Você está aqui: Página Inicial > Reitoria > Notícias > Seleção IFF participa dos Jogos das Instituições Federais

Seleção IFF participa dos Jogos das Instituições Federais

JIF

Serão 71 atletas do Instituto Federal Fluminense disputando 10 modalidades na competição que reúne estudantes de todo o Brasil.
por Comunicação Social da Reitoria publicado 23/11/2022 15h07, última modificação 23/11/2022 15h26
Equipe de basquete masculino é composta por atletas dos campi Campos Centro e Bom Jesus (Foto: Divulgação/IFF).

Os Jogos das Instituições Federais (JIF) - Etapa Nacional 2022 - serão realizados de 28 de novembro a 02 de dezembro, em São José do Rio Preto (SP). A competição, que reúne os atletas da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica de todo o país, retorna após dois anos de paralisação devido à pandemia de Covid-19. Serão 31 instituições participantes, tendo o Instituto Federal de São Paulo (IFSP) como o anfitrião.

Pelo IFF, participarão 71 atletas - alunos entre 16 e 19 anos - dos campi Bom Jesus, Campos Centro, Campos Guarus, Itaperuna, Macaé, Maricá, Quissamã e Santo Antônio de Pádua. Eles irão disputar 10 modalidades: Atletismo (Masculino e Feminino), Basquete (Masculino), Handebol (Feminino), Judô (Masculino e Feminino), Natação (Masculino e Feminino), Tênis de mesa (Masculino e Feminino), Vôlei (Masculino), Xadrez (Masculino), Vôlei de praia (Masculino) e Futsal (Masculino e Feminino).

A Seleção IFF, como define Ricardo Reis, coordenador de Políticas Esportivas do Instituto, é um sonho realizado. “Desde que assumimos o compromisso de formular a política esportiva do Instituto, nosso objetivo era democratizar a participação dos estudantes nas competições e, com a articulação na Câmara de Esportes, conseguimos um entendimento de fortalecimento e não de exclusão para inserir alunos de todos os campi”, explica.

Ao escolher os atletas para as equipes que irão disputar o Nacional, os técnicos dos times campeões dos Jogos Intercampi do IFF (JinIFF) consideraram esta visão integradora concretizando o projeto da Seleção IFF. JIF 2022

Por exemplo, a equipe de basquete que, tradicionalmente é do Campus Campos Centro, terá dois atletas do Campus Bom Jesus, pela primeira vez. Um deles é João Gabriel Oliveira Condé Barreto, do Curso Técnico em Alimentos. “Toda a equipe recebeu a mim e Daniel Ibamar super bem, nos acolheu e fez com que a gente se sentisse em casa”, conta, acrescentando que a expectativa para o campeonato é a melhor possível.

“Nosso time vem se preparando bastante, pois sabemos que as equipes que estão indo são fortes, mas também sabemos que a nossa equipe tem potencial para chegar à final e, se tudo der certo, vencer o JIF”, acredita.

Os estudantes viajarão no sábado, dia 26 de novembro, acompanhados de 20 servidores. Chefe da delegação e técnico da equipe de basquete, Ricardo aposta em um JIF de reencontro, após dois anos parados. “Será uma oportunidade maravilhosa desses alunos vivenciarem através do esporte as culturas e costumes tão diferentes desse Brasil que irá marcar a vida de cada um para sempre”.

Favoritismo:

Segundo Ricardo, não há como falar em favoritos para o JIF - Etapa Nacional 2022 - já que todas as equipes tiveram que se reorganizar pós-pandemia. “Só em poder participar já é uma grande vitória”, diz. Equipes que sempre buscaram pódio e podem conquistar algo são o vôlei masculino, o basquete masculino e o futsal feminino. “O vôlei de praia é a modalidade mais vencedora do IFF no JIF, e a expectativa de vencer mais esse campeonato é muito grande. As individuais também podem beliscar alguma coisa, mas é muito prematuro falar. É um JIF que será uma surpresa para todos”, afirma Ricardo.

Histórico de vitórias do IFF:

2008 - Fortaleza/ CE

2009 - Vitória/ ES

Natação feminino e masculino

Vôlei de praia feminino

2010 - Brasília

2013 - Foz do Iguaçu/PR

2014 - Natal/ RN

Futsal masculino

2015 - Goiânia/GO

Futsal feminino

Natação

2017 - Poços de Caldas

Judô

2019 - Guarapari/ES

Xadrez feminino

√ Participe da campanha IFF Solidário: Saiba mais

√ Como você vê o IFF e como avalia as suas ações? A Pesquisa de Imagem Institucional está disponível AQUI para a comunidade externa. Responda e contribua com as melhorias!