Você está aqui: Página Inicial > Reitoria > Notícias > Reitor do IFF apresenta experiências da Rede Federal em evento internacional sobre Educação Profissional Verde

Notícias

Reitor do IFF apresenta experiências da Rede Federal em evento internacional sobre Educação Profissional Verde

Sustentabilidade

Objetivo é discutir o desenvolvimento do capital humano sob perspectivas e competências sustentáveis.
por Ferdinanda Maia / Comunicação Social da Reitoria publicado 23/06/2017 18h49, última modificação 26/06/2017 14h54

 O reitor do IFF, Jefferson Manhães de Azevedo, participa do workshop “Rumo a uma educação e formação técnica e profissional sustentável” (EFTP Verde) que acontece de 26 a 30 de junho de 2017, no Colégio Nacional de Educação Profissional Técnica (Conalep), em Metepec, no México. O Conalep organiza o evento ao lado da Secretaria de Educação Pública do México, do Unevoc  Centro Internacional da Unesco voltado à educação profissional e do Instituto Federal para a Formação Profissional da República Federal da Alemanha (BiBB).

 O evento, que vai reunir os coordenadores dos Centros Unesco-Unevoc do México, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador e Paraguai, visa fomentar ações para a formação integral de estudantes por meio de um programa de atividades de sustentabilidade e promoção da cultura ecológica, bem como discutir as tendências sobre educação verde e trocar experiências entre os participantes. De acordo com a organização, facilitar a transação para economias verdes e sociedades sustentáveis é uma das estratégias prioritárias da Unesco para a Educação Profissional no mundo.

 “Este encontro é justamente para que a gente possa consolidar os conhecimentos nesta área de forma a desenvolver políticas públicas em nossas instituições e em nosso entorno relacionadas ao desenvolvimento sustentável”, explica Jefferson que participa enquanto coordenador do Centro Unevoc do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif). “São ações em várias dimensões que este evento busca estimular: construir cursos que levam em consideração esta temática ou destinados a ela, ações de infraestrutura nas escolas, de pesquisa e de intervenção ou de diálogo com as comunidades e instituições”, complementa.

 A programação será ministrada por especialistas do BiBB e por representantes do Centro Internacional Unesco/Unevoc, e contará com quatro sessões temáticas: (1) Introdução à educação e formação técnica e profissional sustentável; (2) Investigação verde; (3) Cultura institucional sustentável, a comunidade e o lugar do trabalho; (4) Currículo e formação sustentável.

 No dia 27, Jefferson participa de uma mesa de trabalho com o tema “Formação profissional para o desenvolvimento sustentável no Brasil e Paraguai”. Ele vai apresentar a experiência da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica a partir de ações já implementadas pelos Institutos Federais. Para o reitor, o Brasil e o mundo têm muito o que avançar para alcançar as metas de uma educação verde.

 “Vejo que há uma perspectiva do aprender, mas o mais desafiador é o muito que temos por fazer. Temos no Brasil, e nos IFs, experiências muito interessantes, mas de forma geral, o mundo está ainda muito distante daquilo que entendemos como políticas sustentáveis. Há muito a aprender e muito mais por fazer, mas a gente já percebe em países como Alemanha e Canadá, por exemplo, ações muito significativas. E, naturalmente, quando você se relaciona com outros países, com outras experiências, isso torna o aprendizado mais acelerado, há muito mais oportunidades de conhecer casos de sucesso e, de alguma forma, trazer estas experiências e adaptá-las para nossas instituições”, acredita Jefferson.