Você está aqui: Página Inicial > Reitoria > Notícias > Servidores podem criar documentos pessoais pelo Suap

Notícias

Servidores podem criar documentos pessoais pelo Suap

Processo Eletrônico

Novas funcionalidades do Processo Eletrônico Nacional (PEN) estão disponíveis no Suap.
por Comunicação Social da Reitoria publicado 27/10/2022 13h45, última modificação 27/10/2022 13h45
Entre os documentos pessoais estão requerimentos, relatórios, termos e autodeclarações (Foto: Divulgação/IFF)

Entre os documentos pessoais estão requerimentos, relatórios, termos e autodeclarações (Foto: Divulgação/IFF)

 O módulo de Processo Eletrônico e Documento Eletrônico do Suap passou por melhorias e está com novas funcionalidades, implementadas pela Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação (DGTI). A principal delas é que os servidores do IFFluminense podem criar documentos pessoais (requerimentos, autodeclarações, relatórios, termos) em seu nome e não mais pelo setor em que estão lotados. Para criar um documento, basta entrar no Suap e clicar em Documentos/Processos – Documentos Eletrônicos – Documentos Pessoais.

 Entre os documentos pessoais estão requerimentos de auxílios, alteração de dados, afastamento para capacitação, licenças e retribuição por titulação, entre outros. Os fluxos para solicitação foram atualizados e estão disponíveis no Manual de Padronização e Tramitação de Processo Eletrônico, dentro do Painel do Servidor, no Portal do IFF.  

 Com a implementação desta nova funcionalidade, a partir do dia 01 de novembro de 2022, apenas os servidores autorizados pela chefia poderão criar documentos pelo setor, como ofícios e despachos, por exemplo. Para isso, será necessário que o responsável pelo setor conceda a permissão no módulo Documentos/Processos.

 De acordo com o diretor da DGTI do IFF e membro da Comissão de Implantação do Processo Eletrônico Nacional (PEN), Ronaldo Amaral, as melhorias e novas funcionalidades no módulo de Processo e Documento Eletrônico do Suap são resultados da execução do projeto priorizado pelo Comitê de Governança Digital no portfólio de Projeto de Sistemas do PDTIC 2021/2022. “O projeto teve duração de 2 meses e 15 dias e contou com a participação de dez servidores de TIC das equipes da Coordenação de Sistemas e do Escritório de Governança de Projetos de TIC, de servidores do Gabinete da Reitoria e da Comissão de Implantação do Processo Eletrônico”, afirma Ronaldo.

 Os principais resultados do projeto de atualização e melhorias no Suap foram:  

  • Implementação do barramento de comunicação de processos do Governo, que possibilitará o envio e recebimento de processo de órgãos de Governo diretamente no Suap;
  • Integração ao Login Único Gov.br;
  • Cadastro de pessoas externas ao Instituto para assinatura de documentos como contratos, convênios e atas;
  • Documentos pessoais, que possibilitarão a melhoria nos fluxos de abertura de requerimentos pessoais;
  • Melhorias na exibição dos processos dos dados de documentos e adequação ao Manual de Redação do Governo Federal;
  • Novas funcionalidades de administração de processos pela chefia de setor.

 

 

√ Participe da campanha IFF Solidário: Saiba mais

 √ Como você vê o IFF e como avalia as suas ações? A Pesquisa de Imagem Institucional está disponível AQUI para a comunidade externa. Responda e contribua com as melhorias!