidade externa. Responda e contribua com as melhorias!