Você está aqui: Página Inicial > Reitoria > Notícias > Servidores do IFF concluem Curso de Redação Oficial

Servidores do IFF concluem Curso de Redação Oficial

Servidor

Capacitação teve o objetivo de atualizar os servidores sobre as novas exigências do Manual de Redação da Presidência da República.
por Comunicação Social da Reitoria publicado 19/12/2019 12h35, última modificação 19/12/2019 12h35
Show image carousel Curso foi ministrado pela professora aposentada, Edinalda Almeida (Fotos: Mayhara Barcelos/IFF)

Servidores da Reitoria e de diversos campi do Instituto Federal Fluminense concluíram, na última terça-feira, dia 17 de dezembro, o Curso de Redação Oficial, promovido pela Escola de Formação do IFF.

Ministrada pela professora aposentada do IFFluminense, Edinalda Almeida, a capacitação, com carga horária de 20 horas e realizada nos meses de outubro, novembro e dezembro, na Reitoria, contou com a participação de 42 servidores e teve como objetivo atualizá-los em relação às novas mudanças na redação oficial da administração pública.

“O Manual de Redação da Presidência da República, nesse momento, deixa um pouco de lado a questão da forma para ter mais cuidado com o conteúdo, em relação à coesão, clareza, coerência, ou seja, o texto merece muito mais atenção hoje do servidor do que o espaçamento, a margem”, explicou Edinalda.

Durante o curso foram abordadas técnicas de redação, formas de tratamento, comunicação administrativa e dificuldades mais frequentes da Língua Portuguesa na elaboração de documentos. “O servidor necessitava de uma nova informação sobre como redigir um bom texto, claro, que dê ao receptor a dimensão do que é a redação oficial. Fora isso, foram abolidos pelo Manual os avisos, as cartas circulares, e só ficou o ofício, que hoje cumpre tranquilamente esse papel. Nós trabalhamos também requerimentos, relatórios, atas e fechamos com um modelo bom de ofício”, destacou a professora.

A servidora Fabiana Monteiro, que atua no Registro Acadêmico do Campus Campos Centro ressaltou que os conhecimentos adquiridos no curso ajudaram no trabalho e nos estudos. “Me interessei pelo curso pelo setor em que trabalho, para saber escrever corretamente um ofício, quando necessário e, como estou terminando o mestrado, o  curso também foi muito útil para escrever melhor a minha dissertação”.

Já a servidora Angélica Picanço, chefe de Gabinete do Campus Santo Antônio de Pádua, destacou que a capacitação irá contribuir na elaboração de ofícios, construção de relatórios, atas de reuniões e a pensar melhor no texto, para que ele seja o mais claro possível. “Foi um curso muito bom, a professora é muito divertida e animada, trouxe conhecimentos da prática de vivência dela para o nosso dia a dia, para o nosso trabalho”, afirmou Angélica, sugerindo que nas próximas edições, o curso possa ser concentrado em menos dias, principalmente para os servidores que vêm de longe.

Devido ao sucesso do curso e do número de servidores interessados, a coordenadora da Escola de Formação e Políticas de Bem-Estar do Servidor, Thaís Almeida, informou que uma nova turma deverá ser ofertada a partir de abril de 2020.