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Programação da Reditec poderá ser acompanhada por diferentes plataformas

Integração

Tanto os participantes do evento poderão acompanhar a programação por diferentes canais de comunicação, como também o público externo poderá assistir a palestras ao vivo.
por Comunicação Social da Reitoria publicado 04/09/2018 14h43, última modificação 04/09/2018 15h01

 A 42ª Reunião Anual dos Dirigentes das Instituições Federais de Educação Profissional e Tecnológica (Reditec) será realizada de 10 a 14 de setembro de 2018, em Búzios-RJ, reunindo cerca de 1000 participantes, entre reitores, pró-reitores, diretores-gerais de campi e diretores sistêmicos da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.

 Para integrar todos os participantes durante a programação do evento que será extensa, bem como divulgar para a sociedade as discussões e reflexões acerca da temática “O Trabalho no Século XXI: Globalização, Inovação, Educação Profissional e Tecnológica: Caminhos e Desafios para Inclusão”, a Diretoria de Comunicação do IFF vai promover a divulgação das atividades por meio de diferentes canais de comunicação.

 “Mesmo sendo um evento voltado para dirigentes, a Reditec 2018 vai tratar de temas que são relevantes para todos os servidores da educação. Então, nosso objetivo enquanto comunicação é fazer um acompanhamento diário de tudo o que está acontecendo para os participantes e disponibilizar este conteúdo tão rico para a comunidade, ao mesmo tempo que é uma prestação de contas para a sociedade do que está sendo discutido em um evento desta grandiosidade”, destaca a diretora de Comunicação, Juliana Lima.

 Para toda a programação serão produzidas notícias a serem publicadas diariamente no Portal do IFF e no Portal da Reditec. Para além disso, a abertura oficial do evento e as palestras principais, seguidas de mesas-redondas serão transmitidas ao vivo pelo IFFtube, o canal do Instituto na plataforma de vídeos Youtube. Haverá também a divulgação das atividades por meio de postagens nas redes sociais como Facebook, Twitter e Instagram, bem como publicação de fotos e álbum de imagens no Flickr. A hashtag #Reditec2018 será adotada em todas as publicações para integração e compartilhamento com os participantes.

 Outra forma de comunicação serão vídeos produzidos no local: o “Acontece na Reditec” vai trazer falas dos gestores e um resumo das atividades diárias; o “Minuto Reditec” vai congregar depoimentos dos participantes sobre a temática e contribuições do evento; o “Reditec Entrevista” será um programa de entrevista com convidados de destaque com o objetivo de deixar um legado de suas ideias; e, por fim, o “Reditec2018.doc” será um documentário produzido ao longo dos cinco dias e exibido no encerramento retratando tudo o que aconteceu. Estes produtos serão divulgados por meio de todos os canais de comunicação e ficarão também disponíveis no IFFtube.

 Uma outra ferramenta de diálogo, desta vez apenas com os participantes, será o Reditalker, um assistente virtual que vai auxiliar os dirigentes durante o evento com interações e envio de informações, tais como: programação, palestrantes, redes sociais do evento, informações sobre a cidade, como restaurantes e bancos próximos, mapa do evento, entre outras. Por meio desta plataforma também serão enviadas as notícias e os produtos audiovisuais, bem como os gestores serão estimulados a participarem de um game.

 Os participantes já estão recebendo por e-mail orientações sobre como acessar o Reditalker e salvar o contato na agenda do telefone. Durante o credenciamento no primeiro dia, 10, haverá também um QR Code para aqueles que ainda não tiverem cadastrado o assistente.

 “Nós queremos que o participante tenha a informação na palma da mão, literalmente. Avaliamos a proposta de desenvolver um aplicativo do evento, mas optamos por usar o whatsapp, que a maioria já utiliza diariamente. Dentre as possibilidades, estamos apostando no Reditalker, que é o assistente virtual que desenvolvemos para responder a algumas interações automaticamente. Outra característica da aplicação escolhida é a possibilidade da criação de grupos para estender as discussões para além do evento”, explica Carlos Henrique Morellato, coordenador de Projetos de Design e Audiovisual para a Educação do IFF, equipe responsável pelo desenvolvimento da ferramenta.