Você está aqui: Página Inicial > Reitoria > Notícias > Prefeitura de Campos abre edital para Programa de bolsas Mais Ciência

Prefeitura de Campos abre edital para Programa de bolsas Mais Ciência

Pesquisa

As inscrições prosseguem até 06 de novembro deste ano, e o proponente deve enviar e-mail, com a documentação completa em arquivo PDF.
por Comunicação Social da Reitoria publicado 18/10/2023 15h05, última modificação 18/10/2023 15h05
Programa oferta bolsas para estudantes e pesquisadores (Foto: Prefeitura de Campos).

A Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia da Prefeitura de Campos abriu mais um edital para o Programa Mais Ciência, com novas oportunidades para alunos do ensino superior. Serão ofertadas 54 bolsas de R$ 700/mês, além de taxa de bancada para o professor orientador de R$ 1.500,00.

Trata-se do Processo de Seleção de Projetos de Pesquisa e de Extensão e Seleção de Estudantes Bolsistas de Iniciação Científica (IC), Iniciação Tecnológica (IT) e de Extensão (Ext) da Prefeitura, com vigência para o período de fevereiro a dezembro de 2024.

As inscrições prosseguem até 06 de novembro deste ano, e o proponente deve enviar e-mail, com a documentação completa em arquivo PDF, para o endereço eletrônico maisciencia@edu.campos.rj.gov.br. Clique (AQUI) e confira o Edital N.º 9 contendo as regras e o cronograma.

O secretário Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia, Marcelo Feres, explicou que o objetivo é apoiar, por meio da concessão de bolsas e de taxas de bancada, o desenvolvimento de projetos de interesse das Secretarias, Subsecretarias e demais órgãos da Prefeitura, a fim de estimular a vocação científica e de extensão e a formação de novos pesquisadores nas Instituições de Ensino Superior, articulando as pesquisas e atividades com as demandas necessárias ao processo de desenvolvimento socioeconômico no município.

“Esse ano aumentamos o valor da bolsa de R$ 483 para R$ 700 reais, seguindo a tabela do CNPq e demais órgãos de fomento. Essa é uma grande conquista. O edital tem por base a Lei nº 9.340, de 17 de julho de 2023, e as bolsas terão duração de 11 meses”, afirmou Marcelo.

De acordo com a gerente de Programas e Parcerias da Seduct e coordenadora do Programa, Leonora Tinoco, a ideia é aprovar 38 projetos relativos a demandas induzidas e 16 demandas espontâneas.

“Temos 111 demandas identificadas nos diversos setores da Prefeitura, um aumento de 10% em relação ao ano passado. Já no caso das demandas espontâneas, essas podem surgir a partir de projetos desenvolvidos por professores dentro das universidades, e podem ser de interesse da Prefeitura”, destacou Leonora.

Segundo ela, cada professor pode ter no máximo três projetos aprovados e todos eles devem ter relação com o município, visando gerar impactos positivos para a cidade.

“Para aumentar a imparcialidade, alteramos a forma de envio dos projetos: agora, eles devem ser enviados sem identificação do professor, aluno e instituição, para serem encaminhados para o avaliador, ou seja, faremos uma avaliação às cegas. Essas informações vão constar apenas no formulário de proposta de projeto”, acrescentou Leonora.

CRONOGRAMA:

Período de inscrição 09/10 a 06/11/2023