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Servidores participam de curso de Formação Continuada
Educação Profissional
O Instituto Federal Fluminense, por meio da coordenação da Escola de Formação, ofertou o curso de Formação Continuada “Estrutura e Funcionamento da Educação Profissional – Formação para Técnico-administrativo em Educação”, destinado aos servidores do IFFluminense.
O curso foi coordenado pelas servidoras Heise Cristiane Aires Arêas e Saionara Rosa da Cruz, diretora de Políticas da Educação, da Pró-reitoria de Ensino do IFFluminense, com oferta de 25 vagas, carga horária de 30 horas e com disponibilização dos materiais no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), Moodle, do Centro de Referência.
A proposta do curso, de acordo com Saionara, foi desenvolvida como ação da Diretoria de Políticas da Educação da Proen, com o objetivo de “promover a formação de servidores técnico-administrativos em Educação com vistas à ampliação das oportunidades de formação continuada em serviço para atendimento do desenvolvimento das políticas educacionais no âmbito institucional.” De acordo com ela, "a formação favorece à construção de ambiente educativo, inclusivo e cooperativo por parte dos envolvidos, assegurando o domínio dos conhecimentos técnicos, científicos, pedagógicos e específicos pertinentes à área de atuação profissional, inclusive da gestão educacional”, explica.
O curso, que foi ministrado na Reitoria do IFF três vezes na semana, de forma presencial, teve seu encerramento nessa segunda-feira, 31 de outubro, e teve 11 servidores como cursistas. Contudo, ainda será desenvolvida uma atividade de sistematização da aprendizagem, com carga horária de 10 horas, com o estabelecimento da relação entre a abordagem do curso e a atividade profissional do cursista. A certificação será em atividade de qualificação profissional emitida pela Escola de Formação do IFFluminense.
“Estamos vivendo um novo momento em que toda essa dinâmica passa por profundas mudanças e essa formação continuada vem para ajudá-los a superar esses desafios. O fortalecimento das ações institucionais faz com que nós tenhamos um momento de análise, de estudo, de reflexão sobre a nossa prática no dia a dia do trabalho, de adquirir novos conhecimentos, novos fundamentos teóricos e correlacionar tudo isso com aquilo que a gente desenvolve no contexto educacional,” frisa Saionara.
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