Notícias
Reitor do IFF compõe nova Diretoria Executiva do Conif
Rede Federal
O pleno do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) elegeu, no dia 09 deste mês, a nova Diretoria Executiva da entidade. A eleição foi realizada online, durante a 23º Reunião Virtual do Conif.
A nova diretoria assumirá a partir de fevereiro de 2021 e contará com o reitor do IFF, Jefferson Manhães de Azevedo, no cargo de vice-presidente de Relações Institucionais. Os desafios da pandemia e pós-pandemia e o orçamento limitado para o próximo ano são alguns desafios que a nova gestão terá pela frente.
“As minhas responsabilidades nessa nova direção são os diálogos com as entidades e com os organismos nacionais e internacionais, esse estreitamento de relações, a construção de agendas e pautas em comum. E nessa nova gestão, temos o grande desafio, talvez um dos maiores da história da nossa Rede, que é a retomada das atividades presenciais, guardados os protocolos de segurança e a conveniência desse retorno, que deverá ser paulatino e com toda a segurança, o respeito e o cuidado com a vida dos nossos estudantes, dos nossos servidores e de todos aqueles que trabalham, atuam e se relacionam com as nossas instituições. Temos também o desafio de trazer a agenda 2030 da ONU para o desenvolvimento sustentável como uma pauta também da Rede Federal”, destacou Jefferson.
Ele ressaltou ainda o desafio orçamentário, “pois temos a previsão de diminuição de orçamento na faixa de 20%, o que implicará muito no orçamento de 2021 e de 2022. Essa nova direção terá também que dialogar bastante com o Ministério da Educação e com a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica, buscando alternativas para que não sejam comprometidas as nossas ações educativas. São muitos desafios, mas o bom é que o Conif está unido, uníssono numa pauta de fortalecimento da Rede Federal”, avaliou o reitor do IFF.
A nova diretoria será composta ainda pelos reitores Cícero Nicácio do Nascimento Lopes, do Instituto Federal da Paraíba (IFPB), que assume como vice-presidente de Assuntos Acadêmicos; Cláudio Alex Jorge da Rocha, reitor do Instituto Federal do Pará (IFPA), que foi eleito como vice-presidente de Relações Parlamentares; e Elias Monteiro, reitor do Instituto Federal Goiano (IF Goiano), que assume como vice-presidente de Assuntos Administrativos.
A eleição teve chapa única e contabilizou 31 votos a favor, cinco votos em branco, um nulo e quatro ausências. Representantes das 41 instituições vinculadas ao Conif puderam votar, de forma totalmente online. O atual presidente do Conselho, Jadir José Pela, parabenizou os eleitos. "Ter essa chapa eleita, construída com base no diálogo e em conjunto com todos, demonstra a força do trabalho em Rede. É emblemático ter uma mulher na presidência, em tempos de tantos desafios. Desejo muita sorte aos eleitos, pois sei que irão desenvolver um excelente trabalho", completou.
Conif será presidido por uma mulher em 2021
Pela segunda vez, desde sua criação, uma mulher irá ocupar o cargo de presidente do Colegiado. Quem assumirá, a partir de fevereiro de 2021, será a reitora do Instituto Federal Catarinense (IFC), Sônia Regina de Souza Fernandes.
A presidente eleita salientou que a próxima gestão dará continuidade ao trabalho que tem sido feito pelo Conif em defesa da Rede Federal. Sônia atua na atual gestão à frente da vice-presidência de Assuntos Acadêmicos. “Só posso agradecer a todos que confiaram na proposta apresentada pela chapa e reafirmar nosso compromisso de fazer um trabalho sério para conseguirmos avanços importantes em rede durante o próximo ano”, comentou.
Eleição 2020 – A comissão eleitoral foi presidida pelo reitor do Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais (IF Sudeste MG), Charles Okama de Souza, e teve como membros o reitor do Instituto Federal Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS), Marcelo Bregagnoli, a vice-diretora do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet/MG), Maria Celeste Monteiro e o secretário executivo do Conif, Alexandre Bahia. A votação ocorreu por meio do Sistema de Votação OnLine Helios, que permite a realização de eleições através da Internet e com auditoria aberta ao público.
Com informações da Assessoria de Comunicação do Conif