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Reunião do Conif discute novas parcerias para internacionalização
Reditec 2018
O Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) se reuniu na tarde da última terça-feira (11), no Campus Cabo Frio do Instituto Federal Fluminense (IFF), a fim de discutir e apresentar diversas ações. O momento fez parte da programação da 42ª Reunião Anual dos Dirigentes das Instituições Federais de Educação Profissional e Tecnológica (Reditec).
Os membros do Conif foram apresentados ao Projeto VirtualSign, que consiste numa luva com sensores e à tecnologia Kinect, que incorpora também um jogo didático para ensinar linguagem gestual e cria melhores condições de inclusão social para surdos. Também foi apresentada a proposta de fortalecimento da parceria dos Institutos com o Latin-America Practices and Soft Skills for an Innovation Oriented Network (Lapassion), programa de mobilidade estudantil para instituições internacionais. Ambos projetos foram apresentados pelo vice-presidente do Instituto Politécnico do Porto (IPP), Carlos Ramos.
Dando prosseguimento à pauta de fortalecimento das parcerias para a internacionalização dos Institutos, os membros do Conif ouviram a proposta do Santander para mobilidade nacional e internacional, realizada pelo diretor do órgão, Steven Assis, e assistiram a apresentação da Organização Universitária Interamericana (OUI), feita pelos representantes Luis Kauachi e Claudia Brenes. As sugestões foram bem aceitas pelos membros do Conselho.
Como pautas seguintes foi definido o Instituto Federal do Pará (IFPA), como sede da Reditec em 2020, e a readequação da edição de 2019 para a cidade de Florianópolis, e não Balneário Camboriú, como divulgado anteriormente.
Por fim, foram apresentados os planos do Grupo de Trabalho da Educação a Distância (GT EaD) e a discussão do documento do Ensino Médio Integrado (EMI), que segundo a reitora do Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE), e relatora de plano, Leopoldina Veras, servirá como um norteador para as instituições. “Esse é um documento que tem sido discutido desde 2014 e está sendo finalizado pelo Fórum de Dirigentes de Ensino (FDE). Esse documento será entregue para todos os reitores para que sejam ratificados em seus Conselhos Superiores, e aí o EMI terá as mesmas diretrizes”, salientou.
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