Você está aqui: Página Inicial > Reitoria > Notícias > Plano habilitado na 1ª fase do Mais Cultura

Plano habilitado na 1ª fase do Mais Cultura

Plano de Cultura do IFF foi habilitado na primeira fase do edital Mais Cultura dos Ministérios da Educação e da Cultura. O resultado final será divulgado no dia 03 de julho.
por admin publicado 15/06/2015 23h55, última modificação 14/12/2017 14h27

Os Ministérios da Cultura (MinC) e da Educação (MEC) divulgaram, na sexta-feira, 12 de junho de 2015, a lista preliminar das instituições classificadas no processo seletivo do programa Mais Cultura nas Universidades, que destinará R$ 20 milhões para a realização de projetos que desenvolvam e fortaleçam a arte e cultura brasileiras, com ênfase na inclusão social e no respeito e reconhecimento da diversidade cultural. Cada instituição contemplada receberá entre R$ 500 mil e R$ 1,5 milhão.

O IFFluminense é uma das instituições habilitadas de acordo com a lista preliminar divulgada. O projeto apresentado foi construído de forma integrada, com a participação de 17 servidores dos campi Bom Jesus do Itabapoana, Quissamã e Campos Centro, com a coordenação da professora de artes Anelise Tietz. Os eixos temáticos abordados no Plano envolvem Educação Básica; Arte, Comunicação, Cultura das Mídias e Audiovisual; Arte e Culturas digitais; Arte e Cultura: Formação, Pesquisa, Extensão e Inovação; Memória, Museus e Patrimônio Artístico-Cultural.

“Estamos muito felizes com o resultado porque demonstra a qualidade do Plano submetido. Agora, é preciso aguardar o resultado final para saber se a instituição receberá o apoio financeiro”, explica Paula Bastos, pró-reitora de Extensão e Cultura.

Nesta primeira edição, o Mais Cultura recebeu adesão de todas as Universidades Federais e de quase a totalidade dos Institutos Federais de todo o país. A lista preliminar apresenta as instituições habilitadas e não habilitadas no processo de seleção. Os Planos não habilitados são aqueles que não respeitaram o item 4.2 do Edital, ou seja, constituíam mais de uma proposta. As notas atribuídas ao Comitê Técnico para os Planos de Cultura inscritos no edital serão enviadas aos e-mails cadastrados de cada instituição proponente.

As instituições que tiveram seus Planos de cultura inabilitados podem entrar com recurso até a próxima quarta-feira, 17, por meio de formulário específico disponibilizado, que deve ser enviado para o endereço eletrônico maisculturanasuniversidades@cultura.gov.br. A lista com o resultado final do processo será publicada no dia 3 de julho.

Sobre o Mais Cultura nas Universidades

Instituído em parceria pelo MinC e pelo MEC, o Programa Mais Cultura nas Universidades possibilitará o fortalecimento do Ensino Superior de graduação, pós-graduação e cursos técnicos nas áreas de Cultura e Arte, a partir do fomento aos Planos de Cultura que contemplem, em especial, o incremento e circulação da pesquisa em cultura, em seus diferentes níveis, o fomento da extensão universitária em cultura, a melhoria de equipamentos culturais de universidades e institutos federais e o estímulo e promoção de eventos, mostras, festivais, grupos, redes, ações e circuitos culturais.

Cada Plano de Cultura precisou contemplar e relacionar um ou mais dos seguintes eixos temáticos: Educação Básica; Arte, Comunicação, Cultura das Mídias e Audiovisual; Arte e Cultura Digitais; Diversidade Artístico-Cultural; Produção e Difusão das Artes e Linguagens; Economia Criativa, Empreendedorismo Artístico e Inovação Cultural; Arte e Cultura: Formação, Pesquisa, Extensão e Inovação; e Memória, Museus e Patrimônio Artístico-Cultural. O desenvolvimento dos planos de cultura terá duração de 12 a 24 meses.

Confira a lista preliminar de instituições classificadas

Leia o extrato no Diário Oficial da União

Acesse o formulário para recurso

Acesse o endereço eletrônico para envio de recursos