Notícias
Servidores participam de palestra sobre Acompanhamento Interdisciplinar para Permanência e Êxito
Evento
Servidores do Instituto Federal Fluminense (IFF) participaram, no dia 26 de abril, da palestra “A importância do trabalho de acompanhamento interdisciplinar para a permanência e êxito dos estudantes do IFF”. O evento, promovido pela Diretoria de Políticas Estudantis, Culturais e Esportivas (Dipece), ocorreu no auditório Miguel Ramalho, do Campus Campos Centro.
A iniciativa, componente das ações do Plano Estratégico de Permanência e Êxito dos Estudantes do IFFluminense, desenvolvidas pela Dipece em parceria com a Pró-reitoria de Ensino (Proen), teve como objetivo dar prosseguimento ao trabalho de fortalecimento das equipes de apoio ao estudante. A palestra foi ministrada pelo professor da Faculdade de Serviço Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), Ney Luiz Teixeira.
O professor Ney explica que “as políticas sociais têm ampliado o conjunto de profissionais que são necessários para implementar os seus serviços e garantir os direitos sociais da população. A política de educação, que historicamente sempre esteve muito restrita ao trabalho de profissionais ligados ao campo do ensino/aprendizado, em suas formações específicas, vive um movimento, a partir da assistência estudantil, de ampliação do leque de trabalhadores, com a contratação de psicólogos e assistentes sociais”.
O palestrante acrescenta que “a presença dos profissionais não só contribui para o âmbito específico da assistência estudantil, mas também para a educação de uma maneira mais ampla, relacionando o acesso à educação às outras políticas públicas como saúde, transporte, moradia, saneamento, e como o acompanhamento, trajetória profissional e campo disciplinar desses profissionais contribuem para pensar o processo de formação dos estudantes da educação profissional e tecnológica, para que ela ocorra de uma maneira mais integral”, ressalta.
A assistente social e coordenadora de Políticas Estudantis da Dipece, Márcia Chrysóstomo, afirma que esse evento representa o segundo momento de um trabalho que começou no ano passado: “nós fizemos um curso de capacitação para os assistentes sociais com o professor Ney, com o foco na intervenção do serviço social nos trabalhos de equipe. Para a palestra, nós convidamos toda a equipe técnica, que trabalha na assistência estudantil e no acompanhamento dos alunos, para falar sobre interdisciplinaridade e a importância do trabalho interdisciplinar, porque entendemos que a assistência estudantil não é apenas a concessão de bolsas e auxílios, mas também o acompanhamento desses alunos com trabalhos de monitoria, encaminhamentos para a Rede, quando necessário, para que eles permaneçam e tenham êxito”, finaliza.