Você está aqui: Página Inicial > Reitoria > Notícias > Proen se reúne com coordenadores de curso para tratar do Enade 2019

Proen se reúne com coordenadores de curso para tratar do Enade 2019

Desempenho

Seis cursos de graduação do IFF estão entre as áreas avaliadas, neste ano, pelo Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes.
por Comunicação Social da Reitoria publicado 28/06/2019 16h27, última modificação 28/06/2019 16h49
Encontro teve o objetivo de alinhar as ações para o cumprimento do cronograma da edição 2019 do Enade

A Pró-reitoria de Ensino (Proen) do IFFluminense realizou uma reunião com os coordenadores dos cursos de graduação do IFF que estão dentro das áreas de avaliação do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes – Enade 2019, na última terça-feira, dia 25 de junho, na Reitoria.

Participaram da reunião, a diretora de Políticas da Educação do IFF, Saionara Rosa, a procuradora Educacional Institucional, Rayanna Maciel, e os coordenadores dos Cursos de Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo, Engenharia de Computação; Engenharia de Controle e Automação; Engenharia Elétrica; Engenharia Ambiental e Engenharia Mecânica.

O encontro teve o objetivo de alinhar as ações que envolvem as coordenações de curso e de seus respectivos alunos em torno do processo, apresentar as diretrizes do exame, incluindo a Portaria N.º 828/2019 e o Edital N.º 43/2019, que estabelece as normas e o cronograma do Enade 2019. O exame avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação, em relação aos conteúdos programáticos, habilidades e competências adquiridas em sua formação.

“Os coordenadores de curso foram instruídos sobre todas as ações previstas na Portaria do Enade, que eles e os alunos precisam cumprir. Eles irão se reunir com os estudantes no campus para passar todos os procedimentos relacionados ao exame, como os questionários, que são obrigatórios para que os alunos possam colar grau. Informamos os prazos para que todas as ações caminhem bem e no tempo certo”, afirma Rayanna.

Os estudantes ingressantes e concluintes dos cursos que fazem parte das áreas avaliadas no exame deste ano deverão ser inscritos no Enade pelos coordenadores de curso do IFFluminense, no período de 01 de julho a 11 de agosto de 2019. Os ingressantes ficam dispensados de participar do exame. Todos os alunos concluintes, além de participar da prova, que será aplicada no dia 24 de novembro, deverão preencher um cadastro de informações pessoais e responder ao Questionário do Estudante. Todos os procedimentos serão realizados exclusivamente pela internet, no Sistema Enade.

Todas as informações sobre o exame estão disponíveis na página do Enade