Você está aqui: Página Inicial > Reitoria > Notícias > Publicação irá reunir depoimentos de estudantes e servidores da Rede Federal

Publicação irá reunir depoimentos de estudantes e servidores da Rede Federal

Internacionalização

Os interessados podem fazer suas inscrições até 10 de setembro, seguindo os critérios estabelecidos no Edital divulgado pelo Conif.
por Comunicação Social da Reitoria publicado 22/08/2023 15h50, última modificação 22/08/2023 15h50

Com foco em internacionalização, o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) divulgou um edital que selecionará narrativas autênticas e inspiradoras sobre experiências de internacionalização na Rede Federal.

Os interessados podem fazer suas inscrições até 10 de setembro, seguindo os critérios estabelecidos no Edital Conif/AI nº 09.

Os textos escolhidos serão incluídos no e-book "Vozes da Internacionalização: Narrativas de Estudantes e Servidores da Educação Profissional, Científica e Tecnológica". A coletânea é parte das iniciativas lideradas pelo Conif em celebração aos 15 anos dos Institutos Federais, comemorados neste ano. O lançamento da publicação é previsto para a 47ª Reunião Anual dos Dirigentes das Instituições de Educação Profissional e Tecnológica (Reditec 2023).

“O e-book servirá como espaço para a exposição de relatos de experiências que tiveram impacto positivo no acesso, permanência e êxito no âmbito da Rede Federal”, como explica João Paulo Rotelli, coordenador de Relações Internacionais do Conif. “Por meio dessas narrativas, os leitores terão a oportunidade de se aproximar dos desafios, conquistas e efeitos transformadores da internacionalização no tripé de ensino, pesquisa e extensão, sob a perspectiva daqueles que vivenciaram esses processos”, completa.

De acordo com o edital, podem enviar textos estudante, ex-aluno ou servidor vinculado à Rede Federal ou a instituições internacionais parceiras que tenham participado de ações de internacionalização promovidas pelas Instituições da Rede Federal entre os anos de 2009 e 2023, a fim de representar a pluralidade de indivíduos, ações e tópicos relacionados à internacionalização das instituições da Rede Federal.

A avaliação dos textos será conduzida por um comitê de seleção composto por membros do Forinter (Fórum de Relações Internacionais do Conif) e da Assessoria de Relações Internacionais do Conselho, levando em consideração a contribuição das propostas para a publicação, englobando critérios como autenticidade do conteúdo, representatividade e diversidade, pertinência à temática, além de organização lógica e clareza na exposição.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Conif